Coisas Novas

por Nereide Michel em 18/08/2022

O ruivo é um dos tons mais desejados pelas mulheres que buscam incrementar personalidade e ousadia ao visual. No inverno, a procura pela cor aumenta uma vez que ele pertence à cartela dos quentes e ganha aliados em produções que focam roupas e acessórios mais impactantes. A cada temporada são lançadas novas opções desta tonalidade – as que estão mais presentes no cabelos são o acobreado, o caramelo e o doce de leite. Mas tem aquela cor que está ganhando a preferência das brasileiras. Qual será?

Ruivo Acobreado
@amaliacarvalhohair.

A resposta está na pesquisa realizada pela Tudo pra Cabelo, hub de conteúdo da Unilever, baseada em busca de palavras-chaves no Google e ela confirma que o acobreado assume a liderança. No último ano, ele foi digitado, em média, cerca de 134 mil vezes, ao mês. E em seguida, veio o ruivo natural, procurado pelas brasileiras 29 mil vezes. Na terceira colocação, surgiu a versão doce de leite, com 15 mil. 

Ruivo Nude @brunoenchanted/modelo: @su.suzana

 Greta Rincon, hairstylist do Cabtudo de São Paulo, que usa o visagismo como uma das técnicas para sugerir diferentes cores, confirma que o acobreado é muito popular por  transmitir luz e vibração de cor. Enquanto os ruivos mais naturais e o doce de leite são menos vibrantes, mas em contrapartida são mais fáceis de combinar com peles mais morenas sendo ideais para quem não quer carregar no cobre. Segundo sugere a expert, para dar mais naturalidade ao look recomenda-se iluminar os fios com uma balayage leve.

Ruivo Mogno.
@brunoenchanted

O caramelo é considerado discreto e a sua procura no Google aumentou em 666% nos últimos três meses. Já o  ruivo mogno registrou um crescimento de 511% no mesmo período.  Enquanto o  laranjinha, um derivado do mais conhecido ruivo laranja, também se mostra como um favorito da atualidade. 

Ruivo Laranjinha
@_limacintia

 Segundo recomenda Greta Rincon, “além da nutrição e hidratação, extremamente importantes para manter o pigmento no fio e deixá-lo brilhante, no retoque de raiz sempre é preciso tonalizar o comprimento e pontas por conta do desbotamento natural da cor, com cuidado para não ter acúmulo de pigmento e sem danificar o fio. Em casa,  sempre indico produtos específicos para cabelos coloridos ou com pigmento mínimo para não mudar o tom”.

TODOS OS TONS NO TOM DESEJADO

Tons de ruivo mais popular no Brasil.

QUANDO EXISTE DÚVIDA…

Sendo uma cor que pede atenção redobrada para preservar a nuance desejada, o ruivo ainda suscita muitas dúvidas com relação à sua conservação e hidratação. Carlos Correa, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahogany, esclarece possíveis inseguranças que envolvem a opção por esta tonalidade:

-Independente da coloração, quando se se passa por um processo de tintura permanente, especialmente quando se há a necessidade de uma descoloração prévia, é possível que o fio tenha a sua estrutura comprometida. O que não significa que ela ficará danificada. É importante seguir uma rotina de cuidados intensa antes e após a tintura. Antes mesmo da realização do procedimento, deve-se  optar por tratamentos para fortalecer a fibra capilar.

– O pigmento vermelho é menor do que o de outras tonalidades, por isso, sai dos fios com mais facilidade. Para conservar os fios brilhantes e com a intensidade da cor, pelo máximo de tempo possível, o segredo é diminuir a frequência de lavagem e  priorizar produtos com fórmulas que tenham ação antioxidante e filtro UV, que vão proteger a cor, tanto da oxidação natural, quanto da ação do sol.

– O tom dos fios é o fator determinante para se avaliar a necessidade de remover o pigmento natural. Para quem possui um cabelo mais claro, como o loiro, consegue chegar a um tom de ruivo sem aplicar a descoloração. Isso se aplica somente para cabelos não tingidos, pois tinta não clareia tinta, em caso de tingimento anterior é  preciso retirar a tonalidade presente com pó descolorante.

–  As moléculas de nuances como preto e ruivo, por exemplo, são maiores, o que dificulta a sua remoção. Pode parecer contraditório o ruivo ser um tom que desbota com mais facilidade e, ao mesmo temo, ser mais difícil de ser removido. Isso acontece por que a coloração penetra na estrutura capilar, se fixa muito bem e deixa resíduos que complicam a sua retirada.

A orientação do especialista Carlos Correa é pensar bem antes de apostar na mudança de visual, já que para alterá-lo novamente será necessário passar por um delicado processo de descoloração que pode impactar na qualidade dos fios.

DICA DE TRATAMENTO

 Para manter os fios ruivos saudáveis e brilhantes, a Máscara Repair, da Mahogany, é uma prática recomendação. O produto trata os danos mais profundos reestruturando intensivamente as fibras capilares, através da penetração de ativos diretamente na cutícula do fio, restaurando desde o córtex capilar, até a camada mais externa. Ao mesmo tempo forma um filme que protege a sua superfície. Fórmula rica em ingredientes de alto poder de hidratação e reparo, atua na reposição da massa capilar, fortalece e aumenta a resistência do fio, prevenindo a quebra e a formação de pontas duplas. Protege o cabelo contra danos térmicos, químicos, ambientais e mecânicos. Ação antipoluição evita a deposição de resíduos ambientais nos fios, tornando-os mais luminosos enquanto mantém e realça a cor. A indicação é usar o produto por aproximadamente 2 ou 3 vezes na semana.