Linkultura

por Nereide Michel em 20/05/2020

O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia

Já se indagava Caetano Velloso nos idos de 1967, quando a música foi ouvida pelo público pela primeira vez no Festival de Música Popular Brasileira da TV Record. Mais de cinco décadas depois Alegria, Alegria não perdeu seu impacto emocional, mas muitas mudanças aconteceram no cotidiano. Entre estas, as bancas de jornal e revista deixaram de mostrar apenas notícias estampadas em  jornais e revistas. A concorrência com os meios digitais de divulgação – instantânea e globalizada – do que acontece pelo mundo está apontando novas propostas para a ainda bem-vinda paradinha naquele convidativo quiosque estrategicamente instalado no  nosso caminho.

Nenad Radovanovic

 O curitibano Estúdio Pantarolli Miranda, comandado pelo arquiteto Zeh Pantarolli e o designer Diego Miranda Leite, foi escolhido para dar início ao projeto A Gente Banca, do Santander Brasil que tem como objetivo  diversificar as opções oferecidas tradicionalmente por uma banca de jornal e revista.  A proposta é criar novos atrativos – a começar pela identidade do espaço, que agora poderá contemplar outros atendimentos incluindo os de manicure, costureira, floricultura, chaveiro e manutenção de celular. A iniciativa já conquistou adeptos na cidade: cinco bancas do centro já foram selecionadas para dar início à remodelação dos seus quiosques.

 Fotos: Nenad Radovanovic

“Foi um desafio criar os projetos de estreia do A Gente Banca que poderão ser replicados em qualquer capital brasileira. Além de atender as necessidades de um projeto comercial visualmente atraente, observamos a padronização de materiais e sua viabilização financeira”, conta Pantarolli. Segundo destaca o arquiteto, Curitiba é a cidade ideal para a implementação da proposta uma vez que já existe uma lei municipal aprovada que prevê a atuação ampliada deste tipo de atividade comercial.

Nenad Radovanovic

A paleta de cores foi um ponto importante para criar uma identidade que tivesse convergência com a marca do banco e colocasse em evidência as bancas na paisagem urbana. O vermelho e o branco são as cores principais que foram complementadas pelo cinza e o preto. Cada banca ainda recebeu uma cor complementar, como rosa na Manicure. O verde foi adicionado ao paisagismo natural na Floricultura e também proporcionou vitalidade para as demais unidades. Apesar de ocupar um espaço bem menor, as prateleiras para revistas e jornais receberam nichos de destaque reformulados. Um balcão para comércio de produtos tradicionais de bancas e uma nova iluminação decorativa foram instalados para dar unidade à ambientação.

+ INFOS

Interessados em revitalizar bancas de jornal podem se cadastrar gratuitamente no site santander.com.br/agentebanca