Conecte-se

por Nereide Michel em 13/06/2018

Tudo começou em 1994. A histórica Casa Gomm no Batel, onde hoje se encontra o shopping Pátio Batel, serviu de cenário para a primeira Casa Cor Paraná. Uma exposição elegante de decoração, na definição de Marina Messi, diretora do evento, que evoluiu para uma mostra onde convivem os lançamentos para compor espaços internos e externos e um prático roteiro de estilos para quem quer “se sentir em casa em sua casa”.

 A Casa Cor chega aos 25 anos seguindo os passos que marcaram as transformações do próprio conceito de moradia, comprovando que mais do que uma “sede” para a realização de uma mostra de ambientes, ela é uma “casa viva”. Por isso, nada mais adequado do que optar por este tema para a sua edição 2018: “ a casa  como um organismo vivo, o universo particular das famílias, resgatando a sua convivência. Uma homenagem ao morar  contemporâneo, a casa como habitat humano, o “meu universo particular”, um mini-cosmos.” 

ENTRE, A CASA É SUA!

Ocupando uma mansão térrea com espaçosos 2,2 mil m² de área construída em um terreno de 5,5 mil m², entre os bairros Vista Alegre e Pilarzinho, a “Casa Viva” conta com 42 ambientes, projetados para expressar o tema do evento segundo a percepção de arquitetos e decoradores.

MODERN HOUSE KARSTEN  por Mariana Paula Souza

O conceito contemporâneo de moradia está bem exemplificado nesta casa com 115 m²,  que segue a  proposta de ambientes integrados. Ocupando dois pisos, ela tem na madeira, que “aquece” o piso e algumas paredes, na transparência do vidro e no papel de parede no tom de concreto os protagonistas de um projeto leve e que conversa com a natureza. Obras de arte são da galeria Boiler e peças de design da Vitra.

 VARANDA por  Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhoul

Solução inteligente foi encontrada pela dupla de arquitetos para ocupar de forma atraente o espaço delimitado pela varanda que abraça a residência original. Uma linguagem única foi desenvolvida para as três faces do anexo, cada uma sugerindo um convite como à celebração, à contemplação e ao relax. Janelas e portas, que já constavam da construção, foram perfeitamente integradas ao projeto.

No mobiliário da Varanda, peças icônicas de Sérgio Rodrigues e Irmãos Campana e um quadro do curitibano Edilson Viriato valorizam a proposta.

LOUNGE BRASILIDADE por  Vania Toledo Martins

Um ambiente onde se respira a cultura do nosso país foi concebido para o lounge da Itaipu.  Paredes em taipa, fabricadas com bambu e barro amassado, biombo em imbuia com palha no padrão indígena, cores terrosas e plantas presentes nos lares brasileiros caracterizam a inspiração do espaço. Mas a surpreendente presença da art déco em luminárias e móveis, desenhados pelo escritório de Vania Martins, chamamo espaço para o presente.

 SUÍTE DE HÓSPEDES por  Alessandra Gandolfi


Um refúgio que acomoda conforto e inovação em um mesmo espaço. No quarto, a cama estofada em couro no tom de telha ganha o foco principal. O piso aplicado na parede segue o padrão espinha de peixe. Nas fotografias e telas, uma reconexão com a natureza. Armários  e prateleiras envidraçadas se transformam em vitrines de roupas e acessórios. A sala de banho, que pode ficar isolada do quarto graças a uma persiana automatizada, é uma caixa de mármore, material utilizado também na fabricação de um ousado banco de linha curvas.

LIVING por  Mauricio Pinheiro Lima e Carla Mattioli

 Para um ambiente essencialmente confortável, como deve ser um living, a proposta foi dar destaque especial à arte e ao design: o neon do artista Ale Mazzarolo, que confere um toque divertido convive com o banco em latão do designer Ronald Sasson. Outra isca de olhares é a iluminada estante-bar, de linhas geométricas, um divisor de ambientes que, aliás, se prolonga por três áreas.

QUARTO TEEN por Viviane Tabalipa

  Entre a infância e a adolescência, o ambiente segue o estilo montessoriano. As texturas naturais e os móveis como a cama-plataforma favorecem a brincadeira, o autoconhecimento e construção da personalidade. O visual é suave, com toques provençais, e fica mais interessante com o papel de parede com flamingos.

 SALA DE ALMOÇO  por Samara Barbosa

Geometrismo e minimalismo serviram de bússola ao projeto. A mesa oval favorece a convivência e as cadeiras foram substituídas por confortáveis poltronas e um sofá de linhas curvas. Tapete desenhado com exclusividade na Alemanha e nas paredes quadros da Soma Galeria.

GALERIA GOURMET COMPAGAS por  Ivan Wodzinsky

 Sala de jantar e uma cozinha-show compõem o espaço, onde uma ampla mesa convida à interação entre os convidados ou participantes de aulas de culinária que são ministradas no ambiente. As cores e texturas remetem ao brutalismo, enquanto detalhes em aço, dekton e espelhos representam o design sensitivo. A transparência da  luminária-instalação confere leveza ao conjunto.

LOUNGE A CÉU ABERTO por Denis Ricca

Nestes 330 m², os espaços foram integrados para favorecer a convivência entre os quatro elementos: o ar, nos balanços, o fogo, nas lareiras, a água, pela piscina de borda infinita e a terra pelo paisagismo que privilegiou plantas exóticas e cactos, verdadeiras esculturas da natureza.

 BISTROT & BAR por Eduardo Mourão

 Sofisticação, elegância e funcionalidade. Itens presentes no restaurante projetado pelo arquiteto, que criou ilhas de convivência compondo conjuntos de sofás, poltronas e mesas.  Painéis em madeira industrializada revestem as paredes e são valorizados pela iluminação, que também foi bem direcionada para as peças de arte, como esculturas francesas em bronze e quadros contemporâneos.

HOME OFFICE por Michele Krauspenhar

O ambiente foi projetado para favorecer a leitura e a concentração. A lâmina natural nogueira define a estante, cujo desenho é sublinhado pela iluminação de LEDs e dialoga com o mármore gris Armani. A mesa Trinta vem na companhia da cadeira giratória Mia e do pendente Pen, de Jader Almeida. A Poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, na cor azul, convida a relaxar.

HALL E TOILETTE SOCIAL por Maria Alice Crippa e Gustavo Assis

O desafio de ocupar  5 m² com dois ambientes foi vencido pela opção de um traçado elegante, superfícies limpas e volumetria pura. Mármore branco Paraná e madeira natural contrastam e valorizam o projeto. A luz natural invade o espaço graças a uma claraboia.

CAFÉ por  Gisela Miró e Rafael Carvalho

Um detalhe chama a atenção assim que se adentra ao espaço. A disposição do papel de parede que encobre o teto e parte da parede. Um elemento envolvente que torna acolhedor o ambiente onde se destacam uma bancada angulosa, a mesa compartilhada e a marcenaria minimalista. As cadeiras Renar são do designer Pedro Mendes.

 QUARTO DAS GÊMEAS por  Mariana Stockler e Carolina Posansk

 A luz do sol, que invade o ambiente, e a brisa, que circula pelo espaço, são presentes da natureza, proporcionados pelas amplas aberturas incluídas no projeto. No teto em madeira, “floresce” um delicado jardim suspenso.

 LAVABO por  Priscila Mileke e Laryssa Rocha

A pouca largura do espaço foi compensada pelo trabalho do arquiteto Rodrigo Ramon, que utilizou a técnica do grafite em três vidros sobrepostos. A circulação é privilegiada: o banco de madeira de reflorestamento é o único elemento solto no ambiente Materiais simples, como barras de ferro de construções civis, decoradas com flores e cascatas nas paredes, que aproveitam a captação de águas pluviais, transformam o lavabo em uma referência de originalidade e ousadia.

ARTE DE MORAR COM ARTE

Expressão de emoções e a manifestação de transformações, a arte ganhou destaque especial nesta edição comemorativa da Casa Cor Paraná. O objetivo de afinar o processo de composição de um ambiente com pinturas, esculturas e peças de design foi plenamente alcançado, graças à curadoria de arte do marchand gaúcho Cezar Prestes e a de arquitetura e design de Pedro Ariel Santa, diretor de conteúdo e relacionamento do evento.

Na maioria dos ambientes, a presença de uma ou mais obras de arte desempenha o papel de oferecer alguns minutos de contemplação diante da inspiração ou temática seguida pelo artista. A arte é viva, enquanto eterna, e empresta vida à casa que a recebe!

PRAÇA CASA COR PARANÁ por  Caroline R. Stratmann, Lorena Bannach e a  Vânia Diehl

O espaço personifica a interação entre ambientes e o público ao fazer uma releitura das tradicionais praças com coreto, foco dos principais acontecimentos de uma cidade. Ocupando aproximadamente  780m² inclui  área de estar da pérgula com lareira e espelho d’água, caminhos desenhados que convidam a passear, gazebo com balanços, inspirados nos balões da Capadócia, da Saccaro, e galeria de arte no teto. As esculturas têm a assinatura da artista plástica Bia Doria, de São Paulo, e Kevin Robinson, de Morretes, as fotos são de Viviane Sonestrahl de União da Vitoria e montagens lúdicas foram elaboradas por Lao Engenharia Sustentável e Planta Ideias de São Paulo.

HALL DE ENTRADA por  Yara Mendes

A arte dá as boas-vindas a quem chega através do envolvente e exclusivo papel de parede do artista plástico André Mendes. O impacto de detalhes metalizados, grandes arandelas e o corrimão, especialmente desenhado para o espaço, fazem esquecer as dimensões reduzidas do ambiente. Contraste interessante entre a poltrona em veludo e aparadores, com base em acrílico e espelho cristal.

 SUÍTE DO CASAL por  Jayme Bernardo, Glei Tomazi e Diogo Oliveira

  As transparências deixam clara a intenção de conectar os espaços. O quarto tem passagem livre para o closet, make-up, lavatórios e estar, em 80 m². A inspiração veio das famosas lojas de grife parisienses, que também forneceu elementos para a iluminação cênica, destacando o banco poligonal Dieedro, em laca azul, de Jayme Bernardo, assim como a mesa lateral Toy em mármore branco Paraná, com desenho do arquiteto e execução do artista plástico Alfi Vivern.

  COZINHA por  Flávia Bonet

 A moda foi uma das referências para o projeto: a cor característica da Hermès está presente na ilha destinada à refeição. Azul jeans, branco e rosa antigo completam a paleta do ambiente. A arte também está presente neste ambiente através de dois quadros assinados por Eleuthério Netto, que utilizou nas obras bordado em tecidos de antiquário e tampas de garrafas e latinhas

BANHEIRO TEEN por  Renata Fraidg e Nadya Badotti

 A inspiração veio da corte francesa para fazer sonhar – e que adolescente não sonha com o seu príncipe? – mas peças modernas, como as bancadas em madeira rústica e resina, conferem a harmonia entre o ontem e o hoje. Os espelhos acentuam a altura do pé direito. Uma imensa tela da artista Sila Lima tem tudo a ver com o ambiente: ela reaproveitou batons, esmaltes, sombras e bases na criação de sua obra. A temática abstrata contrasta com o luxo do lustre com cristais de quartzo brasileiro instalado sobre a banheira no estilo retrô. 

 SALA DE JANTAR por Janaina Macedo

 Uma homenagem ao design no ambiente assinado por Janaína Macedo. A começar pela mesa com quatro metros de comprimento e tampo em madeira de Pequiá, carbonizada e fabricada com a técnica ancestral japonesa shou sugi ban, que aumenta a proteção contra a umidade e insetos. É ladeada pelas cadeiras Oscar, de Sérgio Rodrigues. Nas paredes, couro e granito. O maxilustre tem  1,15m de diâmetro e é  em metal dourado.  Arte complementa o espaço com obras de impacto como uma tela de Siron Franco e uma escultura de Eleutherio Netto na qual ele utilizou madeira recolhida em rios e deu acabamento lápis- lazúli. Toque oriental no armário chinês, que serve de cristaleira e adega.

CIRCULAÇÃO por André Cabral e Flávia Mattar

Mais que um espaço destinado ao ir e vir, o ambiente Circulação, com 16m², é uma galeria de arte que destaca fotografias do carioca Betto Gatti, colagem de Osmar Chromiec e tela de Rony Bellinho. O banco Zoe de Ronald Sasson é mais um convite para permanecer no local e contemplar suas atrações.

 

 ÁLBUM DE RECORDAÇÕES

 Homenagens e celebrações marcam os 25 anos da Casa Cor Paraná, registradas para manter viva na memória o sucesso de manter sempre abertas as portas de casa.

  Viviane Loyola responsabilizou-se pela tarefa de projetar o Lounge 25 anos e resumir no ambiente composto por sala de jantar, área gourmet com estar e um lounge com vista para o jardim, o conceito de “Casa vVva” que permeia esta edição do evento.  Integração total  favorece a convivência em um  espaço 120 m², que recebe os jantares exclusivos da Casa Cor. Paredes revestidas em marcenaria contrastam com o mobiliário com tecidos claros e tons dourados.

Espumante não pode faltar em uma comemoração. E o tim-tim da Casa Cor tem o seu ambiente. A Espumanteria, assinada por Alexandre Weiss, Nelson Machado e Nara Moraes, com suas linhas retas e angulares fundem mobiliário, piso, parede e teto. Uma adega contemporânea. Também chama atenção o  jardim suspenso criado com garrafas da borbulhante bebida. A artista Sila Lima assina a pintura utilizando na composição espumante e vinho. Nada mais festivo!

 A Mels Brushes desenvolveu a essência Marina, assim batizada para homenagear Marina Nessi, que há 25 anos comanda a Casa Cor Paraná. 

 Mels Brusches, empresa especializada em fragrâncias para casa, ocupa a Loja da Casa, ambiente assinado por Gustavo Fraga, Jordana Fraga, Thiago Neia e João Victor Muraro. Nele, eles utilizaram uma técnica inovadora de construção sustentável, com padrão de edificação seca, sem utilização de água e com material totalmente reciclado. O lustre central, formado por 25 pendentes, também remete à celebração do aniversário do evento.

  O artista plástico Angelo Hasse  retratou Marina Nessi, diretora da Casa Cor Paraná, para homenageá-la pelos 25 anos no comando do evento.

 Duplo aniversário foi comemorado na exposição 25 anos da Casa Cor Paraná no Shopping Müeller, que neste ano celebra 35 anos. O espaço, assinado pela decoradora Walkiria Nossol, ocupou 120 metros quadrados e destacou imagens dos projetos mais marcantes da história do evento.

PARA VISITAR

A Casa Cor Paraná 2018 fica aberta até o dia 1º de julho, de terça a sexta-feira das 15h às 21h e aos sábados e feriados, das 13h às 21h e aos domingos das 13h às 19h.

Endereço: Rua Sergio Pereira da Silva, 10, Pilarzinho, Curitiba.

 

 

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net