por Nereide Michel em 18/08/2022
Objetivos de alcançar metas propostas por organismos internacionais e ONGS para evitar a deterioração do meio ambiente e contribuir para reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, desacelerando assim os riscos de um aquecimento global, já são prioridades no lançamento de produtos nos mais diversos segmentos, como moda e beleza. Marcas de relógio assumiram em suas mais recentes coleções esta importante missão. Acessórios indispensáveis aliam funcionalidade, beleza e envolvimento com as bandeiras ecológicas e ganham o pulso do consumidor consciente da premência em adotar tal engajamento.
A coleção de relógios Biomas, lançada no final de julho pela Vivara, inspira-se na Amazônia e embute o compromisso de medir, reduzir e compensar as emissões de CO2. Carbono Zero em três linhas – Tapete Verde, Boto Rosa e Rio Amazonas – que celebram o maior de seis biomas brasileiros.
Em parceria com a Carbonext, empresa pioneira no mercado de créditos de carbono no Brasil e que atua na proteção da Floresta Amazônica desde 2010, a Vivara calculou as emissões de gases do efeito estufa (GEE) da linha de relógios Biomas, referente a primeira coleção inspirada na Amazônia. O cálculo da pegada de carbono na avaliação de ciclo de vida da linha de relógios inclui desde a extração da matéria-prima, processo produtivo e distribuição dos relógios. Além disso, a joalheria se comprometeu a compensar as emissões com créditos de carbono de projetos REDD+ desenvolvidos pela Carbonext, comprovando seu empenho em auxiliar na preservação da floresta amazônica e comunidades que vivem no local.
TAPETE VERDE
Modelo inspirado na visão que se tem sobre a Floresta Amazônica – um tapete verde. O relógio traz um mostrador trabalhado na técnica Guilloche, fazendo referência ao visual aéreo da região. Outro ícone deste bioma é o Rio Amazonas, que nasce justamente no cruzamento dos rios Negro e Solimões, representados pelos ponteiros, em cores singulares, de hora e minuto. As indicações luminosas nos ponteiros e marcações de horas, em um tom levemente rosado, lembram o boto cor de rosa, animal símbolo deste bioma. Pulseiras disponíveis em aço inox e couro marrom, com certificação LWG.
BOTO ROSA
O boto rosa, animal símbolo do Bioma Amazônia, está na origem desse modelo. Segundo a lenda, em noites de lua cheia, ele se transforma em um lindo homem que seduz as mulheres e as leva para dentro do rio, fazendo com que desapareçam. O ícone dos rios ainda permanece nos ponteiros do relógio, e às 6h, a função de Fases da Lua faz referência à lenda do boto. A cor cinza do mostrador homenageia a cor do animal ainda jovem. Pulseiras disponíveis em aço inox e couro preto, com certificação LWG.
RIO AMAZONAS
O movimento das águas dos rios Negro, Solimões e Amazonas transparece neste modelo que traz as indicações luminosas nos ponteiros e marcações de horas, em um tom levemente rosado, fazendo uma homenagem ao animal símbolo deste bioma – o boto cor de rosa. Pulseira disponível em aço inox.
PARCEIRO DO MAR
Comprometida com o futuro do planeta, a Skagen – marca de relógios escandinavos e que no Brasil faz parte do Grupo Orient – aliou-se à Save The Waves Coalition, organização global sem fins lucrativos que colabora com diversas entidades dedicadas a proteger o ecossistema do surf. A proposta é criar ações por meio do seu principal programa ‘’World Surfing Reserve e Surf’’. A parceria tem como objetivos aumentar a conscientização e fornecer ferramentas para que as pessoas ajam e se direcionem cada vez mais para um mundo mais sustentável.
Os novos relógios sustentáveis da Skagen possuem três opções de cores – azul, preto e marrom – e matéria-prima premium de segunda vida, isto é, vem de resíduos plásticos reciclados do oceano. O modelo possui mecanismo solar – solução que reforça o compromisso sustentável da marca – e caixa e pulseira feitas a partir de uma combinação de plástico 100% oceânico com fibras para reforço