Linkultura

por Nereide Michel em 27/10/2021

O papel como forma de expressão exige habilidade e conhecimento técnico para produzir o efeito esperado pelo artista. Afinal, a sua delicadeza exige olhar apurado e cuidadosa pesquisa mas, em contrapartida, ele oferece um leque infindável de possibilidades criativas. Um desafio proposto na parceria entre o Museu da Gravura Cidade de Curitiba  e a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e que resultou na exposição “Vestígios”, em cartaz, desde 26 de outubro, no Solar do Barão. Nela, trabalhos em gravura, pintura e desenho, assinados por associados da APAP/PR, selecionados por uma comissão formada especialmente para esta ação cultural integrada por Alfi Vivern, Aurélio Peluso e Katia Velo.

 Com curadoria de Sabine Feres, vice-presidente da associação, na mostra estão obras de  Alex Carnade, Ana Isis Ribas, Anibal Andraus Neto, Ariane Labre, Bruno Cruz, Cé Figueiredo, Cirlei Gonçalves, Christian Schönhofen, Ercy Arias Zendim, Fernando Rosa, Giovana Correia, Krisgraf, Ilka Passos, Ligia Barros, Marinice Costa, Marisa Vidigal, Meg Gerhardt, Mercedes Brandão, Renato Sniecikoski, Rosangela Kusma Gasparin, Wilsom Pizzatto.

A exposição “Vestígios”, como o próprio nome sugere, é o registro sobre um dos suportes mais antigos e disponíveis: o papel. As marcas nele deixadas –  por pedra, madeira, tinta e pincel, lápis, caneta ou outros materiais – deixam um registro de passagem, um rastro, uma memória temporal.

Como lembra Luiz Gustavo Vidal, presidente da APAP/PR, “neste período de pandemia, a possibilidade de criar sobre o papel sagrou-se como um colete salva-vidas num mar tempestuoso”.

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR há 38 anos vem se destacando como a primeira associação do gênero no país. Com o objetivo de promover e fomentar a arte, a cultura e os artistas visuais e profissionais relacionados à área artística tem se destacado pela realização e envolvimento em projetos como a Bienal Internacional de Curitiba, ODS&ARTE – Um Novo Olhar Sobre o Mundo, livro edição APAP/PR “Muros Visuais de Curitiba” entre outros projetos.

ONDE ESTÁ

Exposição “Vestígios”

Solar do Rosário/Museu da Gravura Cidade de Curitiba

 Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão, Centro.

Fone:(41) 3321-3367

Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo)