Coisas Novas

por Nereide Michel em 13/09/2021

 5 de setembro tem um significado muito especial para a Natura. Dia dedicado à Amazônia, cenário de muitas descobertas para a marca de cosméticos que nasceu vocacionada para buscar na Natureza uma aliada para a formulação de seus produtos. As linhas de beleza, lançadas com a sua logo, integram obrigatoriamente o compromisso de proteger a fonte principal das suas matérias-primas. Ao mesmo tempo em que a empresa valoriza e divulga o trabalho realizado pelos moradores locais na coleta de sementes e outros insumos, que são a base de cremes, loções, shampoos, perfumes, que constituem o seu portifólio.

Carol Ribeiro, Liège e Andrea Alvares/ Foto: Marcos Naoki Suguio

Por isso, a Natura comemora a data com ações que se transformam em alerta para a necessidade premente de preservar a Amazônia, uma das maiores riquezas verdes do planeta e em constante perigo predatório. É importante celebrar a sua beleza exuberante mas é mais urgente destacar o papel que desempenha no equilíbrio do meio ambiente mundial. Com esta proposta foi promovido no dia 9 de setembro o painel “Guardiões da Floresta” com foco na sustentabilidade com transmissão no canal do Youtube da empresa para o Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Estados Unidos. Dele participaram profissionais de várias áreas que em uma troca de experiências individuais reforçaram o objetivo comum: defender a vida na floresta porque não existe futuro sem a Amazônia Viva. A modelo e apresentadora Carol Ribeiro mediou as participações de Liège, cantora paraense que lançou recentemente o álbum Ecdise; José Neto, indígena Kaeté, pertencente à Nação Tupinambá; João Queiroz, ilustrador natural de Rondônia, criador do projeto Amazofuturismo e Gian Piero Mubarak, empreendedor peruano, ecologista e influenciador pelo econegócio. Gisele Bündchen, embaixadora da causa Amazônia Viva e da marca Natura Ekos, também deu sua contribuição sobre o tema em um vídeo exclusivo.

Andrea Alvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade, contou sobre a atuação e projetos da Naura destacando que “ao longo de 20 anos estabelecemos canais de sociobiodiversidade, cadeias, parcerias com 7 mil famílias, são quase 28 mil pessoas conectadas a essa rede, além de investimentos expressivos na região. Em 10 anos, conseguimos ajudar a preservar 2 milhões de hectares de floresta. Mas ainda é insuficiente para o tamanho da Amazônia e para os desafios que estamos vendo ali. Se não criarmos uma cooperação e ampliarmos essa rede, não vamos conseguir reverter o cenário de degradação”, alertou.

Andrea Alvares. Foto: Marcos Naoki Saguio

Andrea também anunciou a expansão da atuação da Natura focando no impacto positivo cultural na região amazônica. Fruto de uma parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Pará (via Lei Semear), o investimento de R$ 3,3 milhões será distribuído em três frentes: Chamada Criativa da Amazônia, que apoiará projetos que resgatam a história, movimentam a cena contemporânea e projetam o futuro em diferentes regiões do estado; doação ao Fundo de Cultura do estado do Pará, que fomenta ações de formação e capacitação de agentes culturais, manutenção de atividades de base de instituições de formação e auxílios emergenciais para profissionais da cultura da região e a nova edição do Edital Natura Musical, direcionado a projetos artísticos envolvendo a música no Pará e na região Amazônica.

(O painel está disponível, na íntegra, no canal oficial da Natura no Youtube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=t6z18xIwrY0)

SUSTENTABILIDADE NOS FRASCOS

Do diversificado portifólio da Natura dois produtos, que ganharam destaque na temporada, atestam o compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente e a valorização de insumos, riquezas da Floresta Amazônica que assumem um importante papel socioeconômico quando exploradas de forma consciente e inclusiva.

O amazônico cumaru é o toque especial da fragrância Luna Confiante, desenvolvido pela perfumista exclusiva da Natura Verônica Kato, tendo como base o caminho olfativo Chypre da alta perfumaria internacional. Sofisticação e sensualidade definem a fórmula, que celebra a beleza e faz florescer a autoconfiança presente em cada mulher ao combinar o marcante musk com a potência amadeirada do patchouli e a semente brasileira cuidadosamente extraída por cooperativas parceiras na região da Floresta Amazônica. Entre elas, a Associação Vida Verde da Amazônia (AVIVE), que tem como objetivo promover uma alternativa econômica para a comunidade local por meio da extração sustentável de óleos vegetais aromáticos e outros produtos, usando tecnologias de baixo impacto e integração de ações de conservação.

Luna Confiante também inclui creme para o corpo com textura de rápida absorção que hidrata por até 48 horas e óleo corporal para uso no banho que realça o brilho natural da pele e a mantém nutrida.

O universo aquático e marinho é a inspiração para a marca Kaiak, desde seu lançamento em 1996. Desde então a Casa de Perfumaria do Brasil – Natura-  vem desenvolvendo fragrâncias com diferentes intensidades mas que compartilham o frescor da natureza e dos mares. Por isso, é natural que através dela a empresa impulsione ações para sensibilizar um olhar mais consciente sobre o impacto negativo do lixo que é lançado nas águas que banham o nosso litoral. 

No ano em que completa 25 anos, a marca reforça o seu compromisso com a natureza e com os oceanos e também inova a embalagem de sua primeira versão. No Kaiak Clássico os chamados “ombros”, a maior peça plástica da embalagem da fragrância, são fabricados agora em parte de plástico reciclado retirado do litoral brasileiro – iniciativa que começou em 2020 com o lançamento do perfume Kaiak Oceano, que também conta com até 50% dos “ombros” feitos com plástico reciclado. Além disso, o objetivo é também eliminar o plástico celofane de todas as suas embalagens, garantindo a retirada de um produto de uso único, não reciclável, que é descartado assim que ele é aberto – atualmente Kaiak Oceano já não possui o celofane.

Nesse ano de celebração, outra importante iniciativa da marca é expandir o projeto de limpeza de praias, iniciado em 2020, que retirou 300 sacos de 100 litros de resíduos da estação ecológica Juréria-Tatins, no litoral sul de São Paulo. Ainda em 2021, Kaiak planeja a limpeza de outras 25 praias, do nordeste ao sul do Brasil, em uma nova ação para conscientizar a população sobre o destino do seu lixo – e a repensar a nossa relação com ele.

Outro dado que traduz a preocupação de Kaiak com o meio ambiente: desde 2015, todos os frascos da linha são fabricados com até 30% de vidro reciclado. Em 2020, a marca foi responsável por economizar 583 toneladas de vidro, o que representa mais de 600 mil garrafas de vidro de 1 litro.