por Nereide Michel em 02/04/2024
O conceito de cidade agregou muitos valores a partir de meados do século XX, quando deixou de ser um aglomerado de casas e prédios, ruas e praças, com autoridades focadas apenas na solução de problemas para torná-la em “condições de uso” para os seus moradores. Exigências de uma população mais consciente do seu papel no desenvolvimento social do seu território, fertilizaram a formação de profissionais especializados não apenas em atender expectativas de novas gerações como também antecipar as repostas a eventos futuros. Hoje é emergencial um planejamento urbano que leve em consideração o ar que se respira, mobilidade rápida, descartando o uso de agentes poluidores, planos integrados de crescimento evitando “ilhas” e rompendo fronteiras.
Não por acaso, Curitiba, que remodelou o seu perfil urbanístico corajosamente nas décadas que antecederam aos anos 2000, sempre é apontada como exemplo de cidade planejada para o que o futuro reserva. Por isso, uma vez mais é a anfitriã de um evento – UKN 2024 – Urban Knowledge Net, de 3 a 6 de abril – que reúne autoridades e personalidades estrangeiras e brasileiras envolvidas com estudos urbanos. Um encontro de instituições de ensino superior e centros de pesquisa de países da América Latina e Europa, que constituem uma rede colaborativa, que atua desde 2010, com interrupção das suas atividades presenciais apenas no período da pandemia da covid-19, e reúne pesquisadores de diversas instituições, além de membros permanentes de universidades situadas na Alemanha, Brasil, Chile, Colômbia e México.
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é a promotora desta edição do UKN 2024, junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU), ao Laboratório de Paisagem (LABPAIS) e ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, vinculados à Escola de Belas Artes. O evento conta, ainda, com o apoio de várias entidades nacionais e internacionais, sendo fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A importância do evento para a cidade de Curitiba, segundo o Professor Doutor Paulo Nascimento Neto, coordenador do PPGTU, consiste na “integração de pesquisadoras e pesquisadores de estudos urbanos da América Latina, promovendo o necessário debate comparativo e colaborativo em direção a respostas aos persistentes desafios da urbanização da região”.
Para a Professora Doutora Letícia Peret Antunes Hardt, coordenadora geral do evento, este constituirá um importante momento de discussão multidisciplinar de soluções para problemas atuais e futuros de cidades brasileiras e estrangeiras, a partir de experiências práticas e teóricas relacionadas a múltiplas temáticas sobre questões urbanas. Nesse contexto, não apenas Curitiba serve de exemplo, mas a capital paranaense também poderá ser beneficiada por resultados de outras experiências”.
PROGRAMAÇÃO
Realizado no campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o UKN 2024, com edição híbrida (presencial e remota), tem atividades divididas em três eixos temáticos. O primeiro, denominado “Desafios para o planejamento urbano e regional”, busca fomentar discussões a respeito de planejamento e gestão metropolitana e pluriterritorial; centralidades e contracentralidades urbanas e regionais; processos de urbanização e metropolização do Sul Global; paisagens, morfologias e dinâmicas espaciais de cidade contemporânea; georrepresentações de processos de urbanização e segregação socioespacial; permanências e impermanências urbanas (a cidade e a história); segurança, vigilância e controle em espaços públicos; tecnopolíticas urbanas como redes, tecnologias e territorialidades; e outros olhares sobre o planejamento urbano e regional.
Já o segundo é dedicado à “Inovação em políticas públicas” e compreende as subdivisões direcionadas à governança e ao planejamento participativo; equidade social e inclusão; políticas ambientais urbanas; mobilidade urbana; iniciativas de habitação acessível; preservação do patrimônio cultural; cidades inteligentes; tomada de decisão baseada em dados; e outras visões sobre políticas públicas. “Gestão e tecnologias orientadas à adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas globais” compõem o terceiro eixo e vai abordar questões relativas à inovação social; metodologias colaborativas; serviços baseados na natureza; educação ambiental inovadora; monitoramento ambiental; e outras vertentes de inovações e tecnologias ambientais.
Uma visita-oficina é um dos destaques da programação do evento. Ela acontece no último dia do seminário e vai percorrer vários pontos da cidade com o objetivo de celebrá-la como sede do UKN 2024. O percurso partirá do Instituto Jaime Lerner, onde os participantes assistirão a uma palestra sobre a instituição, o pensamento e o legado do importante urbanista curitibano; circularão de BRT; farão caminhada pela área central e centro histórico; e conhecerão outros projetos de referência em planejamento urbano na capital paranaense; acompanhados de corpo técnico especializado.
+ INFOS
11º Encontro / 1º Seminário Internacional
URBAN KNOWLEDGE NET – UKN 2024
Pontifícia Universidade Católica do Paran-a – PUCPR
Centro de Realidade Estendida | Bloco Amarelo
(atividade híbrida: presencial e com transmissão remota)
De 03 a 07 de abril
Das 9h às 17h15
PROGRAMAÇÃO
INSCRIÇÕES
Site oficial do evento
Como parte das comemorações dos 20 anos do PPGTU, o evento segue com inscrições abertas para ouvintes por meio do site oficial do evento.