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por Nereide Michel em 07/06/2022

A parceria entre a moda e a casa é exemplo de uma feliz união testemunhada por lançamentos que aliam inspiração e criatividade de quem faz das cores, estampas, texturas e equilíbrio de formas o foco do seu trabalho. Portanto, chega a ser natural que estilistas e designers abracem, com entusiasmo, a ideia de assinar desde produtos homewear até linhas para revestimento de banheiros ou cozinhas. Os dois segmentos colhem ganhos quando o talento de um profissional se espalha por novos e diferentes espaços em um casamento baseado em afinidades mútuas.

Pinterest

A primeira linha  PatBO Home, da estilista Patricia Bonaldi, já está nas vitrines físicas e online, apresentando itens tablewear em pratos, bowls, jogos americanos e guardanapos, com a natureza e suas diversidades de formas, cores e texturas como principal fonte de inspiração. Mas a marca já estava com a logo no segmento com produtos como almofadas, que nasceram de uma ação de  reaproveitamento de tecidos, junto de elementos como bordados, patches e entremeios e uma linha de perfumaria para ambientes, que conta com vela aromática, difusor e sabonete líquido.

Aquarela

Mediterrâneo

Pitaya

 PatBO Home inclui pratos de sobremesa, pratos de jantar, bowls, xícaras, taças, jogos americanos, guardanapos, copos, chaleira, talheres, porta-copos e porta-vela trabalhados nas tonalidades de dourado, marsala, rosé, azul turquesa, verde, branco perolado e coral. As intervenções de cores e formas aparecem em mini coleções intituladas Aquarela, Pitaya, Pérola, Botânica e Sopro. O objetivo  é, além de lançar itens para decorar o ambiente, oferecer informação de moda e tendência no segmento.

Rafael Renzo

Isabela Capeto, uma das mais conceituadas estilistas brasileiras, estreia  no segmento de arquitetura e decoração por meio de uma parceria com a Ceusa. As coleções de porcelanato assinadas pela profissional trazem a sinestesia entre os universos das passarelas e do design de interiores, celebrando o artesanal, a cor e a valorização da cultura brasileira. Com esta parceria a empresa aposta no conceito “vestir ambientes” com alegria, criatividade e um toque de ousadia.

A estilista é reconhecida pelo seu profundo relacionamento com o artesanato, base de suas criações de moda – peças feitas à mão, bordados e aplicações que tornam cada roupa exclusiva. Inspiração e comprometimento que ela transferiu para tematizar as linhas de revestimentos que levam a sua logo: Brasilidade, Treliça e Isabela Capeto.

O porcelanato Brasilidade é inspirado nas recordações de uma viagem para a região do Cariri, no Ceará, e nos antigos azulejos hidráulicos. Uma peça em grande formato com tons quentes e formas geométricas presentes também nas passarelas e nos closets.

O revestimento Treliça, com opções em duas cores, resgatam uma das primeiras coleções da estilista, um vestido com tecido treliçado, rico em detalhes e autenticidade.

As peças que ganharam o nome de Isabela, no formato 10×10, evidenciam tons, relevos e desenhos em um mix de lembranças e resgate de memórias afetivas como o tom terroso e o relevo de passarinho de um dos primeiros azulejos feito pela Ceusa na década de 70. Rendas e relíquias passadas de mãe para filha e as flores dos paninhos de bandeja da avó de Isabela também são símbolos icônicos presentes nos looks criados pela estilista e que não poderiam ficar de fora na coleção de revestimento para ambientes.

Divulgação

Uma collab entre o designer Pedro Franco e a  Portinari completa a quarta temporada com a coleção Tempo, com lançamento em alto estilo: no Salão de Milão 2022, que acontece de 7 a 12 de junho. A proposta de “vestir a casa” também está presente no trabalho do profissional em peças no formato 60×120 nas cores preta, branca e tons de grãos integrais. Elas são inspiradas na valorização das imperfeições criadas com o passar do tempo. Ao invés de esconder as cicatrizes, esses impactos são expostos, revelando uma nova beleza que as tornam únicas. Os produtos evidenciam tais características com fios de dourados, prata e bronze. Com linhas finas e fluídas, sua volumetria é perceptível ao olhar e quase imperceptível ao toque.

Para Pedro Franco, o conceito dessa criação visa a reconstrução da sociedade embasada em novos valores. Tal pensamento é expresso pela união das partes. Inspirada na terra rachada, assim como na técnica do Kintsugi, que na cultura japonesa é usada para reparar peças de cerâmica usando uma laca especial misturada com ouro, prata ou platina. A estética da terra rachada, mesclada com a junção das partes do Kintsugi, traz a utopia da construção de sociedade que se reconstrói baseada em sua história.
Pedro Franco é brasileiro, especialista em alto design, com grande vivência internacional. Sua assinatura está em peças icônicas e inovadoras como a “cadeira esqueleto”, que hoje faz parte do Vitra Design Museum (Alemanha), e a “poltrona underconstruction”, eleita pelo jornal The New York Times como uma das tendências da feira de Milão em 2017.