Coisas Novas

por Nereide Michel em 20/08/2020

Vinte anos já se passaram desde que o mercado da beleza brasileiro foi apresentado a um novo conceito de produto pela Natura. A de uma ligação direta e profunda com o principal fornecedor de insumos para fórmulas destinadas aos cuidados com o rosto e o corpo: a natureza. Rótulos de cremes, loções, sabonetes, perfumes da marca ganharam a logo Ekos que traziam – e trazem – informações como  origem – de onde provém os seus ingredientes e como estes são colhidos – e a valorização do trabalho de comunidades extrativistas parceiras. Moradores de matas, florestas e beiras de rio, que consideram a natureza como uma provedora de suas sobrevivências e, portanto, merecedora de respeito e ações que contribuam para a sua preservação. Compromisso rotulado pela Natura, que através de iniciativas ajuda a difundir a proposta de vida sustentável entre esta população e também entre os consumidores da marca. Afinal, desenvolvimento e ativismo ecológico se complementam uma vez que todos nós vivemos em um sistema interdependente, que precisa de consumo consciente e comércio justo para manter os seus elos unidos e dinâmicos.

Duas décadas de Natura Ekos merecem uma comemoração e esta vem em forma de uma edição especial, a do seu ativo mais icônico: a castanha. As embalagens desta linha trazem ilustrações exclusivas que celebram a importância dessa semente para a floresta e para todas as pessoas que têm nela a sua fonte de renda.

Os desenhos foram desenvolvidos pela artista paraense Michelle Cunha, que propõe uma leitura poética da sua vivência e amor pela Amazônia: nos rótulos, ela apresenta artisticamente a trajetória dos castanheiros para a colheita da castanha e a importância da árvore para manter vivo um delicado e ao mesmo tempo forte, ecossistema.