Coisas Novas

por Nereide Michel em 04/02/2021

O uso de óleo, em cuidados com a saúde e com a beleza, tem tradição em povos ancestrais. Fórmulas que felizmente não se perderam com o tempo – aliás, foram aperfeiçoadas com o mesmo critério artesanal que as viu nascer – e hoje fazem parte de lançamentos de produtos muito bem-vindos em uma época que pede tranquilidade e recolhimento. 

O Grupo Boticário, em parceria com a Fiocruz e a Universidade Positivo do Paraná, publicou em novembro um trabalho científico na revista Scientific Reports, parte da conceituada publicação Nature, no qual detalhou pesquisa que apresenta a ação do bioéster de quinoa, também conhecido como óleo de quinoa, no combate comprovado ao envelhecimento precoce da pele, melhorando também a sua regeneração e protegendo-a contra a radiação ultravioleta e o estresse oxidativo.

A empresa paranaense é pioneira no Brasil no uso da pele 3D, que replica a humana em laboratório. Ao aplicar o bioéster de quinoa neste procedimento reforçou os benefícios do ingrediente proprietário no tecido cutâneo. Já utilizado em linhas sustentáveis de O Boticário, como Nativa Spa, o bioéster de quinoa é obtido por meio de processo exclusivo, possuindo em sua composição ômega 9, ômega 6, ômega 3 e vitamina E.

O óleo nutritivo anti-rugas Piunature contém 8 óleos preciosos indicados para promover uma profunda nutrição focando as áreas com marca de expressão e flacidez. É ideal para quem tem mais de 35 anos. Entre os seus princípios ativos estão andiroba (anti-séptico, anti-inflamatorio, cicatrizante, antioxidante, hidratante e  clareador); oliva (nutritivo, anti-inflamatório, anti-rugas,hidratante e protetor); café verde ( antioxidante, efeito regenerativo, hidratante, tonificante e calmante); prímula (antioxidante, anti-inflamatório e estimulante da circulação sanguínea); buriti (alto teor de vitaminas e minerais, antioxidante, auxilia na regeneração e na cicatrização da pele); sândalo (cicatriza e acalma a pele, é um adstringente eficaz que tonifica e rejuvenesce a pele); patchouli (auxilia na aglutinação de tecidos que passam firmeza para a pele, ação tônica e regeneradora) e alecrim, que é analgésico, cicatrizante, antisséptico, citofilático, regulador da seborreia e rejuvenescedor.

Lígia Mocelin, cosmetóloga e criadora da marca curitibana de fitocosméticos Piunature, também recomenda o Óleo Secativo. Produto natural, inicialmente desenvolvido para ajudar no tratamento de herpes, hoje em dia, é indicado para casos de espinhas e outras inflamações surgidas no rosto.

 

Um hidratante gel específico para combater peles secas, ressecadas e quebradiças é o lançamento da Bio-Oil. O produto resulta de uma tecnologia pioneira que cria uma película protetora capaz de resistir à perda de umidade restabelecendo o seu estado de hidratação ideal. Como possui apenas 3% de água entre os seus ingredientes, o restante inclui manteiga de Karité, uréia, vitamina B3 e ácido hialurônico, sua fórmula é 100% ativa. Basta uma pequena quantidade de produto para hidratar uma região inteira. A Bio-Oil nasceu do trabalho de Dieter Beier, um químico alemão que começou a pesquisar fórmulas à base de óleos nos anos 70. Apenas em 2002, a marca começou a sua expansão mundial e hoje está presente em mais de 120 países. 

O kit relaxante da AIK tem como principais ingredientes ativos os óleos essenciais de lavanda, peititgrain, olíbano e vetiver. A sinergia destes óleos essenciais contém propriedades terapêuticas que acalmam a irritação, sensação de pânico, ansiedade, insônia e dores de cabeça. A linha inclui sabonete em barras, aromatizador relaxante, sabonete líquido  e aromatizador ToGo.

Além de ser usado na culinária e para fins medicinais, o óleo de gergelim também está presente em fórmulas cosméticas. É produzido com gergelim branco (Sesamum indicum) em cultivo orgânico, livre de agrotóxicos e extraído por prensagem a frio, processo que preserva as suas propriedades e benefícios. Tradicional na cultura asiática, é utilizado há muito anos nos cuidados corporais, que vão de massagens ao tratamento da pele e do cabelo. O ativo é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, que combate os radicais livres. Além disso, a vitamina T, nele contida, auxilia os processos de regeneração da pele. O óleo de gergelim é o ingrediente principal do hidratante da Positiv.a, empresa de Goiás, que conta com a parceria de François Jacques Pochard, na sua elaboração. O pequeno produtor, por sua vez,  tem nos nativos da comunidade de quilombolas Kalunga, um importante respaldo – eles cultivam as sementes que dão origem ao cosmético.

A Phytoterápica, empresa de cosméticos naturais, óleos essenciais e vegetais, livres de petroquímicos e ativos de origem animal, acaba de agregar ao seu portfólio o Óleo Essencial de Limão Siciliano. Originário do sul da Ásia, o seu princípio ativo é extraído da casca da fruta e possui propriedades que auxiliam no aumento da imunidade, desintoxicação do sangue e prevenção de algumas doenças. Indicado para uso em aromaterapia, é rico em D-limoneno, aldeídos bactericidas e fungicidas. Como tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas ajuda a combater  gripes, resfriados e náuseas, problemas hepáticos e digestivos e controla, ainda, o colesterol, desobstrui artérias e é um excelente gastroprotetor. Além disso, age no equilíbrio emocional, melhora o humor, a concentração e as funções cognitivas, reduzindo o estresse e a ansiedade.

O Óleo Essencial de Limão Siciliano pode ser utilizado também em tratamentos estéticos, como drenagem linfática, massagem modeladora, redução de celulite, varizes, doença arterial periférica (má circulação) melhorando o aspecto da pele com acne e funcionando como detox natural. Mesmo tratando-se de um produto natural, há precauções quanto ao seu uso – como não  aplicá-lo puro sobre a pele –  segundo alerta Giseli Fernandes, química da Phytoterápica, “os óleos essenciais podem auxiliar no combate de diversos problemas de saúde, porém o uso deve ser prescrito por médico ou especialista em aromaterapia, especialmente para casos de ingestão”.