COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 11/08/2021

Teatime é uma tradição inglesa. Não se pode negar que o reino de Elizabeth II e seus ancestrais teve um papel importante na difusão dessa saudável e energizante bebida, mas conforme o hábito de degustá-la foi sendo adotado em outras paragens e culturas, a diversidade de sabores e benefícios também se tornou importante para ampliar o número dos seus adeptos. No Brasil, por exemplo, um levantamento da Europass Monitor registra que entre 2010 e 2019 o consumo per capita de chás cresceu 53%, uma cifra que, certamente, segue em alta diante de recomendações – como o “fique em casa” –  consideradas imprescindíveis para frear a propagação do novo Coronavírus. Uma situação que pede também ingredientes especiais na sua elaboração destinados a prevenir ansiedade, estresse ou desânimo, que podem surgir com a necessidade do isolamento social.

Um menu de chás selecionados como “boa companhia” – para quem busca uma conexão consigo mesmo e quer se proporcionar um momento único em meio às exigências atuais – é oferecido pela Herbarium, que desde 1985 especializou-se em pesquisar e desenvolver produtos de origem natural. São fórmulas desenvolvidas para relaxar, estimular ações e inspirar atitudes que cabem em uma simples xícara.

Accuratos, para conectar. Em latim, Accuratos, significa expressar-se. Ingredientes: chá branco (folhas e talos), laranja doce (casca dos frutos) e jasmim (flores). Suave, delicado e sofisticado, traz notas de suavidade e frescor associadas ao tom marcante da laranja doce e às notas delicadas do jasmim. Transforma o momento de degustação em uma experiência agradável e revigorante.

Amatorius, para inspirar. Em latim, Amatorius significa o que inspira amor. Ingredientes: chá misto de camomila, capim-cidreira, rosa silvestre, hibisco e laranja doce. A bebida é um misto de suavidade e requinte com notas doces e raras, fruto da união de delicadas flores. Ideal para ser consumido a dois ou entre pessoas especiais, suas notas remetem a sentimentos como carinho, amor e cumplicidade.

Aromata, para requintar. Em latim, Aromata significa especiarias. Ingredientes: chá misto de maçã e especiarias nobres. O blend é aromático com características frutais quentes e exóticas, resultado da composição que une a simplicidade da maçã com o requinte da canela do Ceilão, do cravo da Índia, do cardamomo, da noz moscada e da pimenta da Jamaica.

Euphoria, para motivar. Em latim, Euphoria significa euforia. Ingredientes: chá verde, limão e especiarias reais. É uma bebida de sabor intenso e pode ser preparada com água ou leite. Com sabor cítrico predominante, as especiarias reais deixam as notas exóticas e estimulantes. Ideal para ser consumido em dias mais frios, em especial no período da manhã ou final de tarde.

Laevis, para suavizar. Em latim, Laevis significa leve. Ingredientes: chá de boldo, carqueja, capim-cidreira, hortelã, funcho e camomila. A bebida é a união de ervas clássicas de notas adstringentes, com o toque especialmente doce dos capítulos florais de camomila. É indicada para ser consumida após as refeições.

Mollitia, para celebrar. Em latim, Mollitia significa delícia. Ingredientes: rosa silvestre, hibisco, maçã, camomila e morango. O chá mescla notas delicadas provenientes da rosa silvestre com notas refrescantes do hibisco e doces do morango. Pode ser servido quente ou gelado.

Quiette, para desligar. Em latim, Quiette significa com calma. Ingredientes: capim-limão, melissa, camomila, erva-doce, funcho, hortelã e maracujá. O chá é a união delicada do capim-limão e da erva-doce com o maracujá. Seu sabor leve e adocicado é ideal para momentos de relaxamento.