Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 09/07/2020

1-Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

2-Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação.

3-Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

4-Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

5-Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

6-Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

7-Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

O que estes princípios têm a ver com um brechó online? A resposta quem dá é Luanna Toniolo, que comanda a TROC, uma bem sucedida empresa de compra e venda de roupas, bolsas, sapatos e acessórios usados. São compromissos que já guiavam suas atividades, mas que agora ganharam o carimbo oficial de uma organização internacional.

Luanna Toniolo, CEO da TROC

Na verdade um reconhecimento pelos critérios adotados pela empresária para dinamizar um empreendimento cuja atividade está embasada em propostas que visam o bem-estar da coletividade. A circulação de produtos, que têm novas oportunidades de uso, contribui para evitar descartes que podem comprometer as boas condições do meio ambiente. Além disso, tal movimentação gera dividendos para a engrenagem da economia possibilitando a contratação de mão-de-obra feminina que passa a fazer parte do sistema produtivo do país.

Daí a importância da startup curitibana TROC ser incluída entre as empresas  signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEPs – Women’s Empowerment Principles) – ela integra agora o rol de 388 empreendimentos brasileiros que assumem publicamente o compromisso de promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino como prioritários em suas agendas.

TROC Blog

O público usuário da plataforma TROC é formado 95% de mulheres. Entre os funcionários que cuidam da operacionalização do e-commerce da marca, 80% são pessoas do sexo feminino. Elas estão desde o trabalho de curadoria das peças, no marketing, na administração, na logística e até, desde fevereiro deste ano, no comando. Uma atividade empresarial que gira em torno do universo feminino como destaca Luanna Toniolo ao apontar que o sucesso do brechó é consequência da força de consumo e sensibilidade de consumidoras que aderiram a valores como sustentabilidade e economia colaborativa.

+ INFOS

Os WEPs são um veículo primário para a entrega corporativa nas dimensões de igualdade de gênero da agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Ao ingressar na comunidade de WEPs, a/o CEO de cada empresa sinaliza o comprometimento com essa agenda nos níveis mais altos da empresa e em trabalhar em colaboração em redes multissetoriais para promover práticas de negócios que capacitam mulheres. Isso inclui remuneração igual por trabalho de igual valor, práticas de cadeia de suprimentos que atendam a gênero e tolerância zero a assédio sexual no local de trabalho. Tayná Leite é a consultora de Princípios para Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres no Brasil.