Conecte-se

por Nereide Michel em 02/09/2020

O “fique em casa” – o novo normal nestes últimos meses quando o objetivo generalizado é evitar a propagação do novo coronavírus – se transformou também em oportunidade para se descobrir como é a nossa vida porta adentro. O conforto passou a ser prioridade em espaços que devem ser compartilhados com a família ou em ambientes reservados para atividades de trabalho ou de lazer.  A rotina, que agitava as agendas na fase pré-pandemia, ganhou um novo ritmo mas continua a integrar o cotidiano de adultos e crianças. Lançamentos no setor de móveis, decoração e eletrodomésticos, anotados nos últimos meses, caracterizam-se por oferecer bem-estar, que podem ser traduzidos por prevenção e segurança e, é claro, beleza ao lar, que tem que ser agora ainda mais doce e aconchegante.

O isolamento social teve como uma das suas consequências o incremento de tarefas desempenhadas no sistema home office. Mas cumprir expediente de casa não significa ficar livre das tensões que costumam acontecer no ambiente de trabalho. Pensando nisso, a Takasago, uma centenária empresa japonesa, presente em 26 países, especializada em aromas e fragrâncias, preparou uma lista com cinco fragrâncias que ajudam a relaxar e, por conseguinte, aumentam a produtividade ao estimular o bom humor e as funções cerebrais:

-Lavanda: as fragrâncias provenientes da lavanda são capazes de acalmar e equilibrar as emoções.  

-Baunilha: as notas de baunilha trazem conforto e relaxam mente e corpo.

-Grapefruit (Toranja): ácida e azeda com uma doçura latente, o aroma da fruta também apresenta benefícios para o corpo através de suas notas estimulantes e energizantes.

-Jasmim: a cheirosa flor de jasmim apresenta notas estimulantes e alivia os nervos.

-Rosa: o perfume da rosa inspira conexões, que podem ser importantes para quem deseja se manter criativo e desestressado.

Espalhar um delicioso e relaxante perfume pelos ambientes é a proposta de uma novidade da Osklen – perfeita para quem busca o refúgio em casa mas deixa livre o pensamento e a inspiração, como se eles estivessem ao sabor dos ventos. E Vento é justamente o nome deste aromatizador que sintetiza em sua fórmula a essência do lifestyle da marca de roupas e acessórios idealizada por Oskar Metsavaht.

Sentir-se bem acolhido – é tudo o que se deseja neste período em que a recomendação para o isolamento social torna-se importante para evitar a propagação da pandemia. A luz de uma vela cumpre bem esta aconchegante missão, além de estimular momentos de relaxamento e introspecção. A Glow Vibes, uma nova marca de cosméticos veganos, acaba de lançar uma vela com aroma de morango e framboesa que espalha paz e tranquilidade pelo ambiente. A embalagem é reutilizável – o vidro foi especialmente pensado para virar um vasinho ou um porta-lápis, por exemplo. Uma proposta de respeito ao meio ambiente e à sociedade, que a Glow Vibes completa com a compensação ambiental das embalagens por meio de logística reversa e destinando parte das vendas de todos os seus produtos a instituições de apoio à saúde e à proteção dos animais. 

Uma pequena chama e uma grande transformação em um ambiente – aconchego, conforto e tranquilidade se espalham pela sala. Esta é a principal missão das velas aromáticas, que serviu de motivação para as empresárias paulistas Karina Caraschesque, consultora em Marketing Digital e Fabiola Faggion, formada em artes visuais, lançarem as Velas Caggion. A proposta é despertar sentimentos positivos, importantes no atual momento de isolamento social – recomendado pela OMS para combater a Covid-19. E ela está presente na linha indicada para cada signo e nas opções que trazem baunilha, canela e menta entre os ingredientes.

Acondicionadas em um pote de vidro com tampa de vidro, as velas aromáticas artesanais Caggion são produzidas com cera mix de soja. A de baunilha potencializa a satisfação interior, acalma e harmoniza o ambiente. A de canela proporciona uma atmosfera afrodisíaca, ideal para apaixonados. A de menta é a sugestão para eliminar angústia e fortalecer a personalidade. 

Há quem já confirme que mesmo depois de passada a pandemia o home office vai continuar como opção de trabalho. As vantagens incluem desde a não necessidade de deslocamento até a empresa a um aumento de produtividade graças ao ambiente propício onde se cumpre o expediente. Por isso, o investimento agora em um escritório em casa é compensador diante das perspectivas futuras. Um item que não pode ser negligenciado neste espaço é a escolha correta da cadeira que precisa ser confortável e adaptada ao tipo de atividades exercido. Ela deve levar em conta o primeiro mandamento da boa postura: coluna ereta.

O modelo com regulagem é uma boa opção pois pode ser adaptado à  altura do ocupante em relação à mesa. Segundo Paulo Bonatelli, consultor técnico de produtos do FK Grupo, “o móvel precisa se adequar às diferentes posturas adotadas ao longo da jornada. Por isso, é essencial que tenha ajuste da altura do assento adequado em relação ao piso, um amortecedor a gás pressurizado ou outro sistema que permita o amortecimento. A cadeira também deve acompanhar os movimentos do usuário, como os modelos com rodízio de rodas duplas e de duplo giro. Além de braços com alturas reguláveis, materiais macios ao toque, encosto que se encaixe ao contorno lombar e apoio cervical.” 

Produto desenvolvido pela empresa japonesa Kokuyo, e trazida para o Brasil com exclusividade pelo FK Grupo, possui por baixo da superfície do assento um mecanismo de deslizamento que se move livremente em 360 graus e acompanha cada movimento sutil do corpo humano.

Para quem prefere um ambiente minimalista o modelo ergométrico Ayra, da F.Way, linha própria de cadeiras corporativas do FK Grupo, é uma excelente opção. Nele, o designer Christoph Jenni desenvolveu um móvel clean que encontra consonância com texturas e formas orgânicas. Os pés são em alumínio e contam com junções fluidas e mecanismos perfeitos.

Não se esqueça de lavar as mãos! A recomendação repetida – e nunca é demais que seja constantemente difundida – faz parte das medidas preventivas, propagadas pela Organização Mundial da Saúde, para prevenir o contágio pela Covid-19. Uma prática que pode ser facilitada com a opção de metais acionados por sensores e a um simples toque, que evitam o contato direto com as torneiras. A Deca selecionou alguns modelos do seu portfólio com estas características. Para a cozinha, as dicas são a Deca Click e o monocomando Deca Sense e para o banheiro, a praticidade da Level Senses e do monocomando LK.

Deca Click, prática e elegante, foi projetada para facilitar a higienização e o preparo de alimentos graças ao acionamento frontal. Uma funcionalidade que oferece maior mobilidade uma vez que a liberação do fluxo de água pode ser feita através de uma leve pressão, sem necessidade do uso das mãos.

O monocomando Deca Sense é outra dica de praticidade para a cozinha, o modelo apresenta sistema de acionamento on/off na bica. Com um simples toque do antebraço é possível ligar e desligar a torneira. A bica é móvel, com ducha removível e o controle de temperatura é realizado por comando independente.

 

 

A torneira para banheiro Level Senses é acionada por meio de sensores de aproximação, dispensa a necessidade de toque – basta aproximar as mãos em qualquer parte do metal.. Uma opção também interessante para ambientes de alta circulação, onde a higiene é ainda mais relevante.

O monocomando LK foi inspirado em elementos da natureza. O resultado é um design que contempla a sutileza de linhas orgânicas e o minimalismo das linhas retas. O acionamento, feito através do sistema Joy Stick,  na parte superior da bica, oferece conforto e praticidade na hora do uso – com ele é possível realizar o controle da vazão e a temperatura direcionando o comando, por exemplo, com o antebraço, sem necessidade do uso direto das mãos.

Eliminar bactérias dos ambientes é uma preocupação crescente do segmento de eletrodomésticos das principais marcas especializadas em utensílios domésticos. Em um estudo realizado em 2020 pela Euromonitor Internacional, empresa global de pesquisas de mercado, a tecnologia aliada a ações de bem-estar e sustentabilidade foram apontadas como tendências de consumo para os próximos anos. De acordo com a pesquisa Lifestyle Survey (2019), também da Euromonitor, há um aumento na demanda de tecnologias automatizadas para realizar tarefas domésticas. Dos entrevistados, 12% possuem ou têm acesso a dispositivos inteligentes e pelo menos um terço possui aparelhos inteligentes na lavanderia ou cozinha de sua casa. 

Diante do cenário apresentado pela pesquisa da Euromonitor, a LG EleEletronics do Brasil está focada no desenvolvimento de tecnologias que possam contribuir com a saúde dos consumidores. O objetivo é ampliar ainda mais o atendimento às demandas do consumidor relacionadas com a higiene.

A divisão de linha branca da LG inclui soluções associadas ao bem-estar aplicadas à divisão de linha branca –  geladeira, máquina de lavar, ar-condicionado, micro-ondas – como lavagem a vapor, ionizador, revestimento antibacteriano e filtros purificadores.

O inverno brasileiro, principalmente o da região sul do país, tem como uma de suas características principais a queda brusca de temperatura. Por isso, ter toalhas sempre quentinhas e secas no banheiro é um conforto bem-vindo nos dias em que o termômetro insiste em não subir para graus mais amenos.

Os toalheiros elétricos atualmente permitem, além de higienização e  uma secagem mais rápida das tolhas, o aquecimento do banheiro. Um benefício que possibilita a redução da proliferação das bactérias e fungos, além de evitar o mau cheiro “de roupa molhada”. Segundo esclarece Rennan Guilherme, consultor de vendas do Espaço Impermix, o toalheiro elétrico não necessita de adaptação elétrica na residência e pode ser instalado pelo próprio morador. Modelos em diversas opções de tamanho, cor e material possibilitam escolher aquele que mais combina com a decoração do banheiro. 

Conforto sintetiza a principal característica de um sofá – móvel essencial tanto em livings como em áreas externas. Da DonaFlor Mobília é o estofado Gael, assinado por Daniela Ferro, que reinterpreta a madeira ripada tipicamente associada ao mobiliário outdoor com perfis de madeira levemente arredondados, de onde surgem espessuras distintas e alternadas, que criam um ritmo visual inusitado. Com formato sutilmente desenhado, pranchas de madeira maciça são posicionadas sobre quadros vazados de perfil metálico, reforçando o arejamento da composição visual. Generosas almofadas de assento e encosto proporcionam conforto e acolhimento, ideais para a hora do descanso, que fica completo com almofadas de apoio.

E que tal uma poltrona de balanço? Nostalgia relaxante. Este modelo, Loop, faz parte da coleção da DonaFlor Mobília e foi desenvolvido pela designer Rejane Carvalho Leite. A peça traz o movimento das curvas, espaldar amplo e o conforto do estofamento. Brincando com linhas trançadas e paralelas – ora mais abertas, ora mais fechadas – a poltrona oportuniza momentos de descanso e contemplação. Afinal, faz parte da proposta da DonaFlor Mobília valorizar o trabalho manual e a cultura do artesanato uma vez que estes representam a desaceleração em prol do bem-estar.

A escolha de uma poltrona depende muito do tamanho do ambiente. Espaços amplos podem receber uma dupla de poltronas, mais discretas e perpendiculares ao sofá, e uma terceira peça, mais robusta, no lado oposto.  Poltronas reclináveis geralmente devem ser dispostas voltadas para uma televisão, deixando, assim, deixando o lazer em destaque. Caso a ideia seja criar um espaço onde a interação entre as pessoas seja o foco, as poltronas devem ser dispostas em frente ao sofá. Isso privilegia a conversa entre os convidados. Dicas de Gisele Leal, proprietária da Sierra Móveis Gabriel, para quem está pensando em dar uma nova composição aos móveis do living, como este cantinho que evidencia o conforto da dupla poltrona Polo e banqueta Squash, da coleção Legado, da marca.

Almofadas, nunca é demais espalhá-las pelos ambientes. São um convite a uma pausa para o relaxamento. A loja curitibana Cosy Home está com diversas opções da Missoni Home deste indispensável complemento da decoração e que podem se adaptar aos mais diversos estilos de sala ou quarto. 

Falando em repouso as mantas da Missoni Home para cama e sofá, com suas padronagens coloridas, contribuem para espalhar alto astral pela casa.

Um produto que pode ser usado dentro da piscina e em frente de uma lareira. Assim é a almofada Dumbo, que tem a assinatura de Paulo Camargo, designer especializado em tecidos, e produzida pela Treuni Interiores. Revestida com pelúcia super macia, o que a torna ideal para os dias de frio – pode virar um pufe ou um colchão no interior de casa – também é uma boa companhia nos dias mais quentes que convidam a um relaxante banho. Graças ao enchimento com isopor pérola de alta resistência se transforma em uma boia. 

Extremamente flexível, a Dumbo, dependendo da maneira como é posicionada, tem diversas opções de uso de uma relaxante sessão de ioga a um confortável assento.

Plantas  ajudam a purificar e a umedecer o ar possibilitando uma noite de horas bem dormidas. Constatação de Creuza de Fátima dos Santos, florista da curitibana Esalflores, que esclarece que, ao contrário do que muitos acreditam, “não há  objeções para a sua presença em quartos e inclusive existem espécies que podem auxiliar na qualidade do sono”. Lembrando também que cultivar plantas se transformou em hobbie para muitas pessoas que cumprem a risca a orientação das autoridades sanitárias de permanecer em casa para evitar a propagação do novo coronavírus. Segundo a especialista, estas são as plantas com propriedades para lhe desejar “uma boa noite, com bons sonhos”.

-Babosa:  pertence à categoria das suculentas, é conhecida pelo seu óleo repleto de vitaminas e nutrientes. Como purifica o ar é muito benéfica para espaços fechados. Para continuar saudável, ela necessita de regas esporádicas e de exposição diária ao sol.

-Samambaia americana: possui a característica de umidificador natural do ar. Adapta-se a locais de pouca ventilação desde que sejam bem iluminados. Gosta de umidade e precisa de regas frequentes.

-Lavanda: com propriedades relaxantes e tranquilizadoras, é umas das espécies mais indicadas para ambientes internos. Precisa ser exposta à luz natural pelo menos 6 horas por dia e ser regada apenas quando a terra estiver seca.

-Hera: reduz a quantidade de mofo no ar, por isso, consegue auxiliar muito na minimização de sintomas de alergias respiratórias. Adapta-se à meia sombra ou sol pleno. Regas de duas a três vezes por semana.

-Gérbera: consegue manter a liberação de oxigênio enquanto muitas plantas liberam uma quantidade maior de gás carbônico durante a noite. Ideal para ambientes de meia sombra com duas a três regas por semana.

-Crisântemo: tem a característica muito particular de purificar o ar e auxiliar na eliminação das substâncias do tabaco. O ideal é deixá-la perto da janela, pois precisa de luz direta. A rega deve ser feita preferencialmente no período da manhã, evitando molhar a folhagem, de duas a três vezes na semana dependendo do aspecto da terra, que deve sempre estar úmida.

-Espada de São Jorge: recomendadíssima para melhorar a qualidade do ar. Estas plantas são quase imortais e fáceis de cuidar. Estudos mostram que ajudam a prevenir a irritação nos olhos, problemas respiratórios e dores de cabeça.

A  jardinagem, sem dúvida, tornou-se uma das atividades mais procuradas para driblar o estresse e a ansiedade em tempos de isolamento social. Tem quem cuide de canteiros, mas também tem quem, por falta de espaço ou escolha, opte por manter plantas dentro de casa. Para atender a este segundo grupo a Japi lançou o seu primeiro vaso com pés, que é ideal para ambientes internos – ele mede apenas 39 centímetros. O Vaso Redondo Decore 33 une madeira e aço com armações de polietileno e está disponível nos acabamentos cimento, grafite e mármore. Os pés de madeira lhe conferem um charme extra, além de permitir a composição com plantas pendentes, como samambaias, jiboias, lambaris, ivys etc.