Conecte-se

por Nereide Michel em 30/04/2020

O conceito home office não é novidade. Trabalhar em casa – ou de casa – começou a ser uma possibilidade bem-vinda com o avanço da tecnologia que proporcionou contato direto e instantâneo através das mais diversas plataformas digitais. Uma opção que ganha cada vez mais adeptos diante de vantagens que oferece a começar pela economia de gastos empresariais e um considerável aumento de produtividade detectado entre os funcionários, que ao descartarem deslocamentos até o escritório, concentram energia e atenção às suas tarefas no conforto do lar.


Projeto Michele Krauspenhar | Foto Marcelo Stammer

Constatações como estas reforçaram nos últimos anos a tendência de se ter um “cantinho” de trabalho em casa, com todos os itens necessários ao bom desempenho profissional. Mas com um adendo: ele deve expressar o estilo do seu ocupante integrando-se à ambientação do local no qual será inserido.  O home office entrou no foco de arquitetos, designers e decoradores –  independente do espaço que ocupe, a prioridade é casar funcionalidade com soluções criativas que personalizem o ambiente.

Lembrando que em tempos de pandemia mundial – para a qual evitar aglomeração é a recomendação mais eficaz para prevenir a  propagação do novo coronavírus – a opção por trabalhar em casa reforça ainda mais a importância de se dar protagonismo ao escritório domiciliar.

PRATICIDADE E CONFORTO

Projeto Alessandra Gandolfi | Foto Marcelo Stammer

Para o bom desempenho profissional alguns requisitos são considerados de importância máxima na elaboração do projeto de um home office:

– Privacidade e tranquilidade proporcionadas por um ambiente que não fique na  rota das atividades domésticas.

– Iluminação natural ou artificial – melhor unindo as duas – deve obedecer a critérios técnicos tanto para evitar desconforto visual como para deixar o ambiente bonito, acolhedor e agradável.

– A tela do computador deve ficar na altura dos olhos, com as mãos e antebraços apoiados na mesa. Esta recomendação dos profissionais da saúde precisa ser levada em consideração na hora de escolha de móveis e acessórios para o ambiente de trabalho.

NADA DE MONOTONIA

Mesmo tendo a funcionalidade como objetivo principal o projeto de um home office pode e deve surpreender pelo seu estilo – determinado pela escolha  de materiais, texturas e cores que vão compor a ambientação do espaço.

Neste post, sugestões inspiradoras, assinadas por profissionais curitibanos, para quem está pensando em compartilhar endereço residencial com o comercial.

Projeto Ana Cris Avila | Foto Nenad Radovanovic

Projeto Valliatti & Patrão | Foto Divulgação

Projeto BE.Studio | Foto Marcelo Stammer

Projeto Daniela Barranco | Foto Gerson Lima

Projeto Talita Nogueira, em parceria com a loja Formighieri/ | Foto Divulgação

Projeto UNIC | Foto Eduardo Macarios

PRODUTIVIDADE

 Ficar sentado horas e horas sempre na mesma posição – daí a importância de adotar a postura correta – faz parte da execução de atividades principalmente em escritórios. Manter uma rotina de exercícios laborais, que ajude a alongar os braços, a coluna e as pernas, é indicação segura para evitar problemas físicos. Outra orientação é a escolha da cadeira certa para o desempenho de tarefas que, quase sempre, exigem foco constante na telinha de um computador.

Lançamentos da Tramontina apresentam, além da indispensável ergonomia, requisitos como funcionalidade e linhas atraentes. Afinal trabalhar em casa exige as mesmas condições de trabalho presentes em  uma empresa. A começar por uma ambientação que  estimule a produtividade e agrade aos olhos.

Vanda tem visual moderno e sofisticado. Ergonômica, conta com encosto alto. Nas cores vermelho, preto, amarelo e branco.

A cadeira Maja, com base 3D, pode se transformar em destaque na decoração. Sua produção a partir de um processo diferenciado, a injeção por canhão duplo, permite que ela seja bicolor. É ainda fabricada com materiais que garantem alta qualidade: o polipropileno, a madeira Tauarí e o aço com pintura eletrostática.

Jolie é feita em polipropileno, tem design clean com linhas curvas e base com rodízio. Nas versões com ou sem braços de apoio.