Coisas Novas

por Nereide Michel em 18/04/2022

O Festival de Curitiba retornou em alto estilo. Respirando normalidade, após dois anos afastado dos palcos devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, ele comemorou o seu 30º aniversário, transformando a capital paranaense em um imenso teatro. E na companhia de uma plateia ansiosa para se emocionar – e aplaudir muito – dramas e comédias, realidade e fantasia, desenrolados ao vivo diante dos seus olhos.  Sucesso de público e de crítica, resultado também de um detalhado cronograma para que nenhum item fosse negligenciado na “construção” dos seus múltiplos cenários. Entre esses estava o reservado para receber a imprensa e formadores de opinião que cumpriram a tarefa de levar, através de seus veículos de comunicação, o que se passou sob os holofotes e nos bastidores do evento.

Desde a última edição presencial do Festival de Curitiba, em 2019, o Hotel Mabu Business, localizado em frente à Praça Santos Andrade, passou a ser o QG do evento com espaço reservado ao trabalho da equipe de produção e comunicação e dos jornalistas credenciados para cobrir as suas atrações.

Daniel Sorrentino

A designer de interiores Jordana de Fraga assinou a transformação de uma suíte do hotel em um living com ambientação tematizada no trigésimo aniversário do Festival do Teatro. Um ousado projeto que com a proposta de ampliar o espaço e promover uma maior integração não hesitou em realizar algumas mudanças estruturais. Paredes foram removidas, o banheiro perdeu área, a iluminação foi redirecionada e o carpete retirado para dar lugar a um piso mais prático e seguro. 

Daniel Sorrentino

Com relação à inspiração, Jordana de Fraga buscou referências nas sensações proporcionadas pelo teatro. Daí a opção pelo vibrante laranja no primeiro ambiente do living, uma cor que estimula a criatividade, como em uma cortina que lembra as de teatro. O azul, que caracteriza a calma, outro sentimento que a arte desperta na plateia, foi utilizado na área sequencial e nela foi incluída uma obra que reproduz revoadas de pássaros, que também simbolizam a liberdade de expressão, do pensamento e do conhecimento. Trabalhos de Janete Mehl concretizaram a ideia de associar duas artes, o teatro e as artes plásticas, em um único espaço cultural.

Daniel Sorrentino

Os móveis foram escolhidos para facilitar o trabalho da imprensa: um amplo sofá em “L” foi destinado a entrevistas, poltronas em diferentes texturas e formatos e puffs foram imprescindíveis nas coletivas, uma mesa redonda serviu de suporte para anotações dos jornalistas. Um balanço redondo foi o preferido para as transmissões dos influenciadores digitais. Um amplo painel decorativo, com as capas dos Guias de Programação das três décadas do Festival de Curitiba, reavivou as lembranças de edições anteriores. As luminárias  lembraram spotlights de teatros e estúdios de televisão.

ELENCO

Living Festival 30 anos

Projeto Jordana Fraga Interior Design – (41) 99800-4243
AMX Mármore – Cuba – @amxmarmoraria – 0800 591-0713
Casa das Plantas – plantas e vasos @casadasplantascuritiba 3272 0565
Black Home Design – Móveis e Tapetes @blackhd_ – 99800 0470
Legno Decor – Piso e Rodapé @legnodecor – 98872 1121
Ruffino – Piso Vinilico @ruffinoacabamentos
Lunaluce Iluminação – trilhos e planos @lunaluceiluminacao
Sol Decor – Papéis de parede, painel decorativo, cortina e persianas @soldecoroficial – 99165 3355
Janete Mehl – Artista Plástica – @janetemehl – 41 99973 0640
Agradecimentos: Anna Kelly e Lisiane Freitas