Linkultura

por Nereide Michel em 29/09/2022

A culinária, como a  moda e o design, está entre as atividades contempladas oficialmente como de interesse cultural pelas instituições competentes. Uma condição que permite que projetos de sua abrangência possam ser aprovados para ações e eventos em secretarias estaduais e municipais para captação de apoios e patrocínios. Uma importante conquista para um setor que não apenas movimenta, com muita força, a engrenagem econômica do país como também ajuda a preservar a riqueza das tradições, algumas centenárias, de uma cidade ou região. 

A gastronomia, por sua vez, conquista cada vez mais adeptos como comprova o constante aumento de escolas e cursos especializados na formação de profissionais para o setor – que inclui de restaurantes e hotéis a carreiras solos. Um bem sucedido empreendimento nesta área é a Chef Gourmet Escola de Gastronomia, que inaugurou em junho deste ano uma nova unidade em Curitiba, localizada na rota da culinária italiana, em Santa Felicidade. Estudar e aperfeiçoar-se é, portanto, requisito obrigatório tanto para os diretamente envolvidos na atividade como para amadores.

Entre os lançamentos recentes para uma biblioteca especializada no assunto estão livros que destacam as doçuras da confeitaria, a história da globalizada pizza e até um importante trabalho focado em dietas para pessoas com doenças raras.

O currículo de Diego Lozano não deixa dúvidas sobre a sua expertise quando o tema são as irresistíveis doçuras da culinária. Ele ganhou a seletiva brasileira do World Chocolate Masters em 2007 e 2015 e ficou entre os 20 melhores do mundo na final mundial do mesmo campeonato, realizado pela Callebaut, dentro do Salon Du Chocolat, em Paris. O chef  conta que sua paixão pela gastronomia começou ainda na adolescência, quando ajudava a mãe na cozinha.  Após passar por empresas conceituadas, o profissional abriu a Escola de Confeitaria Diego Lozano, na capital paulista, onde passa aos alunos toda sua experiência, que agora também está nas páginas de uma preciosa obra de sua autoria. “Por uma confeitaria Brasileira” reúne as suas melhores criações dos últimos 15 anos. Um livro  direcionado aos profissionais da área e amantes da arte de confeitar, que desejam ter acesso a receitas e técnicas exclusivas de um mestre em seu metier.

Diego Lozzano incluiu Curitiba no circuito nacional de lançamentos do seu livro. “Por uma confeitaria Brasileira” chegou aos leitores da cidade no dia 02 de setembro em evento que aconteceu no Shopping Mueller.

ONDE ESTÁ

 https://www.dlozano.com.br/product-page/por-uma-confeitaria-brasileira

A pizza é unanimidade quando se quer pedir uma refeição rápida e saborosa para entrega em domicílio ou no escritório. Também é a opção para reunir família e amigos para um bate-papo descontraído. E tem quem não fique uma semana sequer sem ir a uma pizzaria. Diante de tanta receptividade não surpreende que a deliciosa receita seja sempre uma novidade apresentando formatos diferentes e até ingredientes exóticos.  Mas quando começou esta mania gastronômica globalizada?

Quem conta a história desta constante presença na mesa dos brasileiros é Flávia G. Pinho, jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora de História da Alimentação, em seu livro “Uma Fatia da Itália”, lançado pela Matrix Editora. Ela relembra a chegada da receita italiana na terra do arroz com feijão, o processo de conquista do paladar tupiniquim e revela ao leitor as adaptações feitas por aqui.  – foram três anos de pesquisas, entrevistas com pizzaiolos, historiadores e proprietários de pizzarias para  contar a trajetória do prato que arrebatou o coração, ou melhor, o estômago do brasileiro.  Ilustrado por ensaios exclusivos do fotógrafo Caio Ferrari, o livro prova que, ao menos neste caso, a expressão “tudo acaba em pizza” é mais do que bem-vinda.

Flávia G. Pinho é autora também de “Onde Tem? – Roteiro de compras gastronômicas em São Paulo e arredores”, “Due Cuochi – Uma década de boa mesa”, “Geleia e muito mais – A Queensberry, suas histórias e receitas” e “Farabbud – Uma história”

ONDE ESTÁ

 Matrix EditoraAmazon

A síndrome da quilomicronemia familiar (SQF) é uma doença rara e genética que causa elevação excessiva dos triglicérides no organismo. Para poder ter mais qualidade de vida, quem sofre com esta enfermidade precisa seguir uma dieta restrita em gorduras. Com esta proposta a biofarmacêutica global PTC Therapeutics, em colaboração com as nutricionistas Valéria Arruda Machado, Larissa Luna Queiroz e Isabela Cardoso Pimentel Mota, desenvolveu o livro “Descobrindo novos sabores: receitas práticas e regionais especialmente adaptadas para SQF”. Nele, opções de pratos com baixo teor de gorduras, todos atraentes e fáceis de serem preparados mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

Em suas páginas estão informações importantes relacionadas à síndrome com todas as receitas elaboradas e calculadas por especialistas no assunto. O cálculo da somatória de calorias e macronutrientes de cada porção foi realizado de acordo com os dados da Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO) para auxiliar no controle e na segurança da quantidade de gordura de cada prato com mais facilidade, o que é  fundamental para quem convive com a SQF. O livro contém dicas de alimentos com baixo teor de gordura, medidas e temperaturas adequadas, além de instruções de higienização e até mesmo explicações fundamentadas sobre a doença e os distintos tipos de gordura. As sugestões de cardápio vão desde caldos e molhos, entradas, pratos principais até saladas, sopas, sobremesas e pratos regionais.

A PTC é uma empresa biofarmacêutica global voltada para a ciência, com foco na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos clinicamente diferenciados que proporcionam benefícios a pacientes com doenças raras.

ONDE ESTÁ

Os interessados podem acessar o material do livro no link.

Não está apenas nos livros a possibilidade de ampliar conhecimentos nas artes da culinária. Um clic no mouse ou um toque na telinha do celular abre as portas para um universo de deliciosas descobertas. A série “Vale Dica- Brasilidades”, produzida pela Vale Fértil, empresa de destaque no setor de azeitonas no país é um passeio pelas cozinhas brasileiras e suas saborosas histórias. Com apresentação da embaixadora da marca, Lizie Capello, terá vários episódios lançados ao longo do próximo ano, focalizando na  fase inicial os estados do Paraná, Curitiba e Morretes, e Santa Catarina, Florianópolis, conhecida pela forte influência açoriana. Na sequência, o projeto vai mostrar atrações gastronômicas de outras regiões do Brasil.

A estreia da temporada, já disponível no Youtube, apresenta a gastronomia de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O município foi escolhido para encabeçar a série em homenagem à origem da Vale Fértil, fundada em 1991 na cidade, onde mantém até hoje o seu parque fabril. Neste episódio, Lizie visita o Kawiarnia Café Colonial e a Vinícola Araucária, que possuem raízes eslavas e italianas em São José dos Pinhais, onde se estabeleceram diversos imigrantes europeus no século 19. A embaixadora da marca também apresenta o potencial da cidade como referência de bom churrasco durante um almoço no Assados da Cabanha. Todos os estabelecimentos estão localizados na Colônia Murici, parada obrigatória para os amantes do turismo rural. Lizie também passa por outros pontos turísticos da região, como a Catedral de São José dos Pinhais, destacando toda a riqueza histórica do município.

ONDE ESTÁ

O capítulo de estreia do “Vale Dica – Brasilidades” pode ser visto no canal da Vale Fértil no Youtube, onde também são encontrados diversos conteúdos voltados a quem aprecia o turismo e a boa gastronomia.

https://www.youtube.com/watch?v=8GpPVOE_UR4.