Linkultura

por Nereide Michel em 10/06/2021

A metamorfose é um processo

de mudança do ser para o não ser,

do ontem, para o amanhã,

do nada para o agora

travestido do novo.

O autor destas palavras, encaixadas no formato poético, é o mesmo que enveredou sua imaginação pelas agruras vividas por jovens idealistas e revolucionários, que conviveram em um ambiente inóspito comandado por um regime militar dominante e opressor. A narrativa se situa no Brasil no final dos anos 70. Roberto Nicolato é o escritor tanto de Metamorfose, poema presente nas páginas de “Pequeno Tratado do Amor e da Natureza”, quanto de “Pacto”, o seu quarto livro, definido por Luiz Rufatto, referência internacional em literatura contemporânea brasileira, no prefácio da obra, como um “ajuste de contas com o passado”. Como diz o intelectual, ” ajuste de contas não só dos personagens principais – Júlio, Anna e Gabriel – mas, da história do Brasil algo que, aliás, só as grandes narrativas conseguem, essa ultrapassagem do individual para o coletivo.” O contraste entre as temáticas reforça a sensibilidade de Nicolato ao recorrer às palavras para expressar suas inquietudes e vivências.

Kraw Penas

Roberto Nicolato é mineiro da Zona da Mata, mas radicado em Curitiba desde 1987, tem Doutorado e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Ele já tem um respeitável currículo como escritor, que corre paralelamente ao de professor com sólida trajetória nas áreas de Comunicação, Jornalismo e Letras – é organizador da obra “Teorias do Jornalismo”, pela editora Intersaberes. Sua estreia como autor aconteceu em 2013 com “A caminhada ou O homem sem passado (Editora Blanche) e em 2015, pela Editorial Kotter, vem à luz o romance “Do outro lado da rua”. Finalista do Prêmio Off Flipp de Literatura 2020, na Categoria Poesia, publicou em 2020, seu primeiro livro de poemas, “Pequeno Tratado do Amor e da Natureza”. As rimas também foram a sua companhia para escrever a sua segunda obra no gênero, “A noite sem tempo”, premiado no Concurso Outras Palavras, realizado pelo governo do Estado do Paraná, que também se encarregará do seu lançamento ainda este ano.

Ilustração Robson Vilalba/Livro “O Pacto”.

“Pacto” foi lançado em março passado em versão ebook após ser selecionado pelo Programa de Incentivo a Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e do Ministério do Turismo, com apoio da Lei Aldir Blanc. O livro pode ser baixado nolinktr.ee/nicolatoroberto.