Coisas Novas

por Nereide Michel em 08/09/2021

Uma inesperada situação gera reações e atitudes, não avaliadas anteriormente, diante da necessidade de adaptação a uma nova realidade. Este é o cenário que desafia pesquisadores de demandas do consumidor que, a partir do avanço da pandemia em 2020, teve que se isolar socialmente para evitar a propagação do novo coronavírus. Com a vacinação em massa as perspectivas de portas abertas para o comércio se ampliam com uma antevisão de uma breve volta à normalidade. Mas lições permanecem do “passar mais tempo em casa” e elas, sem dúvida, reforçam as chamadas tendências de mercado que direcionam os lançamentos nos mais diversos setores – moradias, moda, beleza.

 Reformas aguardadas e necessárias e a preocupação de deixar os ambientes mais práticos e confortáveis comandam a vontade dos moradores O setor moveleiro, por exemplo, que  já teve um crescimento no ano passado segue para uma alta  de 20% em 2021, segundo previsão da IEMI, consultoria que presta serviço para indústrias e entidades. De acordo com a FIEP os fatores que devem movimentar esta área são os novos hábitos de compra da geração nascida entre 1980 e 2000, o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias, a chegada da indústria 4.0 e o avanço do mercado chinês.

Já a Eucatex, que realiza pesquisas desde 2017, com o objetivo de mapear o mercado, identificou que houve um aumento na venda de imóveis novos, o que impacta positivamente nos segmentos de materiais de construções, móveis e eletrodomésticos. 

PARA ATRAIR O CONSUMIDOR

O resultado das pesquisas relacionadas ao comportamento do consumidor serviu de base para a Romanzza Curitiba formular quatro tendências que vão pautar as comprar no setor moveleiro.

1-Transformar a ida do consumidor à loja em experiência.

A pesquisa da Eucatex revelou que 50,3% das pessoas que compraram móveis em 2020 foram pessoalmente conhecer o produto. É necessário mostrar como o móvel vai atender às expectativas do cliente de uma forma criativa. 

2- O atendimento faz toda a diferença.

Para 50,2% das pessoas a forma de atendimento faz diferença na tomada de decisão. Isso reflete a necessidade de investir no treinamento da equipe de showroom e dar todo o suporte quando o consumidor busca uma solução moveleira.

3- A loja física ainda  é importante para a maioria dos consumidores.

De acordo com a pesquisa da Eucatex, 58% dos consumidores fazem compras de móveis somente em lojas físicas. Isso mostra a importância de ter ambientes comerciais adequados, com exposição de mobiliário prática e, se possível, interativa com exemplos de acabamentos e texturas, além de salas confortáveis para receber os clientes. 

4-As redes sociais influenciam no poder de compra.

Para uma geração cada vez mais conectada é essencial ter canais nas principais redes sociais – em especial no Instagram – atualizados e com atendimento direto ao público. As divulgações devem oferecer informações sobre o produto e a linguagem ser clara e acessível.

ONDE ESTÁ

A Romanzza Curitiba está na Avenida Sete de Setembro, 5969, Água Verde. A loja está com uma nova gestão, sob o comando de Fernando Matoso. Lembrando que a empresa, com sede em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, tem 30 anos de atividades no segmento de móveis planejados e estofados e assumiu em cartório o compromisso de deixar o cliente totalmente satisfeito com os seus produtos.