Conecte-se

por Nereide Michel em 05/04/2024

Nas vitrines as coleções de outono atraem olhares para a moda lançada para temperaturas amenas e tonalidades terrosas. Contudo, o clima no Shopping Mueller assinala para uma estação atemporal uma vez que independe de calendário para vestir não o corpo mas as emoções que dão sentido à rotina de todos os dias do ano. Desde 1º de abril, cores e perfumes da obra de Claude Monet conquistaram um privilegiado espaço no mais tradicional centro de compras curitibano. Uma exposição instalada no Piso L4 reverencia o universo impressionista do artista francês, conhecido como o “jardineiro dos pincéis”. Além de pintor, que retratou, de forma única, as belezas da natureza –  em quadros trabalhados ao ar livre – ele foi paisagista, assinando o célebre jardim de sua casa na cidade francesa de Giverny.

Divulgação

A mostra Claude Monet dá continuidade às ações do Shopping Mueller de divulgação da arte ao público objetivando assim consolidar o empreendimento como plataforma cultural. Em abril do ano passado, a bem sucedida exposição interativa “Mulheres de Ouro”, focada na obra do pintor austríaco Gustav Klimt, deu os primeiros passos na concretização da proposta.

Divulgação

Divulgação

Segundo define Cynthia Maia Batista, gerente de marketing do Mueller, trata-se de uma verdadeira celebração ao encontro da arte com a natureza, que começa na passarela do shopping e convida para a ambientação no Piso L4, Nela, a experiência sensorial acontece com a contemplação de 13 réplicas, em tamanho real de  quadros de Monet – até as molduras reproduzem as originais – e cenários, como a ponte japonesa da casa do artista em Giverny, onde se vivencia, em vídeo, as quatro estações do ano, e a impactante sala de espelhos com o teto brindando o público com uma “chuva” de centenas de flores. Até a trilha sonora foi escolhida, com critério, para complementar o envolvimento do público com a arte impressionista – destaque para o célebre Dueto das Flores, da ópera Lakmé, de Leo Delibes, composta em 1883.

Nereide Michel

Inteiramente realizada pelo Mueller, desde a concepção, a mostra é aberta ao público e poderá ser visitada até o dia 31 de maio, no horário de funcionamento do shopping.

PALETA DE MONET

Detalhes de obras expostas no Shopping Mueller, uma paleta que reflete a sensibilidade com a qual Monet interpretou, com suas pinceladas, a delicadeza das flores que faziam parte do seu cenário cotidiano.

Monet nasceu em 1840 de uma família de classe média e, diferente dos pintores da época, que trabalhavam em seus ateliês, ele apreciava pintar em meio à natureza. Transformava sombras em tonalidades diferentes, optando por não retratar apenas a escuridão delas na imagem. Outra característica marcante de suas obras são as pinceladas rápidas e soltas, resultando em contornos pouco nítidos e sombras mais luminosas. As cores primárias, por sua vez, eram justapostas, no lugar das misturas de cores.

 

ONDE ESTÁ

Exposição Claude Monet

 Shopping Mueller (Piso L4 e passarela)

Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico, Curitiba 

Até 31 de maio

De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h

Entrada gratuita

Telefone: 41 3074-1000

Site: www.shoppingmueller.com.br