por Nereide Michel em 16/09/2022
Uma casa crochetada com muito carinho para receber quem aprecia as artes – principalmente as que nascem das habilidades manuais – está de portas abertas das 8h às 19 h, na Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa, e lá ficará até 8 de outubro. Um refúgio em meio à agitação de todos os dias tramado com muitas memórias afetivas.

Divulgação
O projeto Casa de Todos, idealizado pela artista visual Leila Alberti, com apoio curatorial de Carolina Paulowski, é uma instalação em formato de casa, coberta por peças de crochê confeccionadas por artistas e pelo coletivo de crocheteiras Lucianas & Marias. O objetivo ao localizá-la em um espaço de grande circulação, com acesso gratuito, é instigar uma interação do público com a arte, dar visibilidade ao trabalho de artesãos curitibanos proporcionando uma troca recíproca de conhecimentos. Uma iniciativa que também aquece a cadeia produtiva local ao gerar o consumo de bens culturais e possibilitar uma convivência com diversas linguagens artísticas que, sem a oportunidade agora oferecida, não estariam acessíveis ao grande número de pessoas que normalmente circula pela Rua da Cidadania.

Divulgação
Para alcançar as metas propostas no projeto estão sendo disponibilizadas diversas atividades, todas gratuitas, como oficinas de crochê, contação de histórias e meditação. Os participantes podem conhecer aspectos que intercambiam arte têxtil, história, registro, comunicação e sustentabilidade, ampliando assim as reflexões sobre o fazer, o ser e o estar no mundo.

Divulgação
Um espaço tão acolhedor e que guarda tantas memórias afetivas é um convite a um reencontro consigo mesmo. Práticas de meditação estão na programação do Casa para Todos.
PROGRAMAÇÃO
CASA PARA TODOS
-Crochê solidário com Giovana Casagrande
Segundas, das 13h30 às 15h
-Oficina de Crochê com Luciana Cortez
Segundas e quintas, das 15h às 17h
Sábados, das 10h às 12h
-Bordado Solidário com Luciana Cortez
Sextas: das 13h30 às 16h
-Contação de histórias com Hélio Leites
Terças: das 11h às 12h 14h às 15h
Quartas: das 10h30 às 11h30
Sábados: 13h30 às 14h30
-Meditação, com Renato Barbosa e Leila Tatara
Segundas: das 10h às 10h40
Terças: das10h às 10h40 e das 18h15 às 18h55
Quintas: das 10h às 10h40
Sextas: 16h15 às 16h55
-Oficina de Manualidades com Leila Alberti
Quartas: das 13h30 às 16h30
-Dança Circular com Zenilda Pereira Ammar:
Quintas: das 14h às 15h
-Conversas sobre Manualidades Têxteis com vários artistas:
Sextas: 10h às 11h30
Para participar das atividades, os interessados devem fazer agendamento por telefone, e- mail ou no local:
Instagram @leilaalberti
(41) 9 9924 1802
Não existe restrição de idade para participar das atividades. Crianças devem estar acompanhadas de adultos responsáveis. No intervalo entre as oficinas, o público pode entrar na Casa para conhecê-la e desfrutar alguns momentos nela sempre sob a orientação de um dos responsáveis pelo projeto. Um kit com fios e agulha será disponibilizado para cada participante da oficina de crochê. Vagas limitadas em função do espaço.
OS TODOS DA CASA

Divulgação
Proponente/Autoria: Leila Alberti
Artistas crocheteiros: Rafael Codognoto, Giovana Casagrande, Claudia Lara, Lisiani Serea, Leila Alberti e coletivo Lucianas & Marias.
Contação de história: Hélio Leites
Oficina de crochê: Luciana Cortez
Meditação: Leila Tatara e Renato Barbosa
Curadoria: Carolina Paulovski
Marketing Cultural: Monica Drummond
Revisão de textos: Michele Müeller
Projeto Gráfico: Adriana Alegria Design
Monitoria: Talita Rosset e Natalia Sanabria de Mello
Fotografia: Shigueo Murakami
Assessoria de Imprensa: Marianna Camargo/Palavra – Assessoria de Comunicação
Estrutura rígida/Montagem: Rodrigo Zanetti/SOS Zanetti
REALIZAÇÃO
A Casa de Todos foi um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) e Governo do Estado do Paraná; Realização: Cultural Office. Apoio: Havan; Incentivo: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.