COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 19/07/2022

Uma das mais bem sucedidas opções de cardápio surgiu na cozinha de um inglês – John Montagu, the Earl of Sandwich (Conde de Sandwich, distrito de Kent) – como uma forma prática de alimentação uma vez que o nobre, fanático por jogo de cartas, não queria parar para almoçar ou jantar. A solução: porções de carne servidas entre duas fatias de pão torrado. A refeição ganhou a fama de ser rápida e… prática! Das primeiras receitas sem outra preocupação do que rechear o pão com queijo e presunto a pratos elaborados, até com toques de chefs du cuisine, o sanduíche agregou originalidade, criatividade e sofisticação à sua apresentação. Sem perder a praticidade jamais.

Henrique Ribeiro

Em Curitiba, entre dezenas de endereços dedicados ao hambúrger e carrinhos de cachorro-quente espalhados pela cidade, surgiu uma casa especializada em sanduíches preparados com falafel – a Sanduicheria Falaf.  O cliente monta o seu sanduíche com os ingredientes que mais gosta. Ele escolhe o recheio principal, os molhos à base de homus tradicional, babaganoush, pasta de tahine ou o homus especial do dia; as saladas (tomate, pepino, repolho, cebola roxa ou picles da casa); e os molhos de cobertura (chutney de manga, mostarda da casa, alho forte, coalhada com pimenta preta ou pesto da casa vegano). São ingredientes tão apetitosos que não falta quem ouse colocar todos eles no pão pita de fermentação natural. Para dar um toque picante, pode-se optar por uma das três intensidades de pimenta. O sanduíche também pode ser feito com berinjela frita ou misto de falafel e berinjela.

Entre os segredos revelados por Cristiane Ramos, sócia da Falaf ao lado de Alexandre Straube, da fórmula bem sucedida da prática delícia, estão o preparo do falafel a partir de uma misturinha que não leva fava mas um pouquinho  de feijão carioquinha bem triturado para lhe dar liga e o grão-de-bico hidratado e não cozido. No tempero vai salsinha, cebola, alho, páprica, cominho e pimentas. O bolinho é frito em óleo de algodão por imersão.

Sanduíche não existe sem pão. Mas isso não significa limitação para as receitas desta opção culinária. Afinal, do forno de cada padaria são dezenas ou centenas de tipos da ancestral mistura de farinha, água e ovos, personalizados em sua apresentação e sabor graças à criatividade de quem tem a mão na massa. Da linha Do Forno Australiano, da Wickbold, nasceu uma irresistível opção para um lanche em família: o Sanduíche Caprese com Molho Pesto.

Tradição e variedade, aliás. não faltam à Wickbold, que comemora 84 anos em 2022. Fundada em 1938 por Henrique Wickbold, imigrante de origem alemã, começou como uma pequena padaria localizada no Brooklin, em São Paulo – Padaria Brooklin. Hoje conta com fábricas em Diadema, Hortolândia, Rio de Janeiro e Guarapuava, no Paraná.

Sanduíche Caprese com Molho Pesto

Ingredientes: 

Fatias de pão Do Forno Australiano

Fatias de tomate 

Fatias de muçarela de búfala 

½ xícara (chá) de folhas de manjericão 

1 dente de alho descascado 

3 colheres (sopa) de queijo parmesão 

2 colheres (sopa) de nozes picadas 

¼ xícara (chá) de azeite 

Sal a gosto (se necessário) 

Pimenta-do-reino moída a gosto 

Modo de preparo: 

Em uma frigideira, grelhe as fatias de tomate e reserve. Toste as fatias de pão Do Forno Australiano e reserve.

 Molho pesto: no liquidificador, coloque o manjericão, o alho, o queijo parmesão, as nozes, o azeite e a pimenta-do-reino. Bata bem todos os ingredientes e ajuste o sal, caso seja necessário.

 Montagem: sobre uma fatia de pão, distribua um pouco do molho pesto e coloque fatias de tomates grelhados intercalando com as fatias de muçarela. Cubra com outra fatia tostada de pão Do Forno Australiano. Sirva com um pouco do molho pesto a parte. 

Para muitos adeptos do sanduíche é impossível dissociá-lo da maionese. Apesar das milhares de elaborações desse rei do fast food , o tradicional molho à base de ovos  é um dos seus acompanhamentos mais constantes. Observa-se, inclusive, uma evolução  na forma de apresentação e de preparo do produto – uma premiunização – que lhe acrescenta toques de requinte e sofisticação. A tradicional Hellmann’s, que surgiu no mercado em 1913 pelas mãos do seu criador, o imigrante alemão Richard Hellmann, por exemplo, está lançando a Hellmann´s Supreme. Segundo seu fabricante, ela se distingue “pelo sabor irresistível e pela cremosidade sem igual.”  A proposta é oferecer aos consumidores experiências ainda mais prazerosas na hora de saborear o lanche que vale por uma refeição.