por Nereide Michel em 13/09/2022
Quem passar pela Praça Santos Andrade, de 12 a 17 de setembro, vai ter a companhia dos mais importantes escritores do Brasil e de outros países. Tanto através de suas obras como também presencialmente uma vez que muitos deles estarão participando ativamente da extensa programação da 41ª Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro. Não por acaso, o tema desta edição do evento é “Territórios Imaginários: vozes em trânsito”, – além de Curitiba, a ação acontecerá simultaneamente em outras 26 cidades paranaenses numa autêntica celebração à literatura.

Ivo Lima
Raphael Montes, Fabrício Carpinejar, Gloria Kirinus, Cristovão Tezza, Letrux, Paulo Scott, Olivio Jekupé, Daniel Munduruku, Oscar Nakasato, Tiago Guarani-Nhandewa, Aline Bei, Francisco Mallmann, Marcos Hidemi e Santiago Nazarian estão entre os autores, escritores, jornalistas, pensadores, artistas e professores que aceitaram o convite do Sesc PR para compartilhar conhecimentos e experiências em debates, mesas-redondas, exposições, lançamentos de livros, palestras, sessão de autógrafos, oficinas e apresentações artísticas.
Para contribuir com o mercado livreiro e estimular a formação de novos leitores, o Sesc Paraná, por meio de editais, selecionou livrarias e distribuidoras que estão comercializando obras com descontos de no mínimo 20% sobre o valor de capa. Uma proposta que encontra eco em outra ação do evento: pelo sétimo ano consecutivo o Sesc PR lança durante a Semana Literária a Coletânea de Contos Infantis, com 10 trabalhos de escritores paranaenses selecionados via edital. Para o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, este material é resultado do compromisso que a entidade tem com a produção literária estadual, com a ampliação do imaginário infantil, o desenvolvimento da leitura desde a tenra infância e o despertar da criatividade. O lançamento acontece no sábado, dia 17, às 10 horas.

Ivo Lima
Em Curitiba, além da Praça Santos Andrade, o evento acontece na Unidade Sesc Paço da Liberdade e é promovido em parceria com a Universidade Federal do Paraná e Editora UFPR, que neste ano celebra a vigésima edição da feira. A Semana Literária também conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Academia Paranaense de Letras. As suas cidades-anfitriãs são: Apucarana, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
ATRAÇÕES
Aos apreciadores da arte da escrita em suas mais diferentes expressões não faltam atrativos para prestigiar a Semana Literária. Entre estes, Raphael Montes, criador, roteirista-chefe e produtor executivo da série “Bom Dia, Verônica”, para a Netflix; roteirista de “O menino que matou meus pais” e de “A menina que matou os pais”, filmes que contam sob dois pontos de vista os assassinatos de Manfred e Marísia von Richthofen; o escritor Fabrício Carpinejar, autor de mais de 40 livros que lhe renderam reconhecimento como o Prêmio Fernando Pessoa, o Prêmio Açorianos de Literatura, Prêmio Cecília Meireles, Prêmio Nacional Olavo Bilac, da Academia Brasileira Letras, e o Prêmio Jabuti e o doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, Cristovão Tezza – autor do premiado “O Filho Eterno” e de “Breve espaço entre a cor e sombra”, com livros traduzidos em 18 países. Para falar sobre a relação da música e a palavra, foi convidada a cantora Letícia Novaes, a Letrux, um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea. O escritor e professor paraense, Daniel Munduruku, autor de mais de 50 livros publicados no Brasil e no exterior e colecionador de diversos prêmios nacionais e internacionais por sua obra literária, aborda o tema Contando Histórias.
Para os curadores do evento, a proposta da Semana Literária e Feira do Livro é “promover uma série de encontros, canalizando-os para as salas e os palcos curitibanos. Por meio de debates, oficinas e ações criativas, propomos a reflexão sobre os vínculos possíveis entre a literatura e os desafios da contemporaneidade, estimulando a imaginação, a criação e a responsabilidade social”.
Os ingressos gratuitos para a programação podem ser retirados uma hora antes de cada evento, no estande do Sesc PR, para as atividades que serão realizadas na Praça Santos Andrade e, no SAC do Sesc Paço da Liberdade, para as ações que ocorrerão na própria unidade. Os ingressos são limitados e a organização recomenda a chegada no local com antecedência.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA