Coisas Novas

por Nereide Michel em 27/07/2020

Enquanto a ameaça do novo coronavírus estiver no ar o uso de máscara é obrigatório. Um hábito que ainda não tem prazo para ser deixado de lado. Uma proteção indispensável que pede também uma atenção maior com os cuidados diários voltados à parte do rosto que fica escondida – que agora fica mais vulnerável a irritações na pele e ao aparecimento de acnes e dermatites. Uma situação que preocupa dermatologistas como Luciana Garbelini, especialista em Cosmiatria, que orienta sobre o que fazer para evitar estes problemas. Anote as suas recomendações

1-Antes do uso da máscara

Evite o uso de maquiagem. Como as máscaras já dificultam a respiração da pele o problema pode se agravar se o rosto estiver coberto com base, pó compacto etc. Estes produtos em atrito com o tecido podem causar dermatite irritativa e o aumento de sudorese favorece o aparecimento de cravos e espinhas.

2-Durante o uso da máscara

Não dispense o uso de lipbalms e protetores labiais, dê preferência aos que contém óleos vegetais e vitaminas para hidratação prolongada, como  óleo de girassol e vitaminas A e E. Um cuidado que evitará que os lábios, que têm poucas glândulas sebáceas – estruturas responsáveis pela produção de oleosidade – sofram com ressecamentos.

-Depois do uso da máscara

Máscaras de proteção também podem obstruir os poros e desidratar a pele. Por isso, é importante manter uma rotina de hidratação. Uma dica: aplicar diariamente uma máscara de tratamento facial com propriedades calmantes. Versões com alantoína ajudam a estimular a renovação das células em poucos minutos. 

MÁSCARA APÓS A MÁSCARA

Uma campeã entre as recomendações de especialistas em beleza para manter ou recuperar a vitalidade do rosto é o uso de máscaras de tratamento facial. Lançamentos neste segmento destacam a evolução neste cuidado inclusive como complemento indispensável no ritual diário de limpeza e hidratação da pele.

Refrescante e calmante a máscara facial Ricca é um convite para relaxar enquanto a pele se beneficia de ingredientes que promovem a sua hidratação.

Máscara facial preenchedora é a novidade da  L´Oréal de Paris incluída no portfólio da linha Revitalift Hialurônico da marca. Lembrando que o ácido hialurônico tem sua produção natural reduzida a partir dos 25-30 anos e sua reposição é necessária para ajudar manter a pele hidratada e suave. O produto é enriquecido com ácido hialurônico puro e a máscara é confeccionada com tecido ultrafino, que tem excelente aderência ao rosto, entregando uma experiência sensorial única aliada a resultados rápidos e visíveis de hidratação e preenchimento em dez minutos.

A nova Máscara de Argila Rosa Mary Kay é multifuncional: promove a hidratação, limpeza, maciez e renovação para todos os tipos de pele. Graças à presença entre os seus ingredientes da argila rosa, que é rica em minerais, ajuda a remover as impurezas acumuladas no dia a dia, confere o toque aveludado de pétalas de flores e devolve o brilho natural ao rosto. Já o extrato de plumeria incluída na fórmula é o responsável pela sua ação antioxidante.

CUIDADO CONSTANTE

Os cuidados de beleza envolvendo o rosto devem estar presentes com ou sem a máscara – fora e dentro de casa. Se produtos que hidratam, nutrem e regeneram a pele já eram  indispensáveis antes da pandemia seu uso ganha um significado maior neste período de isolamento social. Eles podem se transformar em aliados contra o estresse. 

Eis uma dupla eficiente da Souvie para cuidar com delicadeza a pele do rosto driblando problemas, como irritação e dermatites, causados pelo uso constante da máscara: mousse para limpeza e creme noturno. Seguindo a recomendação dos dermatologistas a limpeza da pele deve ser feita antes e depois do uso da máscara de proteção. Daí a importância de se optar por produtos suaves e que não causem esfoliações – e nestes se incluem os cosméticos com formulações orgânicas.

Antes de dormir um cuidado que, sem dúvida. contribuirá para um Bom Dia mais bonito: o uso de um creme facial noturno que por concentrar um maior poder de hidratação vai deixar a pele mais revitalizada e nutrida.

 

 

A prática embalagem do protetor labial Ricca é um lembrete para ele estar sempre por perto. Os seus ingredientes são formulados para  possibilitar uma hidratação prolongada que forma uma barreira contra o ressecamento dos lábios.

OLHOS EM EVIDÊNCIA

Istock Photo

A delicada área dos olhos, que fica em evidência com o uso da máscara, é o foco de atenção da médica dermatologista Lígia Colucci. Afinal esta é a região da pele mais fina e sensível –  possui menos de 2mm de espessura – o que a torna alvo de um processo de envelhecimento precoce  devido a perda de gordura superficial e elasticidade. Por isso, a profissional alerta para a necessidade de higienização constante do rosto com sabonete específico para cada tipo de pele. Hidratar e reaplicar o filtro solar na região também não podem ser negligenciados. A maquiagem dos olhos – que muitas reforçam por eles estarem em evidência – deve ser retirada antes de dormir com produtos específicos.

Segundo observa Lígia Colucci com os olhos no foco das atenções aumenta o número de clientes  nos consultórios em busca de tratamentos para sinais de envelhecimento, como o famoso “pé de galinha”, as olheiras por estresse e bolsas abaixo dos olhos. Segundo ela, os procedimentos mais procurados são a aplicação de toxina botulínica A seguido dos preenchimentos com ácido hialurônico.. Há ainda outros procedimentos, que dependem da necessidade de cada paciente e de avaliação em consulta para serem realizados, como o ultrassom microfocado para ajudar na abertura ocular, estímulo de colágeno e associação com lasers.

Produtos de ponta são coadjuvantes eficazes na revitalização da delicada região dos olhos. Dos laboratórios Allergan Aesthetics é a linha Juvéderme, de uso exclusivo em consultórios, que inclui o Juvéderm Volite para hidratar e melhorar a elasticidade da pele com resultados duradouros de até 9 meses. Já para tratar olheiras, a indicação é o  Juvéderm Voluma, que ao ser associado ao Juvéderm Volift tem duplo efeito: estrutura e restaura o volume da área tratada. Por sua vez o Juvéderm Volbella tem a função de refinar a região sob cuidados médicos.