por Nereide Michel em 04/10/2022
Definir o destino. Fazer as malas. Confirmar a permanência. Ritual que acompanha viajantes desde… Melhor não definir a época. Afinal, o deslocamento- sair de um lugar para chegar a outro – faz parte da gênesis humana. E as providências que demandam tal circulação são reveladoras da evolução social e cultural dos inquietos moradores do planeta Terra. Basta centrar no serviço de hotelaria, um importante e básico item do planejamento de uma jornada, para comprovar como ele foi se moldando às expectativas dos ocupantes dos seus quartos.

The Old Swan Inn/ Llantwit
Nas estalagens de séculos passados, como as estadias eram curtas e rápidas, muitas vezes, não passavam de um pernoite, a higiene e o conforto, ainda que não negligenciados, eram básicos. Com o crescimento econômico e populacional das cidades, os estabelecimentos de hospedagem passaram a oferecer atrativos que fixavam os visitantes por mais tempo em seus territórios. Tirar férias, por que não? Os hotéis investiram em comodidades nas suas instalações, dormitórios mais amplos, alguns com banheiro, armários para acomodar uma diversificada bagagem e até um caprichado café da manhã.
Com as viagens de negócio, mais evidentes no século XX com a realização frequente de reuniões, conferências e seminários que pediam longos deslocamentos, os hotéis passaram a disponibilizar nos quartos um espaço para que os empresários continuassem a produzir longe dos seus escritórios. Na sequência, o conforto assumiu de vez o tom na ambientação transformando “o sentir-se em casa” em lema prioritário de hotéis estrelados. Música ambiente, televisão, frigobar e ar-condicionado em todos os quartos eram nomeados como diferenciais de atendimento. Logo, logo, a comunicação online estava disponível para quem já tinha no celular uma companhia para todas as horas.

Hotel Unique/ São Paulo. Projeto: Ruy Ohtake
Projetos de fachada e de interior tematizados personalizaram os hotéis nas últimas décadas do século passado – alguns viraram pontos turísticos de suas cidades – o que, sem dúvida, lhes valeram uma gama bem informada de hóspedes graças a uma ambientação com toques de arte e criatividade.
Com um consumidor cada vez mais individualizado em suas exigências e que busca encontrar, além dos limites de sua moradia ou escritório, “o novo”, “o diferente” ou, como definem os analistas de comportamento, “viver uma experiência”, um expressivo segmento do setor hoteleiro já descobriu a fórmula para atrair o interesse deste novo perfil de cliente. Mais do que “sentir-se em casa”, ele quer desfrutar do que não faz parte do seu cotidiano a tal ponto que não é raro que opte por passar um final de semana, ou mais dias, hospedado em um hotel de sua cidade, apto a realizar os seus desejos. Até mesmo o de desfrutar da companhia de uma Alexia que, ao comando de sua voz, abre e fecha a cortina, liga e desliga a televisão ou toca a música de sua preferência.

Suíte Hotel Qoya/ Isabela Mayer
Uma palavra resume a estratégia para conquistar hóspedes com tal perfil: exclusividade. E ela é possível de ser colocada em prática mesmo em um estabelecimento que atende a um público flutuante e de alta rotatividade, como é o caso dos hotéis. Dois empreendimentos, um na área central de Curitiba e outro, na sua região metropolitana, personificam em todos os detalhes dos seus projetos o conceito de “ser único” para os clientes: o Qoya, que ostentou anteriormente a bandeira Four Points by Sheraton, passou por uma total reforma para atingir este objetivo, e o Suryaa, que partiu do zero para erigir uma estrutura em sintonia com a ideia de “ser original”. Mesmo pertencendo à mesma rede – HCC Hotéis -, cada projeto tem a sua personalidade, uma marca de identidade que expressa o seu compromisso de ser peculiar.
BEM-VINDO À CASA DOS SEUS SONHOS
O hóspede não procura apenas uma cama para dormir. Além de ser bem recebido e se sentir único, ele procura vivenciar novas experiências. Do primeiro contato até o momento do checkout tudo deve ser surpreendente. Tendência totalmente absorvida, segundo afirma Elias Rodrigues, CEO da HCC Hotel Specialist, com a reformulação de estilo de hospedagem do Qoya.

Isabela Mayer
A exclusividade tem no design um parceiro imbatível para conferir a sua marca a um projeto. Uma premissa que guiou todas as ideias e esboços que deram forma e conteúdo ao Qoya, conforme pode ser observado no grande número de peças autorais – móveis, objetos funcionais e decorativos – encontradas desde a recepção às suítes. O Studio Melina Romano aceitou o desafio de dar ao hotel a unicidade pretendida e levam a sua assinatura alguns dos mais impactantes e práticos acessórios que complementam ambientes como sofá e cuba de lavabo. Um exemplo é o acolhedor sofá Ninho projetado especialmente para garantir momentos de desaceleração e tranquilidade.
Fluidez, sofisticação na medida certa. com muitas texturas, formas orgânicas e materiais naturais para trazer aconchego, definem o projeto do Studio Melina Romano. Plantas e a paleta de cores reforçam a conexão com a natureza. “O conceito faz um questionamento do que é o novo luxo. Antigamente luxo eram joias e bens de consumo. O que as pessoas hoje estão buscando é de fato um refúgio, um acolhimento, um lugar de conexão. Criamos esse projeto de luxo que foge dos padrões atuais, é um novo conceito que vai perdurar e vai se conectar com o que as pessoas estão buscando hoje como premissa para suas vidas e para sua própria experiência. O hotel acima de tudo é um lugar de experimentar de fato essas sensações”, conta Melina.

Isabela Mayer
Na recepção, um painel de Cavaco Maché, projetado pelos designers Nicole Tomazi e Sergio Cabral. As banquetas são de Gustavo Bittencourt. A disposição dos móveis convida para um descontraído bate-papo.

Isabela Mayer
O banheiro da recepção ganhou cuba dupla de pedra esculpida desenhada especialmente pelo Studio Melina Romano.

Isabela Mayer
Nos quartos, as mesas são de Giacomo Tomazzi e na suíte presidencial destacam-se peças com designs consagrados da Breton, luminárias de Cris Bertolucci e Alex Rocca.

Isabela Mayer
Nos quartos, os espelhos em formato orgânico foram recortados um a um. O mesmo acontece com os tapetes soltos e até mesmo com as pedras do piso das suítes. O teto curvo com textura foi projetado para transmitir aconchego e conforto acústico.

Isabela Mayer

Isabela Mayer

Isabela Mayer
A máxima de exclusividade foi incorporada à Suíte Presidencial. Com espaços delimitados, mas sem barreiras, para o quarto, living, escritório… Isso mesmo: nada se parece com um quarto de hotel – é uma casa/escritório ou, seguindo a tendência atual, um amplo home office. Reservado com frequência também por empresários curitibanos.
Tudo no Qoya contempla e desperta os sentidos. O aroma foi pensado para o bem-estar de cliente. A identidade olfativa exclusiva foi desenvolvida pelo Good Smell Estúdio Olfativo, proporcionando a melhor experiência que a hospedagem pode oferecer. E a curadoria musical é da Bananas Music Branding, que criou playlists exclusivas para cada ambiente do hotel e para o Spotify. O perfil do Qoya no Spotify pode ser acessado pelo link https://spoti.fi/3yY3eMJ
TOQUE REGIONAL

Gabriel Ramos
É regra em qualquer hotel projetado para atrair hóspedes cinco estrelas: o restaurante e o seu menu devem acompanhar em todos os detalhes o mesmo conceito de luxo e exclusividade que pontifica no projeto de ambientação dos quartos, recepção e área de circulação. Uma premissa adotada com peculiar critério pelo Qoya em seu restaurante, o Koré – o nome tem origem guarani e faz correlação com a raiz etimológica de Curitiba. O chef Jaime Spazzini, um adepto do movimento Slow Food , adotou a filosofia da cozinha do produto para dar identidade ao cardápio do Koré. Os pratos se destacam pelo frescor e qualidade dos seus ingredientes graças a uma parceria com pequenos agricultores da região metropolitana. Uma proposta que, além de fomentar a economia local, caracteriza a sanzonalidade das opções do menu, que variam conforme as safras da temporada.

Cheesecake com erva-mate. Gabriel Ramos
Exclusividade à mesa: a louça foi produzida especialmente pela cerâmica artesanal Poteria, da artesã Isabel Seraphim, com cores baseadas na natureza. O artesanal e personalizado torna a experiência do almoço ou jantar ainda mais exclusiva e imersiva, aponta Jaime Spazzini. Os uniformes e jogos americanos também seguem a proposta personalizadora. ” Cheesecake com erva-mate”, um toque paranista no menu, é uma das sugestões do chef.

Gabriel Ramos
Algumas irresistíveis especialidades do restaurante: Polvo a la plancha, Gnocchi de mandioquinha com creme de cogumelos frescos, purê de abóboras e colergiones, Muitos dos pratos são vegetarianos e sem glúten.

Gabriel Ramos
A trivial polenta ganha ares chiques ao receber a companhia de camarões.

A tradicional batida/ Gabriel Ramos
Happy Hour é o sagrado momento do merecido relax após um dia estressante. No bar do Qoya, drinks clássicos, como Whisky Sour, Cosmopolitan, Espresso Martini, Negroni, Gin Tônica e a brasileiríssima Caipirinha, convivem em harmonia com os coquetéis assinados especialmente pelo bartender Lukas Siqueira, da Eat Kitchen Lab. Coquetéis que também ressaltam os produtos locais e o fazer artesanal. Por exemplo, o Serra da Bananeira leva cachaça de Morretes, redução de bala de banana infusionada com mate orgânico e vem com chips de mandioca servido à parte.
Nos acompanhamentos, uma seleção de aperitivos com opções que vão da tradicional carne de onça, ao bolinho de panceta de porco Moura com camarão, polvo salteado ao alho (sem glúten e sem lactose), o vegano legumes orgânicos em tempurá com fubá e o vegetariano pastéis de queijo Comté, entre outras delícias.
Happy Hour, como o nome indica é a “hora da alegria”, assim ela não pode dispensar uma trilha sonora. A do Qoya tem programação de música ao vivo, sempre às quintas-feiras, que varia todo mês – a de outubro tem como atrações Lenhadores da Antártida, dia 06; Two For One, dia 13; Ximarock, dia 20 e Tiago Juk, dia 27.
VISTA PRIVILEGIADA
O conceito hotel-boutique foi exemplarmente concretizado no Suryaa Lifestyle Hotel, integrante do grupo HCC Hotels, inaugurado em julho passado. Localizado dentro do condomínio Alphaville Graciosa, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, conta com apenas 25 apartamentos e suítes que unem luxo, aconchego e tecnologia. Um campo de golfe emoldura as janelas dos quartos, atrativo indispensável não apenas aos adeptos do esporte como também para quem busca um reencontro com a Natureza.

Francis Larsen
“O Suryaa é um hotel sofisticado, de arquitetura contemporânea com elementos construtivos e decorativos internacionais, além de tecnologia de ponta, como comando de voz para acionar os equipamentos dentro das suítes”, conta o gerente geral Silvio Rossi. A arquitetura é assinada por Wilson Pinto. “Esperamos também o público de Curitiba que busca por uma experiência diferente, não apenas de hospedagem, mas também de gastronomia. O Suryaa é estratégico tanto no sentido de ser pequeno e reservado, quanto na sua localização: é próximo de Curitiba, mas é fora da cidade, a sensação que transmite é como se fosse de uma pequena viagem”, compara o gerente de vendas da Rede HCC, Cliff Nascimento. Um dos seus atrativos, inclusive, tem a proposta de atrair quem está agendando casamentos, aniversários, formaturas e confraternizações: um rooftop com capacidade para até 150 pessoas com teto retrátil e vista de 360°. Para facilitar deslocamentos o heliponto do Alphaville está à disposição dos clientes do Suryaa.

Francis Larsen
Na mitologia hindu Suryaa é o Deus do Sol – o criador do universo, fonte de toda vida, a alma que traz luz e calor ao mundo. Nome perfeito para um hotel cercado de verde, sem prédios em volta, permitindo a presença da luz e do brilho do sol em sua plenitude. No horizonte as luzes de Curitiba que se despede do dia- cenário que se descortina do deck do estabelecimento.

Lobby/ Francis Larsen

Lounge/ Francis Larsen
A ambientação projetada para o lobby e o lounge confirma o conceito “boutique” do empreendimento. O conforto rima com funcionalidade e estes enaltecem o design de móveis e objetos que complementam as boas-vindas aos hóspedes.

Francis Larsen
São vinte e cinco acomodações, duas adaptadas para pessoas com deficiência e idosos: 12 suítes em estilo loft, com mezanino, sacada e vista para o Graciosa; duas suítes com mezanino, terraço privativo com jacuzzi e vista para o campo de golfe e uma suíte familiar com mezanino, sacada – que também ofertam a paisagem do “esportivo verde” – e quarto conectante.

Francis Larsen
Na suíte Golf, arte gráfica na parede e ousadia na escadaria que conduz ao mezanino, com as instalações de um surpreendente banheiro. No terraço, a relaxante hidromassagem com vista privilegiada para o verde da Natureza.

Suíte Golf/Francis Larsen
Apartamentos e suítes contam com ar-condicionado, TV 55″ com ampla grade de canais, mesa, minibar, cortinas automatizadas, som ambiente, internet wi-fi de alta velocidade, hidromassagem vertical, banheira de imersão (exceto quartos adaptados), aquecedor de toalhas, mobiliário de alto padrão, enxoval Trousseau, flores naturais e amenities Bvlgari.

Suite Golf/ Francis Larsen
SURPRESA NO MERGULHO

Francis Larsen
A piscina aquecida, com bordas de vidro, parte fica na área externa e parte na interna, com uma divisória que pode ser suspensa, impacta pelo ineditismo do projeto.
QUE TAL UM DRINK?

Mr. Cranberry/Gabriel Ramos
O bar do Suryaa foi planejado para surpreender também nas opções de drinks e aperitivos. O ambiente, de inspiração contemporânea, se estende para o deck ampliando as possibilidades para um relaxante Happy Hour.

Francis Larsen
DO CAFÉ DA MANHÃ AO JANTAR
A gastronomia do Suryaa tem a assinatura do chef Jaime Spazzini, que comanda também o Koré do Qoya Hotel Curitiba. A filosofia é a mesma: a cozinha de produto, onde a grande estrela do prato é o ingrediente, sempre fresco e de extrema qualidade. O cardápio, contudo, é diferente, permitindo que os clientes experimentem novos sabores em cada um dos estabelecimentos. Um amplo deck com vista para o campo de golf completa a experiência de contemplação da natureza e de desconexão da rotina diária.

Francis Larsen
Se a proposta é surpreender, com um toque de exclusividade, o restaurante do Suryaa está com um leque de sugestões que tem como efeito imediato nos hóspedes e visitantes o de não querer “pular nenhuma refeição”. O menu completo explicita esta intenção. Nada de acelerar à mesa – cada momento é uma experiência que deve ser degustada sem pressa.

Omelete completo/ Gabriel Ramos

Croque Monsieur /Gabriel Ramos

Costela Crocante/ Gabriel Ramos

Sobremesa banana com sorvete / Gabriel Ramos
ONDE ESTÃO
Qoya Hotel Curitiba
Av. Sete de Setembro, 4.211, Batel, Curitiba
WhatsApp: (41) 3340-4070
Suryaa Lifestyle Hotel
Rua Jaguariaíva, 344, Alphaville Graciosa, Pinhais
Site: www.hcchotels.com.br
Reservas: reservas@hcchotels.com.br