Linkultura

por Nereide Michel em 01/07/2021

Crianças de todas as idades têm um encontro inesperado com personagens que povoaram – ou ainda povoam – a sua imaginação. Princesas, príncipes, fadas, bruxas… Eles saíram das páginas dos livros, ganharam telonas e telinhas e sempre nos lembram que sonhar é um direito de todos! Com esta proposta de 1º a 30 de julho a fachada do Guairão é o curioso espaço da exposição “Caminhos do Encantamento”, que marca o lançamento oficial do Festival de Teatro Infantil ”  “Era uma vez… Eram duas, eram três”, que este ano ganha novo formato em versão online, realizado pela Montenegro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Associação dos Amigos do HC.

Gustavo Kreling e o “pé de feijão”. Divulgação Montenegro

Os impactantes figurinos, confeccionados exclusivamente para a mostra, trazem releituras dos personagens da Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Bruxa do João e Maria, Madrastas, Fadas e o Pé de Feijão em estruturas recicladas. Sustentabilidade, reutilização e ressignificação de materiais estão presentes no trabalho do figurinista e artista visual Gustavo Krelling, que assina a criação das peças. Segundo ele define o seu trabalho é sempre um flerte com as artes visuais, principalmente a performance. “Questões que, por sua vez, propõem ao espectador reflexões sobre o que está vendo em cena – materiais inusitados, texturas e novas possibilidades. Acredito que dessa maneira ampliamos a discussão de um espetáculo em seu aspecto visual”, afirma o artista. 

Para Carolina Montenegro, diretora da empresa, “gerar valor aos produtos culturais é a fórmula de sustentabilidade de um segmento tão sensível às oscilações da política e economia. Ao nos colocarmos como parte da máquina, gerando empregos, renda, impactos sociais e de imagem, garantimos a continuidade das produções artísticas”.  

“Cinderela”. Divulgação Montenegro

Volume, cores, formas e texturas também podem ser discutidos nos trajes confeccionados para a exposição. A riqueza está na diversidade de estilos, com resultados inusitados, criativos e de cunho autoral. Peças feitas com material que pode ganhar outra chance em expressão e estilo, evitando o descarte prematuro. O figurino da Cinderela por exemplo, que tem como objeto icônico o sapato, foi produzido totalmente com restos de couro de sapatos que iriam para o lixo. Retalhos de sobras também estão no vestido de baile. João e Maria e João Pé de Feijão são outros personagens que vão receber figurinos seguindo esta proposta.

DA FACHADA PARA O PALCO

“Chapeuzinho Vermelho”, no dia 30 de setembro

Bruxa, de “João e Maria”, no dia 19 de agosto. Fotos Divulgação Montenegro

Os personagens que compõem a exposição da fachada do Guairão vão ganhar vida a partir do dia 10 de julho quando os espetáculos, produzidos com exclusividade para o Festival de Teatro Infantil, serão gravados no palco do Teatro Bom Jesus, cumprindo todos os protocolos de segurança e prevenção para evitar a disseminação da Covid. As gravações terão uma plateia diferenciada, formada por bonecos dos personagens pintados por pacientes do programa DEDICA, da Associação dos Amigos do HC e terão suas transmissões na plataforma Hotmart (www.hotmart.com).  A estreia online para o público em geral será no dia 15 de julho com “Cinderela”.  A partir desta data, quem adquirir o ingresso poderá assistir ao vídeo da peça em alta qualidade com duração de 40 minutos de onde quiser, independente de horário, uma vez que o espetáculo ficará disponível até fevereiro de 2022. Na sequência acontecem as seguintes exibições: “João e Maria” (19 de agosto), “Chapeuzinho Vermelho” (30 de setembro) e “João e o Pé de Feijão” (28 de outubro).

A contrapartida social desse projeto será realizada em parceria com a Associação dos Amigos do HC – instituição beneficiada, que ficará com a renda integral da bilheteria, além de apresentações exclusivas aos pacientes do DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, programa de enfretamento à violência infantil mantido pela associação, oficinas criativas e de contação de histórias. Ainda como parte do projeto, a construção de um novo espaço de leitura nas instalações do DEDICA está prevista para ser entregue no segundo semestre. Escolas públicas vão receber também apresentações dos espetáculos, que devem atingir um público total de 5.000 mil pessoas, entre alunos e professores.

PARA ASSISTIR

Os ingressos para o espetáculo “Cinderela” já estão à venda através da plataforma Hotmart (http://campanha.amigosdohc.org.br/festivaleraumavez). Podem ser adquiridos em duas modalidades: CINDERELA (ingresso digital dá acesso para assistir ao vídeo da peça + 1 livreto digital de atividades “Brincando com a Cinderela” para download ou impressão) – R$25,00 / CINDERELA – COMBO (ingresso digital + 1 mini almofada da Cinderela, que será enviada por correio para o endereço informado no cadastro do comprador com frete já incluso   + 1 livreto digital de atividades “Brincando com a Cinderela” para download ou impressão) – R$60,00.

O “Era uma vez… Eram duas, eram três”  conta com o apoio financeiro de mais de 70 empresas patrocinadoras incluindo Credipar, Fertipar Fertilizantes, Cattalini, Jaguáfrangos, Tecnolimp, RDP Petróleo, Servopa, Engepeças, Trützschler, Elejor, Sanepar, Banco Digimais, PASA (Paraná Operações Portuárias), Ravato, Greca Asfaltos, Impress The Decor Company, Nórdica, Quasar, Ítalo Supermercados, Magnetron Componentes Elétricos. Apoio: Teatro Bom Jesus, Teatro Guaíra, Tutu Ateliê de Sapatilhas, Kromossomos Estranhos, Espaço Fantástico das Artes, Padaria América, Atelie Miniart.