COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 23/02/2021

A pergunta – aperitivo ou jantar? –  é bem pertinente quando se trata de uma tábua de frios. Geralmente associada ao happy hour esta apetitosa combinação de frios e acepipes pode se transformar em uma refeição com todos os ingredientes para agradar a um exigente paladar. Tudo depende da escolha dos seus componentes como, por exemplo, a seleção de salames e de queijos. E quem se contenta em dar apenas uma beliscadinha neles? 

Sobre o salame vale lembrar que esta delícia de origem italiana é encontrada em diversas versões, temperos e formas de consumo, o que já é motivo para transformá-lo em principal atração da mesa. Quase sempre preparado  com o mesmo tipo de carne – uma mistura de paleta suína e gordura de toucinho lomba – cada variedade é reconhecida pelos calibres, temperos e formatos.

Segundo esclarece Marina Manfroi Maschio Kiefer, coordenadora de produção da Alegra, “a granulometria de moagem é um dos fatores que diferencia os tipos de salame. No popular italiano, que precisa de aproximadamente 50 dias de processo para ficar pronto, o disco de moagem usado tem 6mm. No tipo hamburguês, no qual se usa o de 4mm, uma diferenciação entre eles aparece no corte do produto.” Por ter um calibre maior leva cerca de 60 dias de preparo e é ideal para quem prefere uma opção mais condimentada pois entre os seus ingredientes estão a pimenta preta em grãos e diversas especiarias, entre estas, a noz moscada, coentro e cravo. Já o salaminho, uma versão menor do italiano, tem a vantagem de um preparo mais agilizado, apenas 30 dias, uma vez que o seu calibre de embutimento é de 45mm.

Envato Imagens

Marina Kiefer sugere para um aperitivo que vale por uma refeição completa uma tábua de frios com salames acompanhados de vários queijos, como mussarela, parmesão, gorgonzola, brie e provolone, torradas, pequenas fatias de pães, patês, palmito, azeitonas e frutas frescas, como morango e uva. Alguns legumes também podem entrar nesta dica como cenoura, pepino, tomate e aspargo.