Linkultura

por Nereide Michel em 01/03/2021

Marketing pessoal, apesar de bastante difundido e totalmente aprovado como estratégia para alcançar o sucesso empresarial, ainda suscita muitas dúvidas. Como e quando adotar esta ferramenta para abrir portas, por exemplo, ao reconhecimento de talentos ou à capacidade de um profissional? Respostas podem ser encontradas no livro recém-lançado pelo especialista na matéria, o curitibano Adriano Tadeu Barbosa, “Marketing Pessoal (não) é para todos”. Editado pela Brazil Publishing, a obra é recomendada para todas as áreas e profissões e orienta o leitor na construção, de forma prática, de um plano que, na verdade, se alicerça na autodescoberta e inclui cinco passos: Objetivos; Pesquisa; Networking; Promoção e Atendimento.

A proposta do livro, segundo seu autor, é fazer entender a importância do Marketing Pessoal e, ao mesmo tempo, compreender que ele exige muito esforço, estratégia e conhecimento atualizados constantemente, sobretudo, no item networking. “As pessoas deixam de lado esta ferramenta e somente acionam quando precisam de alguma coisa. Isso é um grande erro, pois somos quem conhecemos e não somente o que sabemos”, esclarece Adriano Barbosa, que também tem formação em Mercado de Luxo. Um importante espaço na obra foi reservado para a criatividade, autoconhecimento e redes sociais.

Michelangelo Mármores do Brasil, Líder Interiores, DAXO Construtora, Loja 4 Elementos, Mendes Empreendimentos, Bontempo Móveis e Carlos Ferreirinha estão entre os apoiadores de “Marketing Pessoal (não) é para todos”.

SOBRE O AUTOR

Adriano Tadeu Barbosa, hoje referência no Brasil sobre Marketing Pessoal, desde 2010 se dedica à pesquisa e divulgação dessa especialidade, um caminho que começou a trilhar no último ano do curso de Administração em Minas Gerais e se concretizou na formatura do MBA em Comunicação e Marketing, em Curitiba. Para o trabalho final, ele formatou a  primeira empresa no Brasil especializada no assunto, a Ponto Pessoal. Ele criou e supervisionou cursos de marketing e empreendedorismo no Centro Europeu e de mercado de luxo, pelo ISAE/FGV em Paris. Por dez anos dedicou-se à gestão da Ponto Pessoal, primeiro portal, revista digital e escola de marketing pessoal do Brasil e Portugal. Hoje, é um profissional do pensamento e da prática, um comunicador que busca movimentos do Mercado de Luxo para fazer a diferença na sua especialidade – Marketing Pessoal.