por Nereide Michel em 29/09/2022
A lendária casa francesa de champagnes Mumm convida para um brinde entre as estrelas. A ousadia da proposta está embutida no recente lançamento do celebrado rótulo, o Champagne Mumm Cordon Rouge Stellar, elaborado para ser degustado com gravidade alterada. O ambicioso projeto começou em 2017 em total conformidade com as especificações e requisitos de segurança para ser apreciado literalmente no espaço, graças à colaboração entre Maison Mumm e Axiom Space. Ele será testado na próxima missão Axiom Space – uma experiência do ritual de uma degustação clássica em condições espaciais reais.
A Maison Mumm empreendeu a pesquisa e experimentação em colaboração com Octave de Gaulle, fundador da agência SPADE especializada no design de objetos espaciais, o Centre National d’Etudes Spatiales (CNES) e Jean-François Clervoy, astronauta francês da ESA, veterano de três missões espaciais com a NASA. Durante três campanhas de voô de teste, Laurent Fresnet, Chef de Caves da Maison Mumm, também realizou um voô parabólico para garantir o respeito às características organolépticas e a integridade do líquido, para depois finalizar o lote específico deste incomum cuvée.
Ao final desta segunda fase, com duração de quatro anos, o Champagne Mumm Cordon Rouge Stellar vai cumprir os requisitos do CNES em termos de segurança e de conformidade técnica para degustação com ausência de gravidade. De acordo com César Giron, presidente da Maison Mumm, “a inovação faz parte da identidade da Maison Mumm desde 1827 e Mumm Cordon Rouge Stellar é uma ilustração perfeita disso. Este projeto reúne um excelente know-how francês e nos orgulha. Já em 1904, a Maison Mumm esteve presente ao lado do comandante Jean-Baptiste Charcot para celebrar o sucesso da primeira expedição francesa à Antártida”.
As condições para degustar champagne na ausência de gravidade diferem fisiologicamente com uma perceptível alteração do olfato. A efervescência do champagne também é modificada: as borbulhas não sobem mais à superfície, não liberam as moléculas de aroma nelas contidas. A sequência sensorial é específica: a visão é solicitada primeiro, depois o cuvée – em forma espumosa – entra em contato com os lábios e a boca. Uma vez que entra na boca, esta espuma reveste as paredes por ação capilar. Com a diminuição do olfato, a percepção geral do vinho muda. Algumas notas são percebidas mais do que as outras.
Uma novidade para os apreciadores brasileiros do whiskey americano: o tradicional Jack Daniel’s volta às gôndolas de supermercados de todo o país com um pack exclusivo do rótulo saborizado da marca, Jack Daniel’s Fire. O kit traz uma garrafa desta bebida, um copo personalizado e a receita do drink Jack Fire & Ginger. A combinação da canela, presente no destilado, com o gengibre, confere a dose certa de intensidade no sabor.
Jack Daniel´s Fire é resultado da união entre o autêntico e suave Jack Daniel’s Old No 7 com o sabor intenso da canela. O pack pode ser encontrado também em e-commerces. O preço sugerido é R$169,00.