Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 14/05/2020

Meias coloridas premiadas? O que pode causar uma certa surpresa, na verdade, é o reconhecimento da importância de um acessório de moda não apenas pela sua funcionalidade mas também como exemplo de modelo de negócio e de criatividade. Conquista da marca brasileira Slotyx, que com menos de três meses de atividade recebeu no dia 24 de abril um prêmio internacional, o de empreendedorismo do ano, The Scheinfeld New Venture Challenge, concedido pelo Santa Barbara City College, na Califórnia, e direcionado a estudantes e futuros empresários. Entre os critérios levados em consideração para a escolha do empreendimento vitorioso estavam o valor de mercado potencial, lucratividade esperada, valor do produto ou serviço, criatividade, necessidade dos consumidores satisfeita, pesquisa de mercado, além de viabilidade e conceito de negócios.

Uma vitória compartilhada entre o CEO da Slotyx, Fernando Vitali, seu sócio Samy Waintraub e parceiros e que abre portas para uma expansão dos negócios da marca focada em uma presença cada vez mais forte nos meios digitais. Os planos incluem ampliar participação em territórios estratégicos onde existe uma forte concorrência, como Rio, São Paulo e Curitiba, e depois partir para a conquista do mercado da moda americano.

PÉS PODEROSOS

Meias coloridas – elas já deixaram longe o tempo em que tinham apenas uma missão lúdica para cumprir entre os acessórios femininos e masculinos. Hoje elas frequentam os mais diferentes ambientes – inclusive o político. Dois exemplos: o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, conquistou o titulo de “político mais estiloso do mundo” ao não dispensar o seu par colorido mesmo em ocasiões formais. Nos Estados Unidos, em pleno olho do furacão da pandemia do coronavírus, o médico imunologista Anthony Faucci coleciona elogios pela sua elegância – e não é de agora. O motivo? Ele é louco por meias coloridas! Para se ter uma noção de sua importância, como divulgou a revista Veja, ele está no comando da força-tarefa de cientistas que assessora a Casa Branca na crise e está sempre à vontade para contradizer, quando necessário, os posicionamentos do presidente Donald Trump. Diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas é o consultor oficial da presidência norte-americana nas ações de combate a epidemias há 36 anos – já passou por seis governos.

ORIGEM DA TENDÊNCIA

Individualidade vem sendo associada à preferência de vestir os pés com meias coloridas, conforme indicou um artigo recente, no New York Times, que da crédito à difusão do seu uso na ala masculina aos empreendedores de tecnologia do Vale do Silício – pela inovação atrelada ao seu trabalho, sem dúvida, estes profissionais passam léguas de distância de padrões e fórmulas prontas incluindo o estilo de vestir.

Outro artigo no Elite Daily confirmou que homens e mulheres que usam meias coloridas e divertidas são mais empolgantes, autoconfiantes e se revelam como bem sucedidos. E como a ditadura da moda ganhou as páginas da história – de onde não saiu mais – vestir-se bem não precisa necessariamente deixar tudo combinadinho. Sapatos, bolsas, cintos, meias precisam apenas seguir o caminho do bom gosto como complementos de um look ignorando o atalho simplista das tonalidades iguais ou afins.

As meias coloridas têm origem também nos pés que afundam na neve. Em países de inverno rigoroso, como Suécia e Dinamarca, elas estão associadas ao “aconchego do lar” –  suas tonalidades vibrantes contrastam com o frio e o monocromático cenário que fica do lado de fora. Botas e calçados pesados são deixados na entrada e pés coloridos circulam à vontade pelos ambientes aquecidos.

EM PROL DO BICHO-PREGUIÇA

Uma das propostas da Slotyx é buscar um envolvimento com causas sensíveis como a da preservação de espécies ameaçadas que povoam as matas e florestas brasileiras. Como o bicho-preguiça, um animal que raramente desce ao chão e por passar praticamente a vida toda nas copas das árvores tornou-se uma vítima da devastação das áreas verdes. Hoje a espécie exclusiva da Amazônia está em risco de extinção. Sinal de perigo compartilhado pela marca que está lançando uma linha de meias inspirada no simpático bicho-preguiça justamente para alertar sobre esta triste situação. 

As meias coloridas da Slotyx ilustram este post. O produto pode ser adquirido via e-commerce www.slotyx.com.br