Linkultura

por Nereide Michel em 01/02/2021

 Mesmo sem os calorosos aplausos de uma plateia ao vivo o sucesso acompanha a iniciativa da Orquestra Sinfônica do Paraná de levar ao público apresentações virtuais de memoráveis concertos. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, que se estende há quase um ano, o “fique em casa e evite aglomerações” são recomendações prioritárias para evitar a sua propagação. Uma situação que deu à opção online uma dupla finalidade: manter em atividade os músicos e levar momentos prazerosos e relaxantes a quem segue, com consciência coletiva, as orientações da OMS- Organização Mundial da Saúde.

Rodrigo Ferrarini/ Divulgação

 Seguindo com a programação do projeto da série OSP Online- música para Tod@s – A História do Soldado, de Igor Stravinsky, está em cartaz nas redes sociais, sob a batuta do maestro Stefan Geiger à frente de apenas sete músicos – cumprindo o distanciamento social para orquestras – e com  o apoio e realização do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná. No palco do Teatro Guaíra, acompanham o desempenho do ator Rodrigo Ferrarini, segundo coreografia da bailarina Karin Chaves, na performance da obra do compositor russo. Concebida em 1918, após a devastação da Primeira Guerra Mundial, cpm o objetivo de proporcionar um pouco de alegria aos europeus, que estavam passando por problemas de saúde pública e dificuldades econômicas. O texto original de Charles-Ferdinand Ramuz, foi traduzido e adaptado por  Francisco Bley e Ana Rosa Tezza para a versão curitibana.

O ESPETÁCULO

Karin Chaves/Teatro Guaíra

A coreografia foi desenvolvida pela bailarina Karin Chaves, especialmente para o projeto e Rodrigo Ferrarini interpreta os três personagens da peça. Os músicos participantes são Ricardo Molter (violino – spalla), Augusto Andrade (contrabaixo),  Jairo Wilkens da Costa Sousa (clarineta/requinta – principal), Alex Sanchez da Silva (fagote),  André de Souza Pinto (trompete), Wellington Carlos Santos Miranda (trombone),  Leonardo Gorosito  no tímpano/percussão.

A História do Soldado está disponível nas redes sociais da Orquestra Sinfônica do Paraná até sexta-feira, dia 5 de fevereiro.  

Para assistir:

http://www.facebook.com/OrquestraSinfonicaDoParana

http://www.instagram.com/OrquestraSinfonicaDoParana

http://www.youtube.com/OrquestraSinfonicaDoParana  ou

https://www.youtube.com/watch?v=m-IQeboZRPg