por Nereide Michel em 10/09/2024
MÚSICA DE CHICO BUARQUE
A orquestra do Projeto Cordas do Iguaçu e a cantora Julie Wein assumem o palco do Teatro Guairinha, na quinta-feira, 03 de outubro, às 20h30, para homenagear Chico Buarque de Holanda, um dos maiores nomes da música popular brasileira. No repertório, sucessos como “As Vitrines”, “Futuros Amantes” e “Folhetim”, “Quem Te Viu Quem Te Vê”, Apesar de Você, entre outros.
Cantora, compositora, pianista e neurocientista, Julie Wein foi premiada pela rádio MEC com a sua canção “Trânsito em Marte” e como Melhor Intérprete de MBP pelo Prêmio Profissionais da Música. Ela traz na bagagem o laureado álbum “Infinitos Encontros”. A sua ligação com o Guaíra é sentimental e familiar: Romildo Weingartner, pai de Julie, e Juliane Weingartner, madrasta, tocam na Orquestra Cordas do Iguaçu enquanto a mãe, a dançarina Rocio Infante, já se apresentou no palco do teatro.
O Projeto Cordas do Iguaçu foi criado pelo maestro José Maria Magalhães, membro da Orquestra Sinfônica do Estado do Paraná. Inspirado pelo apoio que recebeu durante sua formação, José Maria fundou o projeto em 2011 para ensinar música clássica a jovens em Tunas do Paraná, uma região com altos índices de violência e pobreza. Hoje, o projeto se expandiu para Curitiba, Balsa Nova e Araucária, oferecendo aulas de violino, viola e violoncelo a mais de 520 crianças e adolescentes. Alunos em situação de vulnerabilidade social recebem instrumentos doados e bolsas de estudo como forma de incentivo.
+INFOS
“CHICO BUARQUE 80 ANOS”
JULIE WEIN & CORDAS DO IGUAÇU
Teatro Guairinha
03 de outubro, 20h30
MÚSICA DO PARANÁ
“Trio D Favetti canta Lápis, Belarmino e Gabriela”. Este é o show que vai estar na Caixa Cultural Curitiba, nos dias 04, 05 e 06 de outubro, com entrada gratuita. O repertório destaca as obras desses três ícones da cultura paranaense e foi montado com a intenção de lhes prestar uma merecida homenagem. Segundo o cantor e violonista Guego Favetti, o espetáculo é uma mistura da alegria do Belarmino e Gabriela com as composições mais sofisticadas do Lápis.
No repertório, definido pelos irmãos Guego, violão e vocal, Tita e Titi Favetti, nos vocais, estão 16 músicas que representam o universo musical dos compositores Palminor Rodrigues Ferreira (Lápis) e Salvador Graciano (Nhô Belarmino). Entre elas, “Silêncio e paticumbá” (Lápis) e “As mocinhas da cidade” (Belarmino e Gabriela). O trio D Favetti, formado em 2004, com o objetivo de adaptar clássicos da MPB, vai estar acompanhado no show por André Ribas (acordeon), Maurício Godoy (baixo) e Danilo Nogueira, na percussão.
Além da parte musical, o espetáculo também conta com dois bonecos que caracterizam a saudosa dupla Belarmino e Gabriela, confeccionados pelos artistas Katia Piccolin e Luiz Oliveira, com o intuito de trazer a atmosfera dos circos e dos programas de rádio dos anos 1940/50. A manipulação dos bonecos estará nas mãos do ator e bonequeiro Luiz Oliveira e da cantora Dora Urban.
+INFOS
“TRIO D FAVETTI CANTA LÁPIS, BELARMINO E GABRIELA”
CAIXA Cultural Curitiba
Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Dias 04, 05 de outubro, sexta e sábado, às 20h e 06 de outubro, domingo, às 19h
Entrada gratuita. Distribuição de ingressos a partir de uma hora antes do início do show
Livre
Capacidade:125 lugares (2 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Libras com intérpretes da Acessa Produções.
Site Curitiba | CAIXA Cultural
(41) 4501-8722
Uma ação de conscientização ecológica, promovida pelos organizadores do espetáculo, vai distribuir 150 kits (confeccionados com material reciclável) de mudas de araucária, a árvore símbolo do Paraná.