Conecte-se

por Nereide Michel em 07/11/2018

Quem não guarda na memória aquele almoço com dia especial que tem entre os ingredientes uma boa dose de carinho de vovó? E quem não tem vontade de voltar a se deliciar com um daqueles segredinhos de forno e fogão – ainda tão presentes nas nossas lembranças? Foi com esta inspiração que o casal de empreendedores, Juba Akel, chef du cuisine, e Gustavo Munhoz da Rocha Guimarães, investiu em um restaurante com características originais e que “fala” muito com as tradições culinárias curitibanas.

Inaugurado no dia 30 de outubro, em um aprazível espaço no Alto da XV, o Flora Cozinha Familiar já tem no nome um resumo dos seus objetivos. A Flora que ostenta a fachada e o cardápio da casa é uma das personalidades mais importantes da história social e política do Paraná. Ex-primeira dama do estado – foi casada com Bento Munhoz da Rocha, governador de 1951 a 1955 –  foi escritora, Imortal da Academia Paranaense de Letras, criou a Legião Brasileira de Assistência e, sem dúvida, era uma anfitriã de mão cheia. Em um dos muitos jantares elegantes que ofereceu em sua casa, um prato chamou a atenção: o Camarão à Martha Rocha, quando recebeu a eterna Miss Brasil em sua residência. Ainda hoje os seus descendentes se orgulham de contar que a saborosa receita foi assinada por Dona Flora. Entre estes, o seu neto, Gustavo Munhoz da Rocha Guimarães. Portanto, méritos totais na escolha do nome do novo restaurante.

Flora Munhoz da Rocha, inspiradora do “Flora”.

Aliás, avós inspiradoras não faltam ao casal de empreendedores. Afinal, são dos seus livros e cadernos que Juba Akel “rouba, com carinho” atrativos irresistíveis para compor o buffet do Flora Cozinha Familiar. Por exemplo, vêm de suas raízes árabes e portuguesas, o quibe e suas variações, o Bacalhau com Natas e a Ambrosia. Neles, temperos “cheios de saudades” das avós Maria de Lourdes Sabbag Akel, Neuza Cesário Pereira e a Vó Armia do álbum de família da chef.  E, com um importante adendo – qualquer cliente que tenha vontade de se deliciar novamente com uma receita que faz parte de suas boas lembranças é só sugerir que Juba inclui nas sugestões da casa.

ONDE ESTÁ

Restaurante Flora Cozinha Familiar

Rua Amintas de Barros, 1050, Alto da XV, Curitiba

Pratos servidos em louças delicadas  – do “guarda-comida” da vovó” – compõem o buffet a quilo  (R$ 4,50/100g), que atende de segunda a sexta das 11h30 às 14h30.

Espaço compartilhado com o Bar ZéPelin, que assume o comando da casa nas noites de quarta a domingo.  Aos sábados as duas propostas se encontram no almoço. Afinal, este é o dia consagrado à tradicional feijoada, preparada pela equipe do Flora e embalada pela música ao vivo da turma do bar.

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net