por Nereide Michel em 30/08/2022
Pacata e charmosa, Morretes, aos pés da Serra do Mar, é um atrativo para curitibanos nos finais de semana e parada obrigatória para turistas em visita ao Paraná. A cidade, uma das mais tradicionais do estado, contudo, assume ares de agitada modernidade ao servir de cenário para eventos culturais, como o Festival de Blues, que aconteceu em junho, e os próximos LENDAA e FLIMO – Festa Literária de Morretes -, agendados para os primeiros dias de setembro.
ENCONTRO COM OS LIVROS

Crédito: Gloriosa
Encontros, discussões e experiências culturais contextualizam a FLIMO – Festa Literária de Morretes – que acontece de 1º a 4 de setembro e está na 3ª edição, a segunda presencial, uma vez que anteriormente, devido à pandemia do novo Coronavírus, o evento foi realizado de forma virtual. Na programação estão oficinas, espetáculos e ações de incentivo à leitura, tanto para o público adulto como infantil.
A inspiração desta edição da FLIMO é a floresta, que envolve a cidade, fonte de vida e de caminho com foco no futuro da sociedade. Para Ana Hupfer, diretora do projeto, “é inevitável pensar nas conexões necessárias entre as pessoas e a natureza – tendo Morretes como cenário do evento – para repensar nossa presença nesse planeta. Nossa vontade é, após esse período tão difícil de pandemia, abrir espaço de construção de uma esperança ativa no futuro”.
Para os debates, o projeto trará autoras como Alice Ruiz, Jarid Arraes, Mariana Ianeli e Juliana Kerexu, entre outros nomes. Na programação artística, atrações como os shows com Janine Mathias, baile de fandango com o Grupo Mandicuera e espetáculos com os grupos Ás de Paus, Antropofocus e Baquetá.
PARA AS CRIANÇAS

Crédito: Gloriosa
“Orelha” denomina a programação infantil da FLIMO e inclui quatro dias de programação ocupando a Praça dos Imigrantes e o seu coreto, à beira do Rio Nhundiaquara, com oficinas, ateliê gráfico, biblioteca livre, apresentações de teatro e música, contação de histórias e muita brincadeira. Também será lançado o livro criado pelas crianças que integraram o Lab Escuta, realizado em julho. Na ocasião, o grupo participou de diferentes experiências artísticas, que culminaram na produção de uma história, agora editada. O Lab também gerou uma exposição multimídia que tomará conta de Morretes na forma de intervenções fotográficas e depoimentos dos participantes do projeto sobre a vida, a literatura e seus olhares sobre o futuro.
TEXTOS AUTORAIS

Crédito: Gloriosa
Outra ação importante do projeto foi a chamada para textos autorais, que recebeu mais de 210 inscrições, sendo oito selecionadas para a produção de uma série de áudio-ficção para as infâncias. Elas foram adaptadas e dirigidas pelo diretor, dramaturgo e roteirista Dimis, e gravadas em formato de podcast com a equipe artística da sua produtora, a Bife Seco — produtora da série em podcast “País do Futuro 2024”, com mais de 30 mil ouvintes em 33 países. A série “Literatura ao pé da Orelha” será disponibilizada gratuitamente em todas as plataformas de áudio. O objetivo dessa iniciativa é expandir as fronteiras de tempo do evento, mantendo viva uma rede de artistas e criativos do Paraná e do Brasil em torno da literatura para a criança.
+INFOS
3 ªedição FLIMO – Festa Literária de Morretes
1º a 4 de setembro
Morretes, Paraná
Realização: Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná; e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo
Patrocínio Master: Copel – Pura Energia
Patrocínio: Petrobras e Havan.
Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Morretes; Instituto Mirtillo Trombini e Morretes Convention & Visitors Bureau.
Realização: Gloriosa Produção Cultural, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
Classificação: livre
Mesas e parte da programação com acompanhamento de intérprete de Libras
Programação no site www.flimo.com.br
Contato: flimofestival@gmail.com
A NATUREZA COMO PARCEIRA

Libélula Fotografia
No dia 3 de setembro, as belezas de Morretes vão ganhar uma trilha sonora: a primeira edição do LENDAA, evento de música eletrônica com foco na vertente Organic House. A ideia é propor uma conexão completa entre música, liberdade, criatividade, arte, moda e Natureza.
O festival estreia com uma infraestrutura inédita a menos de 70 quilômetros de Curitiba, com mais de 5 mil m², em uma reserva natural com mais de 400 hectares de Mata Atlântica preservada, propondo uma reconexão do público com a Natureza em um cenário de celebração e contemplação.

Santuário Nhundiaquara
O Santuário Nhundiaquara, aos pés do Marumbi, que compõe o complexo da Serra do Mar, é um espaço mágico e impactante, que inclui uma grande e elegante oca, junto a uma ilha repleta de charme e mistérios. Paisagens que vão rodear o público, conforme destaca Malu Cornelsen, diretora da Planeta Brasil Entretenimento, produtora responsável pelo LENDAA e por outros grandes eventos de música eletrônica, entre eles, o Warung Day Festival, a TribalTech e o CarnaVibe. Ela destaca também o amanhecer no local, marcado por cores e elementos, que vão encantar os participantes do evento, que vai até as 8 horas.
O LENDAA terá como headliner o DJ russo Gorje Hewek, um integrante do renomado “All Day All Dream”, projeto que mantém uma linha de som com traços melódicos fluentes e orgânicos. “Nossa seleção de artistas apresenta tudo aquilo que projetamos para o LENDAA: talentos alinhados com nossa proposta de uma experiência musical energética. Tudo isso potencializado por uma natureza deslumbrante”, comenta Malu.
Outro grande destaque do festival ficará por conta do curitibano Bertoldi, músico multi-instrumentista que conquistou o cenário nacional com seu projeto de Live Act de música eletrônica. O produtor possui som de bases fortes e progressões hipnóticas, mas seu potencial criativo vem com o handpan, um instrumento de metal onde cada parte tocada traz uma sonoridade diferente. Completam o lineup os artistas Rodrigo Laffertt (Chile), Wesley Razzi, Hoo, Scabeni e QRZ & Trentini.
+INFOS
LENDAA
3 de setembro, das 20h às 8h
Santuário Nhundiaquara (Estrada das Prainhas, KM 2), na cidade de Morretes (PR), a menos de 70 quilômetros de Curitiba.
Ingressos disponíveis na plataforma Cheers (https://cheersticket.com.br).
Perfil oficial do festival no Instagram (@seja.lendaa).