Conecte-se

por Nereide Michel em 01/07/2021

Ter a Arquitetura como uma das formações profissionais nutre a inspiração de Mariah Salomão no desenvolvimento das coleções da sua marca NovoLouvre. No desenho das peças a funcionalidade parece fugir da prancheta para construir vestidos, saias, calças, casacos que, ao contrário do que se possa imaginar, se isentam da frieza urbana para vestir mulheres contemporâneas que não dispensam a feminilidade e o glamour. Curitibana, ela tem ateliê no Centro Histórico, de onde traça o rumo das suas criações. Sem despregar-se do cenário de origem. Concepções baseadas na arquitetura brutalista da  cidade e de um nostálgico footing pela Rua XV de Novembro, agora das Flores, pautaram lançamentos com a assinatura da estilista.

Para o Inverno 2021, Mariah Salomão se revela mais arquiteta do que nunca na coleção (im)permanência anthropogéografhie tematizada no Plano Agache, projeto urbanístico que desenhou em 1943 a Curitiba como se conhece hoje. Como define a diretora de criação da NovoLouvre “projetar uma cidade é construir o permanente para as impermanências humanas”. O foco então recai sobre as possibilidades do vestir motivadas pela impermanência dos atualmente vividos dias pandêmicos.

O xadrez e o exercício arquitetônico são os pontos centrais da coleção, que traz vestidos, casacos, tops, chapéus, além das bolsas em parceria com a designer Elyane Fiuza.

A INSPIRAÇÃO

Plano Agache (1940 a 1960)

A história formal do planejamento urbano da capital paranaense inicia em 1943 com o Plano Agache. O Plano Diretor de Urbanização de Curitiba, como também era conhecido, estabeleceu diretrizes e normas para ordenar o crescimento da cidade, com ênfase no tráfego e no zoneamento das funções urbanas. Centros especializados foram então definidos: Militar, no bairro Bacacheri; Esportivo, no bairro Tarumã; Abastecimento, no Mercado Municipal no Centro; Educação, Centro Politécnico; Industrial. bairro Rebouças e Administrativo, Centro Cívico, cuja construção foi iniciada em 1955. O objetivo era propor um crescimento radial para a cidade, estabelecendo princípios de circulação, interligando os diversos centros propostos. Por este motivo, o plano também era chamado de Plano das Avenidas.

ONDE ESTÁ

Showroom Alameda Prudente de Moraes, 1.282, Centro, Curitiba

Vendas on-line www.novolouvre.com.br