por Nereide Michel em 30/08/2022
O sotaque curitibano vai se misturar a entonações de dialetos italianos durante os dez dias em que o Mia Cara 2022 vai ocupar, com as suas atrações, espaços públicos e palcos da cidade. Em sua décima edição, que acontece de 02 a 11 de setembro, o evento não poderia ter tema mais condizente com a realidade atual: “Salute a Tutti” (saúde para todos), desejos bem-vindos após meses de reclusão necessária para evitar a propagação da pandemia do novo Coronavírus. Um brinde à vida que abarca as mais diversas vertentes culturais de um país rico em manifestações artísticas, como cinema, teatro, música, pintura e folclore. Além, é claro, de uma irresistível gastronomia e a compartilhada paixão nacional pelo futebol – fortes laços que unem Brasil e Itália. O Mia Cara é, sem dúvida, um festival que tem na alegria e confraternização os seus principais pilares. Não por acaso, a abertura terá a descontração do cortejo dos grupos Carnavale de Venezia e Sbandieratori di Arezzo pela Rua XV até a Praça Generoso Marques.

Cúpula do Jardim Botânico homenageia o país inspirador do Mia Cara.

Palácio Garibaldi iluminado com as cores italianas, uma atração do evento.
Entre outros destaques da programação estão a apresentação da cantora italiana Tiziana Tosca e a exibição do grupo de tradição folclórica medieval Sbandieratori di Arezzo. A ópera toma conta da cidade com o projeto Janelas Líricas, que terá como cenário a Rua XV de Novembro e Paço da Liberdade.

Concerto com a cantora Tiziana Tosca estará no palco do Teatro Guaíra.
A culinária italiana mistura temperos com a etapa de Curitiba da Tiramisù World Cup 2023, com o concurso gastronômico “Receitas da Nonna” e o Gastronomique Mia Cara, evento que acontecerá na Praça Espanha nos dias 3 e 4 de setembro. A cinematografia italiana estará representada nas Mostra de Cinema Giallo e Pasolini.
Paralelamente a boa forma incentivada pelo esporte vai ter como cenário o campo do Trieste, em Santa Felicidade, quando jogadores veteranos da seleção brasileira e um combinado de ex-jogadores do Trieste Futebol Clube fazem partida amistosa de futebol 7, além do Corritália, passeio ciclístico e corrida de rua.
O MESTRE RAFFAELLO
A arte renascentista de Rafael Sanzio ganha exposição no MAC Paraná, cujo acervo está temporariamente no MON – Museu Oscar Niemeyer – , dentro da programação do Mia Cara com o objetivo de comemorar o 500º aniversário de morte do pintor. A mostra multimídia “Magister Raffaello”, que abre no dia 6 de setembro e vai até 6 de outubro, promovida pelo Consulado da Itália, será dividida em seis salas com grandes telas que projetam obras do artista. A exibição de imagens obedecerá a uma cronologia que segue o seu crescimento humano e profissional, levando o visitante a descobrir as cidades por onde ele viveu e as obras que criou.
O passeio começa pela sala “Espaços Habitados” com um autorretrato e a cronologia dos principais momentos da vida de Rafael Sanzio e segue pelas salas temáticas “Encontrando Equilíbrio”, “A Espiritualidade Nobre”, “Os Aposentos Papais” e “Utopia e Poder”. A visita pode ser acompanhada de um áudio-guia, que estará disponível no museu. A curadoria de “Magister Raffaello” é de Claudio Strinati, historiador de arte, especialista em pintura e escultura renascentista, e de Federico Strinati, gestor de promoção e patrimônio cultural.
+ INFOS
MIA CARA
A programação completa está no site https://miacara.com.br
Realização, apoios e patrocínios
Patrocínios: Havan, Santa Maria, Helisul Aviação, Celepar e Sanepar. A realização do evento é feita pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, pela ONG Unicultura e pela Trento Edições, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apoio da ENIT, ITALOCAM – Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, Sociedade Garibaldi, Sistema SESC Fecomércio Paço da Liberdade, Museu Oscar Niemeyer, Solar do Rosário, Comitês Paraná e Santa Catarina, UFPR, Shopping Itália, Centro Cultural Dante Alighieri Curitiba, BRDE, Editora LT, Hospital Angelina Caron, Festval, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura – Icac e Cine Passeio.