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por Nereide Michel em 12/07/2022

É quase uma missão impossível determinar a época em que o mitológico e bíblico vinho começou a circular entre os mortais seduzindo-os pelo seu aroma e sabor. Melhor é constatar que o passar do tempo serviu para lhe dar a oportunidade de aperfeiçoar-se como produto conquistando assim um grande número, também sem muitas chances de confirmação do dado, de exigentes adeptos unidos em uma preferência sem fronteiras.

O vinho parece ser tão imortal quanto os deuses – Baco comandava festas em sua honra –  e tão sagrado quanto pregam os rituais cristãos. Com toda esta tradição no seu currículo a atual safra de boas novas da bebida tem de lançamentos a premiações a receitas a curiosidades.

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 De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as importações no Brasil saltaram de 120 mil toneladas em 2019 para 160 mil toneladas em 2021. O que comprova que o brasileiro torna-se, cada vez mais, um fiel seguidor de Baco, descartando obviamente os seus excessos.

CONFRARIA

Vera Itajaí  comanda uma confraria para apreciadores de vinho.

Convidar para uma taça de vinho produz o melhor dos efeitos: estreita relacionamentos que podem resultar tanto em uma nova amizade como em uma excelente oportunidade de negócio. Uma constatação que motivou a empresária Vera Itajaí a lançar no final de maio em Curitiba a Wine House Confraria Business. Segundo ela, “a ideia surgiu do simples ato de beber e apreciar um vinho ou uma boa cerveja entre amigos. Por que não transformar essa experiência em algo maior e mais interessante?”

Vera Itajaí conhece o mercado enícola em todas as suas nuances – inclusive já tem três rótulos de vinho próprios – e ao participar de grupos de networking percebeu que muitos integrantes gostariam de saber mais sobre a bebida, como safras e  harmonização, e decidiu então abrir a Wine House Confraria Business. O empreendimento se diferencia de outros serviços similares baseados no delivery por assinaturas ao oferecer um pacote completo para quem quer mergulhar no universo do vinho seja qual for o nível de seu conhecimento aliado a uma proposta de negócios.  Há duas opções para fazer parte da Confraria: como associado, paga-se uma mensalidade e se recebe em casa mensalmente uma cesta com vinhos e petiscos para degustação e como afiliado, quando indica amigos para entrar no grupo e recebe, além da cesta, cashback e diversos benefícios, que variam conforme o seu tempo como membro da entidade. Um detalhe importante: a Confraria é exclusiva pois só participa dela quem for indicado por outro integrante do grupo.

A principal vantagem de fazer parte da Wine House Confraria Business, conforme destaca Vera Itajaí, está nas oportunidades que ela enseja aos associados e afiliados através de seus encontros e eventos. Uma programação que inclui reuniões personalizadas com degustação de vinhos, charutos e harmonização; receitas culinárias para combinar com os vinhos recebidos; jantares de degustação; experiência de prova às cegas; minicurso de sommelier; encontros de degustação com networking para empresários; descontos para novos pedidos da bebida; viagens especiais para conhecer vinícolas e rotas de vinhos.

Wine House Confraria Business Clube do Vinho

https://winehouse.confrariabusinessclubedovinho.com

Email: contato@confrariabusinessclubedovinho.com

OS PREMIADOS

O Brasil segue conquistando medalhas no mundo todo. A produção nacional acaba de ganhar mais 26 premiações, sendo nove Medalhas de Prata e 17 de Bronze no Thessaloniki International Wine & Spirits Competition, realizado de 10 a 12 de maio na Grécia. O concurso reuniu 749 amostras de vinhos e 47 destilados de quatro países, que foram avaliados por 30 degustadores.

A diretora da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enóloga Bruna Cristofoli, que integrou o júri, destaca a importância de participar de concursos internacionais para conhecer melhor a Enologia de outros países. “Conhecer e trocar informações com enólogos do mundo todo, degustar na taça a evolução dos vinhos e poder analisar essas diferenças é transformador. Baliza o nosso trabalho e também permite, no nosso caso, manter o Brasil sempre no mapa da vitivinicultura mundial. O mundo precisa saber disso e compartilhar nosso conhecimento mostra o quanto evoluímos”, destaca.

Miolo Lote 43, Miolo Merlot Terroir, Miolo Sebrumo, Miolo Testardi e Miolo Cuvée Giuseppe Merlot / Cabernet Sauvignon. Estes são os cinco vinhos tintos nobres que formam o time de premiados da Miolo com Medalha de Ouro no 11º Brazil Wine Challenge, promovido de 7 a 10 de junho pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). São rótulos que nasceram de vinhedos cultivados no Vale dos Vinhedos (Miolo), Vale do São Francisco (Terranova) e na Campanha Meridional (Seival), três unidades da Miolo Wine Group. Quatro deles integram a Coleção dos Sete Lendários – The 2020’s Seven Legendaries of Miolo.

O 11º Brazil Wine Challenge, único concurso de vinhos no país com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) reuniu 903 amostras de 15 países, que foram avaliadas por um júri de 74 especialistas de oito países.

Com 80% de sua produção voltada para espumantes, a Courmayeur do Brasil, vinícola do Vale dos Vinhedos, brinda o reconhecimento da qualidade de seus rótulos. O Courmayeur Espumante Moscatel Branco e o Courmayeur Espumante Extra Brut Rosé exibem agora Medalhas de Ouro conferidas pelo 11º Brazil Wine Challenge

O Courmayeur Espumante Extra-Brut Rosé 2021, elaborado pelo processo charmat longo, com 12 meses em autoclave, apresenta aspecto limpo e brilhante, com coloração rosa salmão com reflexos acobreados. Frutas vermelhas, como morango, além de ameixa em calda, complementadas com notas de manteiga, pão torrado, mel e amêndoas aromatizam a bebida. O Courmayeur Espumante Moscatel Branco, elaborado com Moscato Branco (50%), Malvasia Aromática (25%) e Moscato Giallo (25%) , tem coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados. Seu perfil aromático é intenso revelando frutas como abacaxi, maçã verde e pêssego, e florais como o jasmim.

O espumante 130 Blanc de Noir, da Casa Valduga,  conquistou a medalha de ouro no Brazil Wine ChallengePromovido pela Associação Brasileira de Enologia e credenciado pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), o concurso tem como objetivo valorizar, divulgar e incentivar o conhecimento e a apreciação de vinhos e espumantes. Elaborado exclusivamente com uvas Pinot Noir de safras especiais, por meio do método champenoise, o espumante mostra todo o potencial vitivinícola do terroir do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande Sul, habitat há 150 anos da Casa Valduga.

Famiglia Valduga anuncia a volta ao mercado do seu icônico e premiado internacionalmente Gran Chardonnay D.O. O vinho acrescenta agora o Casa Valduga ao seu nome – aplicado em relevo no repaginado rótulo e apresenta o selo de “Denominação de Origem Vale dos Vinhedos” com mais destaque.

Elaborado com a ótima safra de 2021, Casa Valduga Gran Chardonnay D.O. tem como grande diferencial a maturação sobre borras finas por 12 meses em barricas e foudres de carvalho francês, o que lhe confere complexidade e elegância aromática, caracterizadas por intensas notas de frutas tropicais e maduras como abacaxi e carambola, envolvidas por nuances de chocolate branco e baunilha. Em boca, este rótulo é volumoso e potente, revelando todo o seu vigor e caráter, devido ao alto conteúdo natural do álcool em harmonia com a fina acidez.

Acervo Vivavinho

Elaborado pela vinícola portuguesa Casa Santos Lima, o TOPO estreou prateleiras curitibanas em junho com exclusividade da Vivavinho. A Casa Santos Lima, famosa no Brasil pelo sucesso do vinho Quinta de Bons Ventos, é a maior produtora de vinhos da região de Lisboa. Atuante nas regiões de Algarve, Alentejo, Douro e Vinhos Verdes é uma empresa familiar, que está na quinta geração, e se dedica à produção, engarrafamento e comercialização da bebida.

Seus vinhos são conhecidos pela excelente relação qualidade/preço, o que resulta na exportação de cerca de 90% da sua produção total, para mais de 50 países nos 5 continentes. A casa foi considerada pelo segundo ano consecutivo, o “Melhor Produtor de Portugal” pelo prestigiado concurso Mundus Vini 2022. O português TOPO tinto foi reconhecido pela sua excelente qualidade, sendo agraciado com três medalhas de ouro nos concursos Singapore Competition 2021, Challenge International Du Vin 2021 e Austrian Wine Challenge 2021.

HOMENAGEM

Divulgação

Em homenagem a um dos grandes impulsionadores do mercado de vinho no Brasil, a Emiliana elaborou especialmente para o mercado nacional a Edição Limitada Celso La Patina. Feito 100% com a uva preferida do seu inspirador, a Carignan, o lançamento é resultado de vinhas velhas de mais de 100 anos do Valle del Maule, no Chile. Com a assinatura de Celso La Pastina, estampada no rótulo, é orgânico, vegano e marcado pelo característico frescor desta tradicional casta do Mediterrâneo, área da Europa onde estão as raízes da família La Pastina.

BORBULHAS FRANCESAS

 Para brindar momentos festivos – um tim-tim às alegrias da vida – nada melhor do que um tradicional champagne. Com mais de um século de existência, a bebida de uma leveza ímpar continua a lançar novidades aos seus apreciadores. E quem não é? 

O Brasil é o primeiro país na América Latina a receber o mais novo lançamento da Maison Perrier-Jouët, o Perrier-Jouët Blanc de Blancs, um champagne “non vintage” de cepa única, destinado a revelar a quintessência da Chardonnay, que complementa a clássica coleção da emblemática maison francesa. Sua chegada perpetua uma tradição que remonta a cerca de 100 anos, quando a casa introduziu pioneiramente na década de 1920 seus primeiros cuvées de Chardonnay, Na sua elaboração entraram os melhores vinhedos da maison  como Cramant, Avize e Chouilly, na Côte des Blancs, assim como Trépail e Villers-Marmery, ao norte de Reims, além dos de Sézannais e Vytriat.

Após 3 anos de envelhecimento “sur lie“ nas caves de Perrier-Jouët – ou seja sobre as borras ou leveduras, que ao entrarem em contato com o vinho agregam elegância, maciez, estrutura, complexidade aromática e cremosidade – o cuvée está pronto para ser apreciado, transbordando frescor e vitalidade.

 LA VIE EN ROSE

O Rosé atraí pela delicadeza do seu sabor. É companhia ideal para pratos que harmonizam com a sua leveza. Atraiu tantos admiradores mundo afora que ganhou um dia todo seu.

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 25 de junho, Dia do Vinho Rosé, uma data celebrada com muitos brindes pelos adeptos da bebida ao redor do mundo. Mas como festa acontece o ano todo o leve e fresco rosé é sempre um dos convidados especiais em qualquer comemoração. Da Henkell Freixenet são essas indicações:  o Cava Freixenet Rosé, produzido com uvas Garnacha e Trepat. Seu tom rosado carrega a doce fragrância de flores, amoras e framboesas, deixando no paladar a refrescância das frutas vermelhas. Já uvas Bobal entram na produção do espanhol Freixenet Rosado, vegano, com notas de morango, flor de laranjeira e toques de cereja e frutas cítricas.

Além disso, dois lançamentos marcaram o primeiro semestre do ano no calendário da Henkell Freixenet: o Trepat 2019, que integra a coleção Cuvée de Prestige, apresenta aroma complexo dominado por notas de frutas vermelhas e pães tostados. Enquanto o  Prosecco Mionetto Rosé é caracterizado pelo design elegante, garantindo ao rótulo sofisticação e modernidade. Fabricado com uvas Glera e Pinot Noir, originárias da Itália, é um espumante com sabor frutado e um doce aroma de mel.

Vestido de listras azuis e brancas o Rosé Piscine não passa despercebido nas prateleiras de adegas, empórios e supermercados. Com o visual rosa pálido, um aroma frutado e um sabor refrescante, o vinho francês já é presença marcante nos dias de festa do brasileiro. Criado na badalada Saint Tropez e produzido no sudoeste da França, mais precisamente na região de Cahors, tem na sua fabricação um diferencial: é produzido apenas com a uva Négrette, colhida antes da maturação plena o que lhe proporciona uma particular acidez mantendo também o nível de açúcar. Por não possuir rolha, a garrafa pode ser conservada em pé mas é importante se atentar para a luminosidade do local, que deve ser baixa. O Rosé Piscine foi concebido para ser bebido ao natural com duas ou três pedras de gelo.

BRINDE À PRÁTICIDADE

Vinho em lata? Muitos adeptos da bebida ainda estranham essa forma de chegar ao consumidor. Mas quem já aderiu à tendência destaca a praticidade como uma de suas vantagens enquanto alguns experts apontam no produto uma maneira de difundir o vinho entre os mais jovens – um passo para fisgá-los para o exigente universo dos connaiseurs. Em junho aconteceu o concurso Arte na Lata – uma ação que motiva a adesão às delícias da uva de um novo público acostumado, por exemplo, a degustar a maltada cerveja. A iniciativa foi da Vinìcola Góes, em parceria com a Wine Locals e apoio do influencer Welker Maciel. O vencedor João Lucas Aparecido Dias, da cidade de Rio Claro, São Paulo, superou a concorrência de outros 297 inscritos – além da premiação financeira, ele ganhou uma a visita à Vinícola Góes com acompanhante e 24 latas/mês de SAUV, o produto da casa.

Com uma arte visualmente chamativa e um conceito que combina perfeitamente com as despojadas latas, o artista pensou em cada sabor, delimitou as formas e deu cores à embalagem.

INVERNO “QUENTÃO”

Junho e julho é a safra dos… quentões! E o vinho é o item obrigatório em uma mistura preparada para aquecer “corpo e alma”. Aliás, o hábito de consumir bebida aquecida começou no século II quando os romanos descobriram esta receita para se proteger contra os rigores do frio.

Apesar de ser fácil de preparar o vinho quente tem os seus segredos, segundo esclarece Mateus Poggere, enólogo e diretor industrial da paranaense Zanlorenzi Bebidas, como a escolha certa do seu principal ingrediente, que pode ser tinto ou branco. Para as receitas mais tradicionais, o vinho tinto suave e adocicado é a melhor opção. Eles combinam perfeitamente com ingredientes, como a maçã e a canela. Já o  branco é recomendado para suavizar a bebida típica das festas de inverno. 

Eis duas sugestões de Mateus Poggere, uma com vinho tinto e outra com vinho branco, para animar quadrilhas e quermesses de norte a sul do Brasil.

 

RECEITA DE VINHO QUENTE COM PIMENTA

Ingredientes:

1 garrafa (750 ml) de vinho tinto seco

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 maçã em cubos pequenos

1 ameixa em gomos

Casca de 1 laranja

Casca de ½ limão

6 cravos-da-Índia

2 pimentas Jamaica

3 cardamomos

3 grãos de pimenta-preta

1 pitada de sal

 

Modo de preparo:

Derreta o açúcar em uma panela em fogo baixo. Quando derreter, adicione as especiarias, as cascas e a pitada de sal. Em seguida, acrescente o vinho, o que fará o caramelo endurecer na hora. Deixe ferver até o caramelo derreter, adicione as frutas e mantenha fervura por mais um minuto.

RECEITA DE VINHO QUENTE COM VINHO BRANCO E MEL

Ingredientes:

1 litro de vinho branco seco

1 xícara (chá) de água

1 xícara (chá) de suco de laranja

½ xícara (chá) de mel

½ xícara (chá) de açúcar

5 cravos-da-Índia

Casca de 1 laranja (apenas a parte laranja)

1 canela em pau

1 pedaço de gengibre descascado e fatiado

Modo de preparo:

Em uma panela, misture o vinho, a água, o suco de laranja, o mel, o açúcar, o cravo, a casca de laranja, o gengibre e a canela. Leve ao fogo baixo e, assim que levantar fervura, deixe cozinhar por 10 minutos. 

DRINQUES INSTAGRAMÁVEIS

 Camila Fabiana, bartender mineira, ousou e acertou ao trazer um novo olhar para o vinho em um charmoso drink. A bebida mistura dois tipos de bebidas, sem deixar o coquetel pesado. Para finalizar, uma espuma deixa a apresentação instagramável e realça o sabor do vinho, seu ingrediente principal.

Ingredientes:

40ml de Vodca
1/2 limão espremido
20ml de xarope simples
150ml de Vinho Tinto Suave Campo Largo
60ml de água com gás

Modo de preparo

Adicione todos os ingredientes em uma taça com gelo e misture levemente, finalize com espuma de vinho.

 Espuma de vinho

 Ingredientes:

40ml de xarope de frutas vermelhas
30ml de suco de limão
60ml de Vinho Suave
1 colher pequena de emulsificante

Modo de preparo

Bater bem todos os ingredientes. Pode-se utilizar sifão, coqueteleira ou batedeira.

 Suavidade do vinho combina com a citricidade do abacaxi? A resposta afirmativa está no coquetel nada convencional que tem a assinatura da influenciadora Joyce Furlan.

DRINK ALTO MAR

Inspiração Leandro Santos

Ingredientes

1 pedaço grande de abacaxi cortado em 4

20ml de xarope de açúcar

30ml de suco de limão taiti

50ml de vodca

30ml de Vinho Tinto Suave Campo Largo

Modo de preparo

No copo ou coqueteleira, macere bem o abacaxi. Adicione 20ml de xarope de açúcar, 30ml de suco de limão taiti e 50ml de vodca. Acrescente o gelo, agite bastante e coa duas vezes. Para finalizar, com o auxílio de uma colher, adicione 30ml de vinho tinto suave Campo Largo.

 

EM BOA COMPANHIA 

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O Fish*Me, localizado em frente ao Parque Barigui, está promovendo a Quarta Open com uma variedade de vinhos e espumantes à vontade ao custo de R$50 por pessoa. Com rótulos especiais selecionados pela casa para combinar com as opções do seu cardápio exclusivo para  peixes e frutos do mar. As opções vão desde vinho tinto, branco, rosé até espumante. Uma sugestão de harmonização do bar: porções de ostras gratinadas e à provençal e a panelinha de camarão thai, preparada com camarões médios e molho à base de leite de coco e curry.

O “Open Vinho” do Fish*Me acontece todas as quartas-feiras, das 17h às 22h.