Conecte-se

por Nereide Michel em 08/08/2018

Reza a tradição que festa de polaco dura três dias. Com muita música, dança e mesa farta. Para comprovar que esta tradição está mais viva do que nunca começa nesta sexta-feira e vai até domingo a 2ª edição da PolskaFest. O evento acontece na Sociedade Cultural Abranches, em Curitiba, com o duplo objetivo de valorizar a rica cultura de um país com fortes laços afetivos com o Brasil e  iniciar as comemorações pelo sesquicentenário da imigração polonesa, que acontecerá em 2020. Celebração antecipada para durar dois anos! Afinal, o polonês gosta de festejar.

Lembrando que o Abranches é um bairro de grande concentração de poloneses e seus descendentes. Cenário onde ainda hoje é possível encontrar moradias típicas e manifestações de arte trazidas do país do carismático Papa João Paulo II.

ATRAÇÕES

O salão da Sociedade Cultural Abranches será palco de diversas atrações, como a exposição de artesanatos e fotografia promovida pela Casa da Cultura Polônia Brasil, apresentações de bandas e grupos folclóricos. Na parte gastronômica, haverá comidas típicas polonesas, de etnias convidadas, além de food trucks e cervejarias para agradar a todos os paladares.

DANÇA E MÚSICA

Grupo Folclórico Wawel

As principais atrações culturais ficam por conta das apresentações dos grupos folclóricos poloneses: Wawel (São José dos Pinhais), Junak (Curitiba), Hercílio (São Bento do Sul/ SC) e Karolinka (São Mateus do Sul). O público poderá acompanhar ainda shows com as bandas Os Gaideski, Coração Nativo, Miguel Taborda & Cia e Banda Alkimia. 

 MESA FARTA

O grande destaque do evento será o tradicional  pierogi, servido pela pierogueria Pierogi do Miro. O prato terá os seguintes recheios: ricota com batata, frango com batata, repolho com batata e batata com temperos. Para acompanhar, o público poderá escolher os molhos: Calabresa (cebola, linguiça, bacon em cubinhos refogados na manteiga), Branco Bechamel (molho à base de leite, cremoso e delicado) e  Champignon (molho à base de creme de leite com champignon refogado fresco).

As sugestões gastronômicas incluem ainda o Pirô na Batatinha, servindo  Batata em Cone, Aero Burguer, com opções de hambúrguer, e a Phoenix com diversos tipos de pasteis. A  Churros Divinos, de churros gourmet, garantirá a sobremesa enquanto na Cafeteria com Cucas estarão dez irresistíveis sabores. 
Na parte de bebidas, as atrações serão cervejarias de nome e sobrenome poloneses: Wensky Bier, DUM,  OAK Biere entre outras. O Cantinho da  Vodka ficará por conta da importada polonesa ZUBROWKA, aquela da graminha do bisão.

AULA SHOW COM PRATOS POLONESES

Uma das novidades desta edição da PolskaFest serão as duas aulas show com pratos típicos poloneses ministradas pelo Chef de Cozinha Diego Machalesky, de Joinville. Ele estará na festa sábado e domingo, às 14h30. Entre as receitas a serem ensinadas estão: Zapiekanka (sanduiche), Barszcz Burakowy (caldo de beterraba), Golabki (charuto de repolho), Kotlet schabowy (carne de porco), Placki ziemniaczane (panqueca de batata) e Zurek (sopa centeio). As aulas serão gratuitas e terão duração em média de 1h30. A proposta é difundir a culinária polonesa através de receitas fáceis e baratas.  

+ INFOS

2ª Edição da PolskaFest Curitiba 2018

Dia 10 de agosto: 17h até 23h.

Dias 11 e 12 de agosto: 11h às 23h.

Local: Sociedade Cultural Abranches, Rua Mateus Leme, 5932

Entrada gratuita.

Apoiadores: Casa da Cultura Polônia Brasil e Consulado Geral da Polônia.

Informações: (41)  3356-8039

aloeventos@aloeventos.com.br

www.facebook.com/polskafest

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net