Linkultura

por Nereide Michel em 21/03/2022

Um barquinho de papel navega pelo Paraná. Ele não precisa do mar para chegar aos seus destinos. Basta o sonho de uma menina chamada Maria que, através de sua imaginação, se descobre no meio das riquezas escondidas no fundo dos oceanos. Com esta inspiração o espetáculo  de dança contemporânea “A Maré de Maria” está encantando o público infantil de cidades como Arapongas, Paranavaí e Apucarana. Um visual lúdico repleto de bonecos coloridos, que interagem com a bailarina, espalham a magia pelo palco e prendem a atenção de uma privilegiada plateia composta por alunos de escolas públicas.

Para a diretora, coreógrafa e criadora do projeto, Eunice Oliveira, o Paraná tem uma certa carência por criações de dança voltadas ao público infantil, especialmente direcionadas à primeira infância. “Queremos levar o espetáculo aos municípios do estado por entender a importância de democratizar o acesso à cultura na região”, diz a artista.

Deborah Chibiaque

O espetáculo, colorido, alegre, poético e sensível, se passa no fundo do mar, onde a personagem principal viaja após navegar em um barquinho de papel. Para contar as aventuras da menina Maria neste mundo misterioso, animais marinhos aparecem em cena e são manipulados pela própria bailarina, Eunice Oliveira.

O projeto “A Maré de Maria” estreou em Curitiba em fevereiro de 2015, e agora volta aos palcos com produção da Bönisch Produções Culturais.  Aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná tem o apoio da Copel.

EM CARTAZ

Paranavaí: Casa da Cultura Carlos Drumond de Andrade, dia 23 de março, 16h

Apucarana: Cine Teatro Fênix, dias 26 e 27 de março, 16h