Coisas Novas

por Nereide Michel em 08/07/2021

A opção por um ambiente neutro está relacionada à praticidade e à possibilidade de não ter que mexer nele por um longo tempo. Afinal, ao se fugir de cores, que são tendências em uma temporada, e evitar peças chamativas e impactantes em uma decoração, passam pelo sentimento de permanência, observável em muitos tipos de personalidade. Entre eles, os considerados “clássicos ou conservadores”. Mas, claro que esta proposta de estilo não  é isenta de charme, atrativo e identidade. O segredo está em saber equilibrar os tons escolhidos com acabamentos ousados ou pincelar cores vivas em certos pontos do espaço.  Na paleta deste conceito imperam o cinza, o preto, o branco e as variadas nuances de bege, como nestes dois projetos assinados pelos arquitetos Jayme Bernardo e Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, a dupla que comanda o escritório UNIC Arquitetura.

CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO

 Jayme Bernardo assina o apartamento decorado do Queen Victoria, lançamento da Construtora San Remo, localizado no Ecoville. Nele investiu nos tons neutros para valorizar uma ambientação contemporânea. Cores vivas foram escolhidas para iluminar o espaço. Contraste bem-vindo com o estilo arquitetônico do prédio que, como o nome define, segue as linhas clássicas das construções londrinas. Com um design sofisticado o projeto inclui inovações tecnológicas e preocupação com a sustentabilidade.

INDUSTRIAL E ACONCHEGANTE

O apartamento de um jovem casal curitibano se estende por 200 m² e para ambientá-lo as arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, do escritório UNIC Arquitetura, optaram por uma atmosfera industrial, pleno de referências urbanas. O contraste entre os tons madeirados, preto e branco garante equilíbrio e aconchego além de proporcionar destaque às obras de arte. A linguagem unificada ganha forma em um pórtico que percorre todo o living e ao conectar-se com o túnel em madeira no hall de entrada transforma-se em pano de fundo para a sala de estar e jantar. A ousadia do projeto transparece nos elementos desenhados pelo escritório como os cabos de aço que saem do rasgo de iluminação do pórtico e estruturam as prateleiras e o aparador branco.