Conecte-se

por Nereide Michel em 01/07/2021

socorro (ô) sm. 1. Ajuda ou assistência a alguém que se encontra em perigo, necessidade, etc. Interj. 2. Para pedir auxílio.

Com definição buscada em dicionário, mas sem necessidade de consulta na lidas da vida, a palavra socorro permeia a nova coleção de Alexandre Linhares e Thifany F., que unidos impulsionam o conceito da H-AL através de uma tripla e prazerosa atividade profissional – eles são artistas têxteis, performers e estilistas. Afinal, as roupas que recebem a etiqueta da marca não resultam apenas de tecidos e fios que dão forma a peças vestíveis – elas ganham existência própria além do corpo que vão cobrir ou descobrir. E que tal expressarem um sentimento de profunda solidão de quem sente que ficou “sem coração?”

Cris Scutti

A coleção “Socorro” é inspiração na inspiração da poeta curitibana Alice Ruiz, que não no tempo atual mas em algum contratempo de anos idos escreveu versos que hoje se configuram como contemporâneos –  diante da inesperada contingência que obrigou a isolamentos e distanciamentos.

ANTES DA ROUPA, O POEMA

“Socorro! alguém me dê um coração”

Socorro! eu não estou sentindo nada
nem medo, nem calor, nem fogo
não vai dar mais pra chorar
nem pra rir

Socorro! alguma alma, mesmo que penada
me empreste suas penas
já não sinto amor nem dor
já não sinto nada

Socorro! alguém me dê um coração
que esse já não bate nem apanha
por favor, uma emoção pequena
qualquer coisa que se sinta

tem tantos sentimentos
deve ter algum que sirva

Socorro! alguma rua que me dê sentido
em qualquer cruzamento,
acostamento, encruzilhada,
Socorro! eu já não sinto nada

DEPOIS DO POEMA, A ROUPA

Como definem Alexandre Linhares e Thifany F. a coleção “Socorro” é uma obra-manifesto cuja trama é transcriada através do bordado – a cada nova peça, surge um verso do poema de Alice Ruiz bordado e ressignificado para os dias de hoje. Nesta primeira parceria entre artistas – da moda e da palavra – H-AL veste uma das letras mais viscerais da poeta, composta em 1986, gravada e musicada por Arnaldo Antunes e lançada por Cássia Eller, Gal Costa, entre outros importantes nomes da MPB. Entre as vozes paranaenses, a canção ficou conhecida na interpretação de Rogéria Holtz.

Cris Scutti

A paixão de Alice Ruiz pela linguagem se repete na coleção têxtil da qual se destacam duas peças. De um lado, um colete conceitual com traços de alfaiataria. De outro, uma jaqueta corta-vento no tecido Vitra, cuja textura se assemelha ao papel. As duas peças de sobreposição, ambas com o bordado “Socorro!”, podem ser compreendidas ainda como uma forma de abraço. A poesia aquece.

Cris Scutti

A coleção “Socorro!” se desmembra em peças costuradas em tecido branco com sutil transparência sob bordado preto e vice-versa, cores que remetem às páginas de livros e à tinta impressa. Além das peças, Alexandre Linhares e Thifany F. abrem o ateliê para criação de itens personalizados para cada cliente, ou seja, é possível escolher o corte e o verso preferido do poema para que os artistas criem uma peça sob medida. “Nesta coleção, trazemos a leveza do território da poesia mais próxima ao corpo. O poema é tatuado na pele. Este olhar poético é a nossa ferramenta de enfrentamento para este momento sensível no qual estamos vivendo” explicam Alexandre e Thifany.

Cris Scutti

 “Socorro” é uma intervenção poética urbana num diálogo direto entre a moda, as artes cênicas, a literatura e a música, um dos traços essenciais da marca H-AL.

ONDE ESTÁ

Coleção “Socorro”, H-AL – Alexandre Linhares e Thifany F.

Venda online e atendimento presencial (com hora marcada) na loja da marca, que depois de um recesso caseiro volta a ter endereço físico – Rua São Francisco, 179, Centro, Curitiba

www.h-al.com

Além da coleção “Socorro!”, a H-AL está disponibilizando peças da linha “Casulo”, inspirada no nascimento de Narciso, o primeiro filho do de Alexandre e Thifany.