Linkultura

por Nereide Michel em 12/05/2022

Celeste foi a fiel companheira de um diretor executivo, que acumula doutorado, pós-doutorado e mestrado, em um roteiro que ele traçou para conhecer mais de perto – e até por ângulos pouco conhecidos – a cidade que é a sua paixão. Dando nomes aos personagens desse tour: Celeste é a bike batizada por Armando Terribili Filho, fundador e diretor executivo da Impariamo, empresa de consultoria e capacitação profissional, doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-doutor em metodologias de gerenciamento de projetos (UNESP), mestre em Administração de Empresas e bacharel em Matemática. Um dia ele traçou como projeto pessoal conhecer os 57 bairros de Curitiba pedalando pelos seus principais pontos de interesse e por alguns descobertos na sua jornada.

O resultado desta viagem, impulsionada pela emoção e curiosidade, contabiliza mil fotos reunidas no livro “CWB em Duas Rodas”, cujo lançamento está marcado para 24 de maio, no The American Way Café. Tudo começou, segundo revela o ciclista fotógrafo, quando morava no Água Verde e passou a pesquisar, a bordo de uma bike, a história do bairro registrando em imagens o que achava interessante ou curioso. Ao postar as fotos nas redes sociais, incluindo uma da Arena da Baixada, elas tiveram enorme repercussão principalmente  entre os torcedores do Athético o que motivou os coxas-brancas a lhe desafiar para conhecer e clicar também o Alto da Glória e o seu emblemático estádio Couto Pereira. Na companhia da Celeste, Armando aceitou o convite o que lhe serviu de incentivo para percorrer outros bairros curitibanos. Devido aos compromissos profissionais, contudo, ele não conseguiu dar prosseguimento ao seu projeto até 2020 quando com a pandemia eventos e viagens foram cancelados e o pesquisador conseguiu então retomar os passeios pela cidade que o recebeu de braços abertos em ruas praticamente vazias.

No livro, cada bairro tem a sua história contada e os seus principais atrativos, como praças, igrejas, monumentos, restaurantes e até alguns “cantinhos” escondidos, capturados pela sensibilidade do fotógrafo Armando Terribili Filho. Ícones foram desenvolvidos para personalizar as áreas visitadas e além de fotos e informações a localização geográfica também é mostrada com questões estimulantes para debate em sala de aula para estudantes de todos os níveis de ensino.

 Armando e Celeste têm encontro marcado, dia 24 de maio, no The American Way Café para o lançamento do “CWB em Duas Rodas”. Sessão de autógrafos e bate-papo com o autor estão na programação.