Linkultura

por Nereide Michel em 22/09/2020

A sensibilidade de professores do Colégio Positivo os levou a descobrir nas obras do pintor holandês Vicent Van Gogh uma maneira de passar, de forma criativa e lúdica, o conteúdo de suas matérias. Uma experiência bem-vinda pelos estudantes em tempos de pandemia quando o ensino online se tornou uma necessidade.

DA PLANTAÇÃO PARA A TELINHA

Diony Rodrigues é professor de Artes do Colégio Positivo – Master, em Ponta Grossa – e como seus colegas, se viu diante do desafio de transformar suas aulas presenciais em virtuais. Isolado no sítio da família para se proteger do novo coronavírus deparou-se com o “novo normal”: gravar conteúdo online para alunos do Ensino Médio.

Como fazer dispondo apenas de um celular e alguns livros? Ele se reinventou. Fez os alunos se sentirem no lugar de Van Gogh. Foi para o meio da plantação do sítio para fazer as suas primeiras gravações mostrando na prática a proposta do movimento realista europeu, que  valorizava o que não era aceito nas artes da época, como o cenário camponês. Pegou roupas e tintas velhas e se caracterizou, com muita fidelidade, de modo a representar um dos autorretratos do artista. E, assim, ele conseguiu um engajamento enorme dos alunos. “São aulas que eles vão lembrar lá no vestibular, ou lições que vão levar para a vida toda”, comenta o professor, feliz com o resultado que conseguiu com tão poucos recursos e com os quais ensinou inclusive empatia e pensamento crítico.

PERSONAGENS DA GRAMÁTICA

Andreza, que leciona Língua Portuguesa para turmas do 9º ano, no Colégio Positivo – Jardim Ambiental, em Curitiba, também descobriu nas artes uma motivação para suas aulas com temas como crase e análise sintática. Para atrair o interesse dos alunos de um jeito lúdico começou a se caracterizar de pintores, escritores e até um personagem infantil. Entre os seus figurinos, além de Van Gogh, estão Frida Kahlo, Afarin Sajedi, Fernando Pessoa e a engraçada Smurfet. A mágica produziu efeito: os alunos começaram a interagir mais, fazer o uso do microfone para perguntar, enfim, o ensino ficou mais dinâmico. E, é claro, a curiosidade ajudou a aprender. Todos queriam saber qual seria a sua próxima caracterização. E aguardavam com muita expectativa a próxima aula, às 8 horas da manhã!

MATEMÁTICA CÓSMICA

Se tem algo que os físicos do mundo todo demoraram anos para entender e comprovar é a mecânica dos fluídos, retratada em um dos quadros mais famosos de Van Gogh, “A Noite Estrelada”. Para uma websérie sobre mitos e verdades das Artes do Colégio Positivo, a professora Morgana Carvalho teve o desafio de explicar o assunto universitário avançado para os estudantes. Com três anos cursados de Engenharia Civil e formada em Artes, ela explicou aos alunos que Van Gogh teve diversos episódios de esquizofrenia e surtos psicóticos no fim da vida e que, possivelmente, foi em um desses surtos, observando o céu, que o artista holandês conseguiu retratar o movimento do cosmos exatamente do jeito que ele flui. Agora, a professora também trabalha com os autorretratos do artista na Educação Infantil e segue encantando crianças de todas as idades.