Coisas Novas

por Nereide Michel em 19/04/2022

A moda vai e volta e mesmo assim ela não deixa de ser “novidadeira”. Ao buscar referências no que já se usou a repaginada do que foi pinçado de anos ou décadas atrás é obrigatória. Afinal, a indústria têxtil apresenta inovações a cada temporada enquanto os produtos da área de beleza resultam de aprofundadas pesquisas em laboratórios tornando-se cada vez mais eficientes e abrangentes. Comportamentos e atitudes também ajudam a moldar o que era do passado ao perfil do consumidor contemporâneo.

Exemplos não faltam das tais de idas e vindas em tendências, um destes retornos está fazendo novamente a cabeça dos homens, segundo confirma Luiz Augusto Aguiar, barbeiro e embaixador da STMNT Grooming Goods, marca voltada aos cuidados dos cabelos masculinos. É o personalíssimo corte mohawk – também conhecido como moicano – que tem uma trajetória histórica para ser contada. Afinal, começou com os povos indígenas da América do Norte há mais de três séculos e durante as décadas de 1970 e 1980 foi adotado por uma fatia nada tradicional da juventude que se agrupou em torno do movimento punk. Nos anos dois mil ganhou os campos de futebol ao ser ostentado por ídolos como Neymar e Cristiano Ronaldo e, é claro, pelos seus fanáticos seguidores.

E eis que o moicano ressurge em 2022 – apontado por muitos como o ano da libertação depois de um longo período de isolamento social e de uso obrigatório da máscara por conta da pandemia do coronavírus – agora amparado por novidades em produtos para facilitar a manutenção do corte e deixá-lo impecável por mais tempo. Segundo o expert Luiz Augusto Aguiar, o  estilo na versão atual é mais discreto sem deixar de ser ousado e descolado podendo ser adaptado a todos os tipos de cabelos  – lisos, ondulados, cacheados e crespos – como na sua sugestão: um corte curto nas laterais com um moicano mais largo e grosso no topo, deixando essa parte bem volumosa. Uma proposta que pode ser combinada com a técnica de fade, seja baixo, médio ou alto, para criar um efeito degradê diferente.

A manutenção do corte é média, segundo o especialista. “É preciso voltar ao barbeiro a cada 20 dias, aproximadamente. Mas isso pode ser um ponto positivo se você troca constantemente de penteado”, salienta. Como as laterais do cabelo crescem rapidamente é possível fazer um corte americano ou um asa delta aparando o moicano.

Focada no perfil de clientes ousados e descolados – que define o estilo moicano – a STMNT Grooming Goods lançou uma linha para facilitar a manutenção de um corte que pede atenção constante e ao mesmo tempo pode receber toques para renovar o seu visual.

Pasta Mate (Matte Paste) dá um efeito super fosco, com textura de longa duração e fórmula não oleosa.

Cera em Pó (Wax Powder) aplica-se diretamente na raiz, ideal para dar uma mudada no visual. 

Pomada Fibrosa (Fiber Pomade) indicada para um look”desalinhado”, fórmula altamente flexível com fibras elásticas. 

Pomada Clássica (Classic Pomade) tem fixação flexível sem rigidez, brilho natural e fórmula à base de água.

Spray em Pó (Spray Powder) sua textura e aderência elevam instantaneamente a raiz dando mais volume ao moicano. 

BARBEAR SEM SACRIFÍCIO

Mesmo que a barba –  hábito com séculos de história – tenha se integrado ao visual masculino contemporâneo há homens que preferem o rosto liso e com a aparência de uma pele impecavelmente bem cuidada. Claro que tal preferência significa gastar minutos preciosos frente ao espelho para eliminar os pelos que, para eles, são indesejáveis. Pensando neste perfil de consumidor a tradicional Bozzano, marca que pertence ao Grupo Coty, indica três espumas de barbear cujos ingredientes foram pesquisados para transformar esta “obrigação” diária em um agradável momento: Pele Sensível, Hidratação e Refrescante. Afinal, a espuma de barbear tem a missão de facilitar o deslizar da lâmina ao amolecer os pelos e criar uma camada protetora que amenizam o atrito da lâmina com a pele.

A Pele Sensível atua em três etapas: amolece os pelos e prepara a pele; evita cortes e estimula a regeneração da epiderme facial. Sua textura firme e fácil de espalhar faz com que a lâmina deslize suavemente pelo rosto, evitando ressecamento e irritação, hidratando por até 24 horas.

A Hidratação proporciona uma espuma firme e fácil de espalhar, amolece os pelos, aumenta o deslize da lâmina, regenera a pele, além de recuperar sua hidratação natural.

A Refrescante amolece os pelos e facilita o deslizar da lâmina, além de eliminar bactérias, proporciona uma sensação única de limpeza evitando possíveis irritações na pele.

PRATICIDADE

Para o homem que “não tem tempo a perder”, a Redneck lançou um shampoo para ser usado cotidianamente e que é ideal para promover uma limpeza eficaz e profunda da barba, do bigode e da pele, higienizando os fios sem ressecá-los. Além disso, o produto realiza uma microesfoliação que auxilia na remoção de células mortas, desobstruindo os poros, evitando a inflamação dos pelos e removendo agentes poluentes que são depositados na pele durante o dia. A ação do Shampoo Rednek deve-se à presença de ativos como a Coco Betaína, que facilita a remoção de impurezas e oleosidade, e o Poliquatérnio 7, ingrediente condicionante que melhora a hidratação e facilita que os fios sejam penteados e desembaraçados.