por Nereide Michel em 02/12/2025
Dezembro é, sem dúvida, o mês mais festivo do ano. Curitiba, fiel às suas tradições, se enfeita, até com certa antecedência, para celebrar o Natal enquanto atrações, que alegram o Papai Noel e seus filhos de todas as idades, se espalham por diversos pontos, principalmente, os turísticos, com a missão de transformar a cidade num espetáculo de luzes e cores. No calendário cultural ganham destaque apresentações de corais e concertos com repertórios que traduzem o espírito de uma comemoração pautada pelo amor, carinho e afeto.
UM INÉDITO NATAL BRASILEIRO

Divulgação
O ineditismo pauta este ano um dos concertos de Natal mais prestigiados de Curitiba, o da Orquestra Infantojuvenil Alegro e Grande Coro, que acontece no dia 8 de dezembro, no Teatro Positivo. Um espetáculo que une música, literatura e memória afetiva, com patrocínio da Itaipu Binacional, marca a estreia mundial da obra “Natal Brasileiro”, conto musicado assinado pelo jovem compositor curitibano Mateus Brandão especialmente para a Alegro.
Inspirada no conto homônimo “Natal Brasileiro”, de Júlia Lopes de Almeida, a peça musical mergulha na riqueza simbólica do Natal celebrado nos lares do país, com suas tradições, simplicidade e afeto. O texto, publicado originalmente no início do século XX, resgata valores familiares e culturais que moldaram a identidade brasileira. A adaptação para orquestra busca traduzir, em sons, o calor humano e a poesia que a autora imprimiu em suas palavras. Com uma mistura de ritmos brasileiros, a obra passeia por essa data significativa para as famílias brasileiras mantendo os traços culturais do nosso país.
O protagonismo feminino será um dos destaques da apresentação. Além da homenagem à Júlia Lopes de Almeida, com a estreia do seu “Natal Brasileiro”, estarão em cena a soprano Renata Bueno e a atriz e cantora Helen Tormina, que vai personificar a autora do conto. Lembrando que Júlia Lopes de Almeida, uma das escritoras mais importantes e pioneiras da literatura brasileira, enfrentou barreiras e preconceitos – por exemplo, ela não foi aceita como membro da Ela distinguiu-se por abordar temas sociais em suas obras e pela defesa da presença feminina na arte e na educação.

Divulgação
A Associação Musical Alegro, fundada por Edward Matkin, atua com educação musical de excelência para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social desde 2016. Atualmente, a entidade trabalha com cerca de 450 jovens de Curitiba, Almirante Tamandaré e Lapa, no Paraná, Barbacena, em Minas Gerais, e São Paulo (SP). Além da Orquestra Infantojuvenil, o projeto também oferece aulas gratuitas de instrumentos, musicalização e canto coral. Desde 2023 funciona com toda sua estrutura, incluindo salas de aula e ensaio, nos espaços da UP Experience, que tem sob sua responsabilidade a gestão do Teatro Positivo e do Teatro UP Experience (TUX).
+ INFOS
CONCERTO “NATAL BRASILEIRO”
ORQUESTRA INFANTOJUVENIL ALEGRO E GRANDE CORO
Teatro Positivo
8 de dezembro, segunda-feira, 20 horas
Entrada gratuita
