Conecte-se

por Nereide Michel em 05/07/2022

A fragilidade do vidro, cuja descoberta remonta a uns quatro mil anos a.C., foi fortalecida pelo seu uso prático enquanto evoluíam as formas de moradia. A delicadeza do material, contudo, encontrou nas mãos de artistas uma transmutação que lhe conferiu perenidade. A beleza de peças com as suas características – leveza, transparência, brilho – impacta e sensibiliza como convém a toda obra de arte.

2022 é o Ano Internacional do Vidro e uma exposição, que acontece no Museu Municipal de Arte de Curitiba, no Portão Cultural, integra os eventos oficiais da comemoração da Organização das Nações Unidas. Uma mensagem globalizada acompanha a proposta da celebração: enfatizar a importância sustentável, cultural e econômica do vidro, o material mais puro e único 100% reciclável que existe.

A mostra curitibana apresenta cem obras de oitenta artistas vidreiros representando a produção artística brasileira nas técnicas de vitrofusão, vidro soprado, mosaico em vidro e vitral.

Jaqueline Noleto

Delicadeza da obra da artista convidada Jaqueline Noleto.

Désirée Sessegolo

 “Essência”, autoria Artistas Vidreiros de Curitiba.

José Simões Teixeira Filho

Trabalho da artista convidada, a curitibana Maria Angela Tassi.

 JOIA COM ARTE DO VIDRO

 

Tatiana Gravina, uma das representantes da joia autoral paranaense – idealizadora do evento Joiarte – participa com duas peças em vidro fundido e cerâmica plástica. Colar Quatro Ilhas, inspirado em um mesmo pedaço de terra separado pelas forças da Natureza mas que continuam a formar um conjunto harmonioso – seus contornos denotam a ligação que tiveram no passado pois são complementares. O broche Éolo, para ser usado sobre o peito, é um sopro de vida, homenagem ao mitológico Deus do Vento, lembra que é preciso respirar sempre mais fundo.

REALIZAÇÃO E APOIO

Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o Salão do Vidro foi idealizado pela artista curitibana Desirée Sessegolo, uma das mais premiadas e destacadas representantes do Brasil no cenário da arte vidreira internacional. Desirée se juntou à designer Edilene Guzzoni e aos produtores culturais Hugo Weber Júnior e Ana Paula Sessegolo Pimpão para organizar o salão. 

Divulgação

“Do Vinho ao Vidro” de Ieda Galvão. Obra a partir do vidro de garrafões de vinho.

Na mostra estão representantes de nove estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo. Na seleção, feita por uma comissão julgadora formada por especialistas do Brasil, México e Argentina, estão peças decorativas, mosaicos, vitrais e joias contemporâneas.

 

ONDE ESTÁ

SALÃO ARTE EM VIDRO BRASIL 2022

Museu Municipal de Arte/ Sala Célia Neves Lazzarotto – Portão Cultural  

Avenida República Argentina, 3430 – Portão, Curitiba 

Até 24 de julho de 2022  

De terça-feira a domingo, das 10h às 19h

 Entrada gratuita