Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 22/09/2021

Costuma-se se dizer, e com razão, que roupa bem feita é aquela que direito e avesso mantém o mesmo padrão de acabamento. Pura sinergia entre os dois lados. Comparativo que pode ser adotado quando se foca toda a cadeia produtiva acionada na confecção de uma peça em busca de respostas para questões envolvendo profissionais e condições trabalhistas. Este é o principal objetivo do Movimento ModaComVerso, recém lançado no Brasil, que visa uma moda socialmente responsável para impulsionar as boas práticas empresariais em todos os elos necessários para elaboração de uma coleção. A sinergia entre eles deve ser total. Uma proposta também para  conscientizar o consumidor sobre o seu importante papel ao aderir a estas metas.

A união de grandes empresas do varejo e da indústria têxtil e de confecção em torno do Movimento lhe confere ineditismo no universo da moda brasileira. O intuito é dar visibilidade para quem faz a diferença no mercado atuando com responsabilidade social. Arezzo & CO, C&A, Calvin Klein, Carrefour, Dafiti Group, Extra, Loungerie, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Restoque e Riachuelo, por exemplo, já estão “vestindo” a logomarca do ModaComVerso em suas comunicações. 

Beatriz Pereira, costureira. Foto: Fernanda Tricoli

O Movimento é um esforço setorial liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade representativa do varejo de moda nacional desde 1999, e que desenvolveu em 2010 um programa de auditoria abrangente com o objetivo de monitorar os diversos elos da cadeia de fornecimento, reconhecer as boas práticas, alertar sobre os problemas e focar nas soluções, A ação é um marco no monitoramento da cadeia produtiva no setor em prol do desenvolvimento da responsabilidade social.

O ModaComVerso chancela o Programa ABVTEX e pretende dar luz aos esforços já empreendidos pelos varejistas signatários. De 2010 a 2020, foram realizadas 42.930 auditorias sendo 3.526 empresas aprovadas, em 615 municípios de 19 estados brasileiros, beneficiando a mais de 352 mil trabalhadores diretos na produção, com seus direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas.

Karina Almeida, modelista. Foto: Fernanda Tricoli

“O Movimento é uma iniciativa de responsabilidade social compartilhada, em que nós, como associação setorial, impulsionamos o desenvolvimento responsável da cadeia de valor e a aplicação das regras de compliance junto aos varejistas e seus fornecedores nacionais e subcontratados, os monitorando com o propósito de ter uma cadeia totalmente comprometida com as boas práticas socioambientais e cumprimento da legislação”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. “Buscamos também conscientizar o consumidor sobre seu papel na promoção de uma moda socialmente responsável”, completa o executivo.

O ModaComVerso pretende engajar mais empresas e desenvolver um diálogo maior com a cadeia de fornecimento assim como com toda a sociedade. Empresas varejistas interessadas na iniciativa devem ser associadas à ABVTEX, participar do Programa ABVTEX e garantir que 100% de seus fornecedores nacionais sejam aprovados pela entidade.