COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 09/09/2021

Um dos mandamentos para se apreciar um prato é a escolha da bebida certa para combinar com os seus ingredientes, sejam eles simples ou sofisticados. Com a opção do delivery, uma das facilidades que para muita gente virou rotina em tempos de pandemia com a necessidade de evitar aglomeração, as refeições entregues em casa podem ganhar um toque especial se, por exemplo, estiverem acompanhadas do vinho adequado. E ele pode harmonizar com as mais diversas culinárias, da japonesa à italiana, e até com um apetitoso hambúrger.

Como orienta a especialista e educadora em vinhos, Andreia Berthault, também fundadora da escola de vinhos online Red Submarine, “existem muitas técnicas de harmonização e infinitas possibilidades. O que não se pode esquecer é que – além das considerações técnicas – é importante considerar também as preferências pessoais do consumidor. Acima de tudo, deve haver uma preocupação em proporcionar uma experiência agradável”.

PEÇA O PRATO E RESERVE O VINHO

Aqui estão três combinações ideais de vinho para transformar uma simples refeição em uma experiência especial, segundo Andreia Berthault. Sugestões para pratos que estão entre os mais pedidos nos aplicativos de delivery e que podem agregar um sabor que os diferencia da trivialidade.

CULINÁRIA ITALIANA

Prato: Spaghetti ao sugo

O Spaghetti ao sugo tem sabores mais intensos, peso médio (por conta da pouca quantidade de gordura) e uma acidez afiada que vem do molho de tomate.

O vinho ideal deve ser seco, com boa intensidade de aromas e corpo médio (para não haver sobreposição entre o vinho e o prato) e o mais importante: com uma acidez muito alta, já que a sua ausência na bebida vai fazer a do prato parecer sem graça. 

Sugestões: vinhos italianos tintos, principalmente os produzidos na região da Toscana com a uva Sangiovese e os fabricados na região do Piemonte com a uva Barbera. Os vinhos da Chardonnay são uma boa opção se a preferência for pelo vinho branco.

CULINÁRIA JAPONESA

Prato: Combinado de sushi

As grandes estrelas dos combinados de sushi são os peixes crus. Eles trazem sabores delicados e frescos que, normalmente, são complementados com um toque salino de molho shoyo.  O vinho para acompanhar o prato deve ser seco e leve, caso contrário, o seu sabor irá sobrepor aos do prato, e apresentar níveis muito baixos de tanino para evitar um gosto metálico no paladar.

Sugestões: vinhos fabricados com  uvas Sauvignon Blanc, Alvarinho, Pinot Grigio e espumantes brut ou nature. O Pinot Noir é indicado para quem não dispensa o tinto pois é leve e com poucos taninos.

SANDUÍCHE PREFERIDO

Prato: Hambúrger 

De todos os pratos, o hambúrger provavelmente é o #1 na lista dos mais pedidos em delivery. Eles são oferecidos nas mais variadas combinações de ingredientes, mas a versão tradicional de pão, carne, queijo mozzarella, alface, tomate com molho ketchup é uma boa opção para exemplificar a harmonização do sanduíche com vinho. A carne e o queijo conferem bastante gordura ao prato. Isso pede um acompanhante com mais estrutura, ou seja, com níveis consideráveis de taninos e acidez, caso contrário, o vinho não vai fazer frente ao peso do prato na boca. Além disso, o molho ketchup é levemente adocicado e, portanto, combina muito bem com os secos que possuem aromas e sabores de frutas mais maduras. Esses aromas e sabores deixam uma sensação de “doçura”, mesmo que o vinho seja seco no paladar.  

Sugestões:  vinhos fabricados com uvas Primitivo (chamada de Zinfandel, nos Estados Unidos), Cabernet Sauvignon e Syrah.

Colaboração: Red Submarine, escola digital de vinhos com a proposta de oferecer uma imersão no mundo dos vinhos de uma forma descontraída e jovial, mas sem perder a técnica.  A fundadora, Andreia Berthault, criou a plataforma com a intenção de criar uma comunidade de apreciadores da bebida ansiosos para aprender e compartilhar conhecimentos sobre o tema. Informações:  https://www.redsubmarine.com.br/

SAFRAS ESPECIALÍSSIMAS

Para os apreciadores de vinho a temporada 2021 está reservando lançamentos e premiações, que ampliam o interesse em degustar a milenar bebida seguindo cada um o seu ritual.

 

MEDALHA DE OURO

O 10 Vendemmie Limited Edition, da moderna e conceituada vinícola Tenuta Ulisse, recebeu a Medalha de Ouro no The WineHunter Awards of Merano Wine Festival 2021, na Itália, concedida pelo crítico italiano Luca Maroni e International Wine Show, da Nova Zelândia.  Elaborado 100% com uvas Montepulciano, as mais prestigiadas de Abruzzo, de 10 safras diferentes, o rótulo é resultado de um longo trabalho que busca personificar a verdadeira essência dos grandes vinhos do sul da Itália.

De coloração vermelho rubi intenso, o 10 Vendemmie Limited Edition é amadurecido 12 meses em barricas de carvalho francês. No olfato, é frutado, revelando notas de ameixa seca e cereja, respaldadas pelos toques de tabaco e pimentas escuras. Já no paladar, é encorpado e macio, com taninos finos e acidez balanceada, com final longo e delicado, apresentando cacau, café e baunilha. Por essas características, ele harmoniza com alcatra com molho de nozes, filé na manteiga e massa ao molho pesto.

O 10 Vendemmie Limited Edition pode ser encontrado na loja virtual da Domno Importadora.

RÓTULO PREMIADO

Com premiações em diversas competições, o La Trampa, elaborado em edição limitada pela vinícola chilena Casas Del Bosque, também é uma exclusividade da Domno Importadora, que faz parte do Grupo Famiglia Valduga, localizada na cidade gaúcha de Garibaldi. 

O vinho elaborado com Syrah 80%, Malbec 15% e Pinot Noir 5% selecionadas e colhidas manualmente, com evolução de 24 meses em barrica de carvalho, é o resultado da constante busca pela excelência, com o objetivo de interpretar o terroir e desenvolver um grande vinho de clima frio. Ele é produzido no Vale de Casablanca, região do Chile de origem granítica e elevada concentração de ferro, que influencia no metabolismo da videira, conferindo uma maturação lenta e generosa concentração de aromas. Os vinhedos possuem baixo rendimento, priorizando as variedades presentes nesse rótulo.

De coloração púrpura intenso e boa formação de lágrimas, La Trampa Casas Del Bosque apresenta diversas famílias aromáticas, com frutas negras evidentes desde o primeiro contato. Ao longo da degustação, nuances de azeitonas pretas e pimentas evidenciam a presença do Syrah na composição do corte. Elegantes notas de flores e frutos vermelhos preservam a identidade dos varietais Malbec e Pinot Noir, originando uma experiência complexa e completa.

No paladar, todos os elementos complementam-se. De corpo médio a alto, onde os taninos perfeitamente sedosos estão presentes devido ao longo estágio em barricas francesas. Com final longo, largo e com notória persistência, contudo, podendo evoluir por diversos anos em garrafa, esse rótulo harmoniza com risoto de parmesão, queijos maduros e cordeiro.

EDIÇÃO ULTRA LIMITADA

Em um leilão em 2000, no Napa Valley, uma garrafa Imperial de 6 litros de Screaming Eagle Cabernet Sauvignon 1992 foi vendida por US$ 500.000. Quando os vinhos alcançam centenas de milhares de dólares em leilões, em geral eles são europeus, raríssimos e extremamente antigos. O fato de um comprador de bolso abastado estar disposto a gastar meio milhão de dólares por um Cabernet Sauvignon de Napa Valley de 8 anos demonstra a importância do rótulo e de sua categoria. Fundada em 1986, a vinícola personifica a produção exclusiva de vinhos da região californiana, de edição ultra limitada – a safra anual é de apenas 500 caixas. Há uma lista interminável de espera no site da vinícola, que se estende por apenas 57 acres, para adquirir rótulos de altas cifras.

Screaming Eagle é um vinho com aromas que lembram creme de cassis e sabores de fruta. É envelhecido em barricas de carvalho francês 65% novas por 18 a 20 meses e engarrafado sem filtrar. No nariz, notas minerais e defumadas estão presentes. Encorpado, com taninos bem integrados, permite a guarda por cerca de 20 ou 30 anos logo após ser engarrafado.

No Brasil pode ser adquirido através do marketplace Winetrader, que tem a  proposta de formar uma comunidade de colecionadores e investidores de vinhos. O sócio da empresa, Paulo Oliveira, confirma o grande interesse dos consumidores pelo Screaming Eagle – o diamante tinto foi disponibilizado recentemente na plataforma digital ao custo de R$42.950. Contato:  www.winetrader.com.br 

 OS FRANCESES DE MENDOZA

 Brigitte e Philippe Subra são os proprietários da CarinaE Viñedos Y Bodega, situada em Maipú,  sub-região de Mendoza, na Argentina, uma das produtoras de vinho mais famosas no mundo principalmente pelos seus Malbec. O nome da vinícola faz referência  a uma constelação presente no hemisfério sul – a  astronomia é uma das paixões de Philippe Subra e Mendoza é conhecida como um excelente local de observação do céu.

O casal francês chegou em 1998 à Argentina quando Philippe assumiu a diretoria de uma multinacional francesa instalada no país, mas em 2003 começaram a concretizar o projeto da vinícola que recebeu na fase inicial a assessoria da equipe de Michel Rolland, enólogo francês e uma das figuras mais icônicas no mundo dos vinhos. O objetivo era que a produção apresentasse características singulares e de especial qualidade. Na CarinaE, existem três espécies de uvas cultivadas: Syrah, Malbec e Cabernet Sauvignon, que são utilizadas tanto em vinhos varietais quanto em blends (mistura).

 

“Os vinhos da CarinaE têm algumas características marcantes, como o fato de serem muito secos em boca. É possível notar a estrutura e, como são encorpados, isso lhes dá uma distinção que identifica facilmente sua origem”, destaca Jonas Martins, sommelier e gerente Comercial da MMV, que tem cinco novos rótulos da vinícola à disposição dos consumidores.

 Le Petit Ami é um 100% Malbec. Com um vermelho-rubi de média intensidade e toque de especiarias, fresco, seus aromas lembram frutas silvestres frescas, como groselha e moranguinho, além disso, explora o máximo do terroir do vinhedo.

O Harmonie e o Finca Deneza também são 100% Malbec. De um vermelho-rubi muito intenso, bem redondo em boca, aromas de frutas vermelhas e escuras, tem o amadeirado em destaque. O Finca Deneza é produzido com uvas de Perdriel (Lujan de Cuyo) e o Harmonie 50% das uvas cultivadas em Cruz de Piedra.

O Odile Cabernet Sauvignon, mesmo não passando por barris de carvalho, tem grande potencial de guarda e aromas frutados. Já o Harmonie Syrah, que envelhece através deste tradicional processo por um período de 12 meses, contém elevado potencial de guarda, nervoso em boca e com acidez e taninos muito altos e equilibrados. 

Os vinhos produzidos com blend de diferentes uvas trazem os nomes do casal como uma homenagem ao projeto familiar que é a CarinaE. O Cuvée Brigitte tem 55% Malbec, 36% Cabernet Sauvignon e 7% Syrah.  Frutos vermelhos e escuros, como cereja, ameixa, cassis, com final defumado, remetem ao nariz. O Cuvée Philippe, que usa 33% Cabernet Sauvignon, 34% Malbec e 33% Syrah, tem um tostado de madeira característico. O Prestige, que tem 27% Syrah, 9% Cabernet Sauvignon e 64% Malbec, é um vinho macio em boca com aromas trufados.

Jonas Martins recomenda a quem visitar a região de Maipú incluir no roteiro uma parada na vinícola CarinaE.  O casal Subra sempre recepciona os visitantes com um vinho e muitas histórias sobre suas aventuras como produtores em terras argentinas.

DAS COLINAS ITALIANAS

Uma das vinícolas de maior prestígio do Piemonte, Ca ‘Bianca chega ao Brasil com exclusividade da TodoVino. Ela foi fundada em 1952 na parte Alessandrina do Alto Monferrato, hoje parte da pequena cidade de Alice Bel Colle. O nome ca ‘Bianca é inspirado no nome da área local “al ca ‘bianchi”. A sede atual está localizada na Cascina Spagna, uma fazenda adquirida na década de 1980 com origens históricas da segunda década de 1600. A alta posição na colina é estratégica, pois possui o controle de todas as passagens em todo o vale.

Espumante e vinhos com a logo Ca ‘Bianca, fabricados na região em torno dos caves reconhecida pela alta qualidade de sua produção, já estão disponíveis aos clientes da TodoVino

-Asti Spumante Docg: branco e doce com 7,5% de teor alcoólico e visual amarelo palha com perlage fino e persistente. O aroma possui toque de damasco, flores brancas e sávia e o paladar é doce e leve, com acidez elevada, corpo cremoso e final adocicado. Harmoniza com panetone de frutas, doces de frutas secas e sobremesas à base de frutas.

-Barbera DÁsti Docg Superiore 2018: vinho tinto seco com teor alcoólico de 13,5%  e visual vermelho rubi intenso. O aroma conta com notas de frutas vermelhas maduras e toques de especiarias doces. O paladar tem acidez equilibrada e boa estrutura. Combina bem com carne vermelha cozida, confit com carne de caça e queijos de textura média.

-Barolo Docg 2016: vinho tinto seco com teor alcoólico de 14% e cor vermelho granada. Com aroma delicado, elegante com notas de frutas vermelhas maduras e especiarias. O paladar é encorpado, estruturado e com taninos aveludados. Harmoniza com carnes vermelhas na brasa, carnes de caça e polenta com ragu de ossobuco.

-Langhe Doc 2019: vinho tinto seco com 13,5% de teor alcoólico e visual vermelho rubi. Possui aroma de frutas vermelhas maduras, com notas de amora e toque floral de violetas. O paladar é estruturado, equilibrado, de presença marcante com taninos persistentes. Combina com carnes vermelhas, carnes de caça e queijos semiduros.

-Gavi Docg 2019: vinho branco seco com teor alcoólico de 12%, visual amarelo palha com reflexos esverdeados. O aroma é elegante com toques delicados de maçã, pêssego e notas florais. Já o paladar é leve, seco com alta acidez e final fresco. Harmoniza com aperitivos, risotos e pratos elaborados com frutos do mar e pescados. Além disso, também combina com biscoitos italianos de amêndoa Amaretto.

-Roero Arneis Docg 2019: vinho branco seco com 13% de teor alcoólico e visual amarelo palha claro com reflexos dourados brilhantes. Possui aroma intenso de flores de acácia evoluindo para aromas de pêssego e notas cítricas. O paladar é médio, seco, fresco com textura macia e acidez equilibrada no final. Harmoniza com aperitivos, ostras, massas com frutos do mar, torta de legumes e queijos.

-Moscato S´Asti Docg 2020: vinho branco doce com apenas 5% de teor alcoólico, tonalidade amarelo palha pálido, com um perlage fino e persistente. Aroma com notas florais e de frutas brancas. O paladar é doce, mas não enjoativo e com atraentes notas de mel. Combina com sobremesas com texturas cremosas, frutas secas e creme zabaglione.