Conecte-se

por Nereide Michel em 04/03/2021

O cenário porta afora influencia como se vive porta adentro. Uma premissa que encontra uma ressonância ainda maior em tempos de pandemia globalizada. O “fique em casa”, recomendação premente para evitar a propagação do novo coronavírus, por sua vez, abriu as portas para contestações, indagações e autodescobertas. Afinal, o que realmente importa diante de uma situação que ninguém sequer ousava imaginar? O que é “essencial para um morar bem”? Uma pergunta que se transformou em desafio para arquitetos, designers e decoradores participantes da Mostra 2020 da Artefacto, em cartaz até julho de 2021. Com esta temática em mente e uma realidade inspiradora estes profissionais assinaram ambientes para fazer (re)pensar atitudes e comportamentos.

As sempre renovadas vitrines da Mostra Artefacto Curitiba estão com novas assinaturas, as das arquitetas Ana Letícia Virmond e Thaísa Bohrer, que também encontraram respostas, através dos seus projetos, ao desafio proposto para esta edição do evento.

CORES QUE UNEM

Rodrigo Ramirez

A arquiteta londrinense Thaísa Bohrer se transformou em uma pintora modernista ao compor o seu loft contemporâneo que ocupa 66m². Paleta na mão ela encontrou no contraste de cores a solução para dividir o espaço segundo as suas funções: quarto, living e sala de jantar. Cada um deles tem o seu tom, cinza, verde e tijolo, para definir os seus limites. No entanto, eis aí um toque de arte da profissional, as cores integram-se, por exemplo, em interferências na pintura como na “invasão” do cinza do quarto no verde do living. Móveis e acessórios também dão conta dessa tarefa, reproduzindo tons e texturas, por exemplo, o cinza das mesinhas de centro do living repete o tom predominante do quarto.

Rodrigo Ramirez

O balanço Ipê, assinado pelo designer Sérgio Matos, com o seu trançado artesanal náutico, é um convite para relaxar contemplando o contraste harmonioso do loft.

Rodrigo Ramirez

Sem medo de ousar, elementos decorativos e funcionais repetem as marcantes cores que dividem as funções do loft. 

SIMPLES ASSIM

Rodrigo Ramirez

A vitrine, assinada por Ana Letícia Virmond, se estende por 97m² e é ocupada por um amplo living e uma aconchegante sala de jantar. Nada é supérfluo ou demais no ambiente. Cada detalhe foi pensado para valorizar a simplicidade e o conforto. Passa longe, contudo, do conceito minimalista uma vez que texturas, linho, pele, camurça, o revestimento de madeira e cores neutras, como off white e caramelo, se encarregam de espalhar a sensação de  aconchego  pelo espaço.

Rodrigo Ramirez

Os módulos assimétricos e componíveis do sofá Orfei, criação da arquiteta Patrícia Anastassiadis, lançamento da 2020 da Artefacto, ganham destaque no living com o objetivo de confirmar a sua proposta: “sente-se, fique à vontade e não tenha pressa de ir embora.”

                                                                                                                                                                                                                                      Rodrigo Ramirez

A presença da madeira na divisória entre o living e a sala de jantar e nos revestimentos contribui para dar o clima de aconchego em um ambiente onde impera a simplicidade.

ONDE ESTÁ

Mostra Artefacto Curitiba, edição 2020

Rua Comendador Araújo, 672, Batel

Telefone (41) 311-2300

Até julho de 2021