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por Nereide Michel em 22/06/2021

2020, 2021, o mundo vive uma realidade a qual jamais se pensou existir fora das páginas de um livro de ficção ou de um enredo cinematográfico. A pandemia, gerada por um vírus desconhecido, apresentou novos desafios, assumidos com as mangas arregaçadas por empresários que sempre encararam suas atividades como uma constante conquista de metas, que não raras vezes significam obstáculos a serem superados. Enquanto os reflexos negativos da crise econômica se fazem sentir num cenário de instabilidade que por necessidade extrema é provocado por paralisações no comércio e na indústria – afinal, se tornam urgentes medidas para evitar a propagação do coronavírus – exemplos de negócios em alta e em expansão servem de estímulo para futuros empreendedores que ainda buscam respostas em meio a tantas interrogações cercando projetos futuros.

São de paranaenses, que privilegiaram o otimismo e descartaram a dificuldade de suas agendas, três histórias de sucesso que contrastam com um panorama, ainda carente de perspectiva no mercado do trabalho, mas, confiante em um breve retorno à normalidade.

“DORMIR COMO UM ANJINHO”

Quem não quer? Depois de um dia estressante o merecido descanso proporcionado por um sono reparador de energias. O segredo pode estar na escolha certa de um colchão feito sob medida para concretizar uma “boa noite com bons sonhos.” Um compromisso assumido por Claudinei dos Anjos – neste caso, o sobrenome não é apenas coincidência – que desde 1990 dinamiza a Anjos Colchões, que surgiu em Leônidas Marques, município perto de Cascavel, com uma pequena produção de estofados e quatro funcionários. Hoje, graças a uma bem gerenciada rede de franquias Anjos Colchões & Sofás conta com 130 lojas e está presente em 13 estados brasileiros e quatro unidades no Paraguai.

Claudinei e Leonardo, pai e filho no comando da empresa.

“O que define se você vai ter sucesso nos negócios não é o quanto você é um gênio ou as notas que tirou na escola ou faculdade. Ser um empreendedor bem sucedido é estar conectado com tudo o que acontece ao seu redor, pesquisar e procurar por novidades no segmento em que atua, perseverar, lutar pelo negócio e, principalmente, ser humilde para reconhecer que toda empresa começa pequena.” Uma filosofia que Claudinei dos Anjos está passando para o filho Leonardo, que está se preparando para assumir o posto de CEO da empresa que atualmente gera mais de 500 empregos diretos e 1800 indiretos.

Leonardo dos Anjos ocupa o cargo de diretor de franquias da Anjos Colchões & Sofás, e como o pai, pensa com responsabilidade no futuro do empreendimento – ele participou do arrojado plano de expansão da empresa e comemora resultados positivos no seu faturamento mesmo com a crise advinda com a pandemia. O seu objetivo é alcançar, pelo menos, 500 unidades nos próximos cinco anos.

Conforto e bem-estar são prioridades para a marca que produz colchões e estofados.

FRANQUEADOS

O casal Fernando Cesar Patrocínio e Rafaela Blanco Patrocínio inaugurou recentemente a franquia da Anjos Colchões & Sofás em Cambé, no interior do Paraná. Depois de consolidar carreiras em empresas curitibanas e morar em Portugal, os empreendedores decidiram realizar o sonho de ter um negócio próprio. A opção pela rede levou em consideração “a sua especialização de proporcionar conforto, saúde e bem estar para seus consumidores somada à base sólida de franqueados qualificados que integram a rede.”

2021 marca a inauguração da Anjos Colchões & Sofás em Curitiba, na movimentada esquina da Brigadeiro Franco com a Visconde de Guarapuava.

APOSTANDO NA BELEZA

Não deixa de ser curiosa a história do curitibano Rodrigo Nunes, CEO de uma bem sucedida franquia na área de beleza. Ele começou a jornada com R$5 mil em caixa para dinamizar sua primeira clínica – de móveis usados – uma experiência que o levou a investir em menos de 1 ano em outra clínica, Ad Clinic, esta especializada em atendimentos estéticos. O empresário apostou nas vendas online e na sua própria renovação profissional para superar as dificuldades causadas pela pandemia que fechou muitas portas no comércio. Uma decisão acertada comprovada pelo crescimento de 600% do seu empreendimento e com mais de 70 franqueados em todo o Brasil, número que, segundo seus planos, deverá aumentar para 200 até o final do ano. Dados otimistas aos quais se agregam um portfólio com mais de 110 protocolos estéticos e a fabricação de produtos próprios. Como ele destaca, “o segredo do seu sucesso está na resiliência, não desistir independente de aspectos negativos do momento.” Como gosta de lembrar  “de vendedor de coxinhas no farol, cortador de grama e entregador de panfleto com muito esforço e trabalho realizei o meu sonho e o de muitas famílias que hoje dependem do seu trabalho em uma das unidades da Ad Clinic”.

Rodrigo Nunes e Aline Medici, dividindo dificuldades e somando sucesso.

Os primeiros passos de Rodrigo Nunes na direção do sucesso empresarial foram compartilhados com a namorada, hoje também sócia, Aline Medici. Enquanto ela realizava os procedimentos estéticos na recém-inaugurada clínica, ele panfletava nas ruas para atrair clientes. O movimento aumentou mas a pandemia trouxe o desafio da sobrevivência profissional e a panfletagem foi para os meios digitais. Uma iniciativa que impulsionou os negócios a ponto do seu crescimento resultar em um case inspirador de superação de empreendedorismo nacional com direito a espaço na capa do Street Jornal. Hoje a logo Ad Clinic ostenta fachadas no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul, Goiânia, Espírito Santo e Minas Gerais.

Crise provocada pelo coronavírus? A resposta da empresária Elisa Almeida foi trabalho. Ela inaugurou no dia 13 de abril uma segunda franquia da Ad Clinic, no Jardim das Américas, um dos mais populosos bairros curitibanos. Empreendedora começou vendendo roupas e, aos 25 anos, abriu no bairro Mercês seu primeiro negócio no setor de beleza com o capital de banco. Com o retorno financeiro abriu as portas do novo espaço este ano e já está com projeto em andamento para uma terceira clínica, com uma previsão de faturamento de R$ 1 milhão no mês de novembro.

CHURRASCO NO CAMPING

Luiz Carlos Cruz Júnior e Camila Cruz, de Campo Mourão, no noroeste do Paraná, transformaram um hobby em um empreendimento com excelentes perspectivas de sucesso. Durante 14 anos o  camping foi o lazer preferido do casal e para facilitar a vida no acampamento inventaram uma cozinha que agora é  o negócio da família. Do ramo de móveis planejados, eles mudaram o foco da empresa ao lançar a nova marca, CampKitchen, que está em processo de estruturação. Os adeptos de camping e motorhome são o público alvo do produto. Praticidade é a principal qualidade desta peculiar cozinha: a pia compacta de fácil montagem e desmontagem tem apenas 80 centímetros de largura, 82 de altura e 43 de profundidade. Alumínio e compensado naval envernizado, resistente à umidade, entram na sua fabricação. A cuba em alumínio conta com pés para regulagem em desnível e a torneira é uma bomba elétrica que o usuário acopla aos galões de água.

O lançamento da CampKitchen aconteceu no Expomotorhome, evento que aconteceu em novembro do ano passado, no Camping Beira Mar, no Pontal do Paraná, e conta com o apoio do Sebraetec, programa subsidiado pelo Sebrae/PR para oportunizar a inovação de pequenos negócios. O produto, por enquanto, só é comercializado sob encomenda, mas o empreendedor já está trabalhando em novos protótipos para serem adaptados dentro de porta-malas de carros.