Coisas Novas

por Nereide Michel em 04/08/2020

Adaptar-se aos novos e desafiantes tempos. Esta é a premissa de toda engrenagem que movimenta a atividade comercial de um país diante da inesperada situação causada por uma pandemia. O isolamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde para evitar a propagação do novo coronavírus, veio acompanhado de medidas, como o uso do álcool em gel e a lavagem constante das mãos, determinantes para uma mudança de hábitos da população. Segundo um recente estudo do Instituto Qualibest o uso do álcool em gel cresceu 67%, água sanitária 51%, desinfetante 47% e sabonete líquido 42% – números que envolvem 94% dos brasileiros e confirmam o potencial para o mercado de consumidores com prioridades focadas em produtos associados com a saúde e o bem-estar.

Na arquitetura a preocupação volta-se para um cenário onde soluções devem ser encontradas para prevenir a proliferação de vírus e bactérias nos ambientes empresariais e residenciais. Uma conscientização que motiva o setor mobiliário a desenvolver opções, como painéis de madeira que evitam o acúmulo de micróbios, exemplificados pela linha MaDeFibra BP Ultra Premium da Duratex. Entre suas especificidades estão a resistência à umidade, uma vez que é fabricada com madeira reflorestada, e proteção antibacteriana proporcionada pelo produto Protekto. Um cuidado que cria uma barreira contra microrganismos e uma ampla gama de bactérias evitando que estes se depositem no produto. Também manchas e maus odores causados pelo bolor são evitados graças a esta medida protetora. Características levadas em conta pela Mobitec, empresa com fábrica em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, que trabalha com os painéis da linha antimicrobiana da Duratex com a proposta de “cuidar” da higiene e da saúde praticamente da casa toda.

Como destaca o diretor comercial da empresa, Eleandro Miranda, “o que antes era solicitado apenas para áreas de cozinha e lavanderia, se tornou uma excelente opção para os demais ambientes. No quarto de bebês e crianças, por exemplo, ter um mobiliário protegido é fundamental”.  Por ser aplicado no processo de fabricação, o Protekto se torna parte dos painéis de madeira, tintas, vernizes, laminados e revestimentos sintéticos. Por isso, a aparência dos modulados não é afetada e a proteção perdura por toda vida útil do armário.

A iniciativa da Mobitec apóia-se inclusive em estudo divulgado pela WGSN, bureau que divulga tendências para o mercado. Ele aponta que as empresas que traçarem estratégias que busquem melhorar a sensação de segurança, bem-estar e promovam a calma vão despertar mais interesse de compra em tempos de novo coronavírus e pós pandemia. O relatório, assinado pela editora Petah Marian, destaca também que, de acordo com a pesquisa da Nielsen, 49% dos consumidores estarão dispostos a pagar “um prêmio” por produtos com garantias de alta qualidade e padrões de segurança verificáveis.

 

Praticidade na higienização de cozinhas e churrasqueiras. Ambientações: Mobitec com painéis de madeira antibacterianos.

Home office e closet: espaços que ganharam a proteção extra nos móveis projetados pela Mobitec.